Publicidade e Propaganda: Saiba tudo sobre o curso, preço, mercado de trabalho

Uma das áreas que tem mais demanda de profissionais é a de Publicidade e Propaganda. Por conta disso, o curso de marketing com foco nessa área é um dos que possui maior demanda no Brasil.

O publicitário é responsável por toda a parte de planejamento e criação de campanhas de publicidade e marketing. Atualmente, profissionais dessa área precisam ter um amplo conhecimento sobre as novas mídias, como as redes sociais.

Isso porque, nos últimos anos o setor de marketing mudou bastante. Os meios de comunicação tradicionais ainda são utilizados massivamente, mas os novos que surgiram com a web também têm um grande impacto.

E qualquer profissional que deseja garantir o seu lugar no mercado precisa estar por dentro desse tipo de tendência. A grande maioria das graduações já está atualizada quanto a esse novo jeito do marketing, contudo, de maneira geral quem se formar em Publicidade e Propaganda precisará fazer especializações em áreas como SEO, Social Media e Redação para web para conseguir se destacar.

Marketing (Publicidade e Propaganda)

Marketing (Publicidade e Propaganda) e a Grade curricular

O curso de Publicidade e Propaganda tem uma grade curricular muito ampla. Isso porque, ele aborda diferentes áreas correlatas ao marketing.

Entre as principais disciplinas presentes nas instituições de ensino pelo Brasil estão:

  • Fotografia;
  • Psicologia;
  • Filosofia;
  • Redação publicitária;
  • Diagramação;
  • Novas mídias;
  • Edição de imagem;
  • Administração;
  • Economia.

A nomenclatura de disciplinas bem como a carga horária viária muito de instituição para instituição.

Duração do curso

A duração média do curso de Publicidade e Propaganda é de 4 anos, dependendo da instituição de Ensino. Ele se divide em parte teórica e prática.

Na parte teórica, o estudante é apresentado aos principais conceitos de marketing, bem como áreas correlatas. Já na prática ele precisa criar campanhas, peças ou ações para disciplinas especificas, ou até mesmo para parceiros da instituição.

Além disso, o aluno precisa entregar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e em algumas faculdades/universidades, realizar atividades complementares.

Preço médio das faculdades

O curso de Publicidade e Propaganda está disponível tanto na modalidade presencial como à distância. O Ministério da Educação (MEC) já certificou várias instituições de ensino ao redor do Brasil para fornecerem esse curso.

Marketing (Publicidade e Propaganda)

O curso EAD pode ser uma excelente alternativa para quem possui uma rotina corrida, ou um orçamento mais apertado. Afinal, os preços de formações do gênero são bem menores, e é mais fácil de se organizar para as aulas.

Abaixo você pode conferir o preço médio de mensalidades tanto para cursos presenciais como a distância:

  • Uninter (a distância): preço médio das mensalidades entre R$ 429,00 e R$ 498,76.
  • Uningá (a distância): preço médio das mensalidades R$ 210,00.
  • Opet ( a distância): preço médio das mensalidades R$ 198,00.
  • Unicesumar (presencial, noturno): preço médio das mensalidades R$ 1.327,00.
  • PUC-PR (presencial, matutino ou noturno): preço médio das mensalidades R$ 1.831,44.
  • Universidade Anhembi Morumbi (presencial, Campus Vila Olímpia, noturno): preço médio das mensalidades R$ 1.542,94.

Como é possível observar, o preço médio do curso de Publicidade e Propaganda à distância é bem menor do que o presencial. Contudo, antes de optar por esse tipo de modalidade é importante verificar se a instituição tem certificação do MEC.

Além disso, nunca deixe que o preço seja o fator decisivo na sua adesão ao curso. É necessário verificar pontos como grade curricular, atividades complementares, projetos de extensão entre outros.

Áreas de atuação no mercado de trabalho

O mercado de trabalho para quem deseja se formar em Publicidade e Propaganda é bem amplo. Isso porque, o publicitário pode atuar com diferentes tipos de funções, e em empresas de diferentes portes.

