O que faz um Supervisor de Cobrança CBO 4201-10
O Supervisor de Cobrança supervisiona atividades de cobrança, planejando o trabalho da equipe, controlando a execução das rotinas, estabelecendo parâmetros para negociação com devedores e acompanhando o envio de títulos aos cartórios ou às empresas de cobrança terceirizadas Avalia a qualidade dos serviços e acompanha o cumprimento de metas e prazos.
Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Algumas funções no exercício da profissão
- controlar atividades financeiras;
- atender público e informantes;
- planejar trabalho da equipe;
- qualificar equipe de trabalho;
- avaliar qualidade dos serviços;
- supervisionar execução dos serviços;
- administrar pessoal;
- demonstrar competências pessoais;
- promover reuniões;
- selecionar pessoal;
- treinar novos funcionários;
- elaborar cronograma de trabalho;
- agir com empatia;
- avaliar desempenho dos funcionários;
- agir com flexibilidade;
- solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
- Agente de Coleta Supervisor
- Coordenador de Cobrança
- Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores
- Chefe de Cobrança
- Supervisor de Telefonistas
- Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros)
- Encarregado de Telefonistas
- Supervisor de Recepcionistas
- Coordenador de Recepção
- Supervisor de Atendimento Ao Cliente
- Supervisor de Coleta
Salário de Supervisor de Cobrança - Série histórica no estado de São Paulo
O que faz um Supervisor de Cobrança
- promover reuniões;
- selecionar pessoal;
- treinar novos funcionários;
- elaborar cronograma de trabalho;
- agir com empatia;
- avaliar desempenho dos funcionários;
- agir com flexibilidade;
- solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
- intermediar conflitos entre áreas internas;
- conferir numerário e produtos do caixa;
- avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
- agir com desenvoltura;
- promover atendimento personalizado ao cliente;
- prestar informações ao público e informantes;
- administrar banco de dados e listagens;
- dimensionar equipe de trabalho;
- definir perfil para cargos;
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Tabela salarial para Supervisor de Cobrança
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 3.636 | 43.631 | 909 | 16,98 | |
Média Salarial | 3.738 | 44.856 | 935 | 17,45 | |
1º Quartil | 2.237 | 26.840 | 559 | 10,44 | |
Salário Mediana | 2.736 | 32.832 | 684 | 12,77 | |
3º Quartil | 6.416 | 76.990 | 1.604 | 29,95 | |
Teto Salarial | 7.771 | 93.252 | 1.943 | 36,28 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Supervisor de Cobrança é um cargo que está em baixa no mercado de trabalho do estado de São Paulo nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos uma queda de 1.67% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Supervisor de Cobrança segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Supervisor de Cobrança no estado de São Paulo
CNAE | Segmento da Empresa | Média Salarial | |||
---|---|---|---|---|---|
8220-2/00 | Atividades de teleatendimento | 2.837,78 | |||
8291-1/00 | Atividades de cobrança e informações cadastrais | 2.878,71 | |||
6911-7/01 | Serviços advocatícios | 3.104,39 | |||
7490-1/04 | Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral | 3.576,00 | |||
8211-3/00 | Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 4.062,10 | |||
8299-7/99 | Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas | 3.526,95 | |||
6613-4/00 | Administração de cartões de crédito | 11.027,24 | |||
6422-1/00 | Bancos múltiplos, com carteira comercial | 12.546,20 | |||
4771-7/02 | Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas | 1.783,92 | |||
6619-3/99 | Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros | 4.667,58 | |||
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Descrição da ocupação de Supervisor de Cobrança
Profissionais no cargo de Supervisor de Cobrança supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.
Condições de trabalho
Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para Supervisor de Cobrança
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.
Principais funções dos supervisores de atendimento ao público e de pesquisa
Trabalhadores no cargo de Supervisor de Cobrança devem controlar atividades financeiras, atender público e informantes, planejar trabalho da equipe, qualificar equipe de trabalho, avaliar qualidade dos serviços, supervisionar execução dos serviços, administrar pessoal, demonstrar competências pessoais.
Quanto ganha um Supervisor de Cobrança por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 1674 profissionais admitidos e desligados no estado de São Paulo. A relação abrange somente Supervisor de Cobrança em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
1.278 | 44 | 220 | 3.598,41 | 16,36 |
312 | 40 | 200 | 4.581,60 | 22,91 |
30 | 36 | 180 | 2.171,50 | 12,06 |
13 | 31 | 155 | 2.155,54 | 13,91 |
11 | 42 | 210 | 4.912,73 | 23,39 |
7 | 30 | 150 | 1.939,14 | 12,93 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente. |
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Supervisor de Cobrança
Um Supervisor de Cobrança Nível I ganha em média R$ 3.732,84, o Nível II recebe cerca de R$ 4.202,96, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 5.376,56 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.
Porte da Empresa | Nível I | Nível II | Nível III |
---|---|---|---|
Micro | 3.475,37 | 3.945,50 | 5.119,09 |
Pequenas | 3.668,55 | 4.138,68 | 5.312,28 |
Médias | 4.080,54 | 4.550,67 | 5.724,27 |
Grandes Empresas | 3.706,88 | 4.177,01 | 5.350,60 |
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Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio de São Paulo
O valor do piso salarial 2025 de Supervisor de Cobrança no estado de São Paulo é de R$ 3.635,93 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa pelo sindicato no estado de São Paulo.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado de São Paulo que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 4201-10.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Evolução salarial do Supervisor de Cobrança ao longo do tempo
Salário de Supervisor de Cobrança mês a mês no estado de São Paulo de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de São Paulo
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Supervisor de Cobrança trabalhando no estado de São Paulo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Supervisor de Cobrança. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado de São Paulo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Supervisor de Cobrança trabalhando no estado de São Paulo. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Supervisor de Cobrança trabalhando no estado de São Paulo. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Supervisor de Cobrança
- Salário Base: R$ 3.738,02
- Salário-educação (3%): R$ 112,14
- Sistema S (2%): R$ 74,76
- INSS Patronal (20%): R$ 747,60
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 37,38
- FGTS (8%): R$ 299,04
- Férias 1/12: R$ 311,50
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 747,60
- Periculosidade (30%): R$ 1.121,40
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 103,83
- 13º Salário: R$ 311,50
- FGTS sobre Férias: R$ 24,92
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 8,31
- FGTS sobre 13º: R$ 24,92
- Aviso Prévio: R$ 311,50
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 24,92
- Multa Rescisória FGTS: R$ 311,50
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas
- Jornada de trabalho em viagens a serviço
- Enquadramento sindical
- Acordo trabalhista extrajudicial
- Conceito de salário
- Jornada de trabalho parcial e intermitente
- Como funciona a jornada de trabalho 12x36
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