O que faz um Supervisor de Cobrança CBO 4201-10
O Supervisor de Cobrança supervisiona atividades de cobrança, planejando o trabalho da equipe, controlando a execução das rotinas, estabelecendo parâmetros para negociação com devedores e acompanhando o envio de títulos aos cartórios ou às empresas de cobrança terceirizadas Avalia a qualidade dos serviços e acompanha o cumprimento de metas e prazos.
Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Algumas funções no exercício da profissão
- supervisionar execução dos serviços;
- demonstrar competências pessoais;
- qualificar equipe de trabalho;
- avaliar qualidade dos serviços;
- atender público e informantes;
- planejar trabalho da equipe;
- controlar atividades financeiras;
- administrar pessoal;
- propor reciclagem de funcionários;
- dimensionar equipe de trabalho;
- promover atendimento personalizado ao cliente;
- agir com desenvoltura;
- agir com flexibilidade;
- conferir numerário e produtos do caixa;
- propor penalidades aos funcionários;
- elaborar escalas de trabalho;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
- Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores
- Supervisor de Tesouraria de Apostas e Jogos
- Encarregado de Telemarketing
- Supervisor de Caixas e Bilheteiros (Exceto Caixa de Banco)
- Encarregado de Telefonistas
- Supervisor de Arrecadação (apostas e Jogos)
- Supervisor de Cobrança
- Agente de Coleta Supervisor
- Coordenador de Recepção
- Supervisor de Coletadores de Apostas e de Jogos
- Supervisor de Central de Atendimento
Salário de Supervisor de Cobrança - Série histórica em Curitiba
Funções típicas do cargo de Supervisor de Cobrança
- propor reciclagem de funcionários;
- dimensionar equipe de trabalho;
- promover atendimento personalizado ao cliente;
- agir com desenvoltura;
- agir com flexibilidade;
- conferir numerário e produtos do caixa;
- propor penalidades aos funcionários;
- elaborar escalas de trabalho;
- criar relacionamento interpessoal;
- definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
- analisar relatórios;
- avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
- intermediar conflitos entre áreas internas;
- rever rotinas de trabalho;
- aplicar penalidades aos funcionários;
- treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
- propor desligamentos de funcionários;
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Tabela salarial Supervisor de Cobrança em Curitiba, PR
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 2.688 | 32.252 | 672 | 12,50 | |
Média Salarial | 2.763 | 33.157 | 691 | 12,85 | |
1º Quartil | 1.994 | 23.924 | 498 | 9,27 | |
Salário Mediana | 2.500 | 30.000 | 625 | 11,63 | |
3º Quartil | 3.982 | 47.783 | 995 | 18,52 | |
Teto Salarial | 4.823 | 57.876 | 1.206 | 22,43 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Supervisor de Cobrança é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho de Curitiba nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Maio de 2024 e Abril de 2025, tivemos uma aumento de 50% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial para o cargo de Supervisor de Cobrança segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
CBO | Função/Especialização | Salário |
---|---|---|
4201-15 | Supervisor de arrecadação (apostas e jogos) | 3.296,95 |
4201-35 | Encarregado de telemarketing | 3.216,53 |
4201-20 | Agente de coleta supervisor | 3.188,93 |
4201-25 | Chefe de recepção | 2.621,77 |
4201-30 | Encarregado de telefonistas | 2.541,73 |
4201-05 | Supervisor de atendimento (caixas e bilheteiros) | 2.249,09 |
Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO do MTE. |
Empresas que mais contratam Supervisor de Cobrança em Curitiba, PR
Funções do cargo de Supervisor de Cobrança
Profissionais no cargo de Supervisor de Cobrança supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.
Condições de trabalho
Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.
O que é preciso para trabalhar de Supervisor de Cobrança
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.
Principais atividades no cargo
Trabalhadores no cargo de Supervisor de Cobrança devem supervisionar execução dos serviços, demonstrar competências pessoais, qualificar equipe de trabalho, avaliar qualidade dos serviços, atender público e informantes, planejar trabalho da equipe, controlar atividades financeiras, administrar pessoal.
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Supervisor de Cobrança
Piso Salarial 2025
O valor do piso salarial 2025 de Supervisor de Cobrança em Curitiba, PR é de R$ 2.687,64 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa pelo sindicato de Curitiba.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em Curitiba, PR que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 4201-10.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho na cidade de Curitiba de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.
Evolução salarial do Supervisor de Cobrança ao longo do tempo
Salário de Supervisor de Cobrança mês a mês na cidade de Curitiba de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Curitiba
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Supervisor de Cobrança trabalhando na cidade de Curitiba durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Supervisor de Cobrança. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de Curitiba, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Supervisor de Cobrança. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Supervisor de Cobrança trabalhando em Curitiba. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Supervisor de Cobrança
- Salário Base: R$ 2.763,10
- Salário-educação (3%): R$ 82,89
- Sistema S (2%): R$ 55,26
- INSS Patronal (20%): R$ 552,62
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 27,63
- FGTS (8%): R$ 221,05
- Férias 1/12: R$ 230,26
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 552,62
- Periculosidade (30%): R$ 828,93
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 76,75
- 13º Salário: R$ 230,26
- FGTS sobre Férias: R$ 18,42
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 6,14
- FGTS sobre 13º: R$ 18,42
- Aviso Prévio: R$ 230,26
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 18,42
- Multa Rescisória FGTS: R$ 230,26
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
CBOs Relacionados
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