Além disso, também existem oportunidades dentro do setor público. É comum encontrar publicitários em assessorias de prefeituras e governos de estado, responsáveis por criar uma imagem sólida da gestão.

Dentro de empresas o profissional pode atuar com várias funções. Entre elas está a própria gestão e planejamento de marketing.

O setor de marketing digital, por exemplo, é um dos que está crescendo constantemente entre as empresas. As marcas perceberam que se não tiverem uma presença sólida na web, podem acabar perdendo espaço. Logo, a demanda por profissionais especializados nessa área também tem crescido.

Outra alternativa dentro do mercado de trabalho é a atuação dentro de agências de marketing. Essas empresas trabalham com diversos clientes, o que fornece trabalho constante para o profissional de Publicidade e Propaganda.

Ele pode atuar tanto na área de atendimento, que é responsável por mediar a relação entre os clientes e a agência, como na de criação, que é a parte que realmente produz as campanhas e projetos.

Mais uma das alternativas que tem crescido é de terceirização de serviços. Basicamente o profissional irá trabalhar para diferentes empresas, como acontece na agência, mas por conta própria.

Inclusive, muitos publicitários prestam, serviços para as próprias agências. Um dos grandes diferenciais dessa opção são os ganhos, e também a possibilidade de trabalhar em casa, mas, atendendo clientes de todo o Brasil.

Média salarial do Analista de Marketing por porte da empresa e nível profissional

Fonte: Salario.com.br/CAGED – Veja os dados completos.
Porte da EmpresaTraineeJúniorPlenoSêniorMaster
MEI e Micro empresa
(Até 4 funcionários)
2.472,043.722,564.510,046.701,504.883,81
Micro empresa
(5 a 9 funcionários)
2.344,443.195,633.296,884.278,203.215,00
Micro empresa
(10 a 19 funcionários)
2.381,232.931,603.847,104.054,675.527,25
Pequena empresa
(20 a 49 funcionários)
2.765,973.662,773.917,906.548,905.263,74
Pequena empresa
(50 a 99 funcionários)
3.433,054.702,853.973,325.799,545.911,63
Média empresa
(100 a 249 funcionários)
4.108,024.599,574.967,164.930,245.977,98
Média empresa
(250 a 499 funcionários)
3.986,015.239,954.646,255.727,095.724,47
Grande empresa
(500 a 999 funcionários)
4.629,365.430,205.328,896.609,878.135,73
Grande empresa
(1000 ou mais funcionários)
5.011,865.479,496.095,576.961,637.664,74

Expectativa de Carreira

Carreira no Marketing

As expectativas para a carreira de quem se formar em Publicidade e Propaganda são bem positivas. A verdade é que a propaganda é a alma de qualquer negócio ou profissional.

Qualquer marca que não utiliza marketing está fadada a estagnação.

Contudo, por conta da Era Digital, os publicitários que quiserem garantir um lugar no mercado precisam se especializar nas novas áreas do marketing. Conhecer sobre SEO, redes sociais e métricas ser tornou praticamente obrigatório para os profissionais de hoje em dia.

Existem muitas oportunidades para profissionais especializados em nichos específicos. O e-commerce, por exemplo, é uma área que busca constantemente por publicitários para aumentar o alcance, bem como gerar melhores resultados.

Conheça o salário e o mercado de trabalho para alguns cargos da área do Marketing

Esses são alguns exemplos de cargos que o profissional de Marketing pode exercer. Alguns necessitam somente da graduação em Publicidade e Propaganda, outros por ser cargos de liderança exigem especializações, pós-graduações e experiência administrativa:

As startups que vem crescendo no Brasil também têm uma alta demanda por profissionais do gênero. Afinal de contas, elas precisam construir uma imagem forte e positiva perante os clientes para conseguirem se estabelecer e até mesmo fazer a ideia dar certo.

Quem deseja se formar em Publicidade e Propaganda precisa ter em mente que esse é um curso que exige o aperfeiçoamento constante na área de marketing. Principalmente levando em conta que essa área passa por transformações rapidamente.

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