O que faz um Segundo Oficial de Náutica CBO 2151-40
O Segundo Oficial de Náutica Atua como oficial de quarto de navegação em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), executando – no seu período de quarto – serviços de navegação, de acordo com ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode comandar ou imediatar embarcações, dentro de limites estabelecidos pela autoridade marítima para a carreira de aquaviários.
Navega e orienta a navegação Auxilia nas operações com carga Supervisiona equipes de trabalho e operações.
Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
Algumas funções no exercício da profissão
- administrar pessoal;
- gerenciar material de bordo;
- coordenar manutenção de bordo;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde - sms;
- gerenciar operações;
- navegar com segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- qualificar pessoal;
- operar cargas;
- realizar inspeção naval a bordo;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- preparar a unidade para reboque;
- demonstrar raciocínio sintético;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- controlar material de combate a poluição;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- elaborar o plano para reboque;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
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Profissões relacionadas:
- Capitão de Cabotagem (imediato)
- Segundo Oficial de Náutica (comandante)
- Capitão de Longo Curso
- Inspetor Naval
- Coordenador de Operações de Combate À Poluição no Meio Aquaviario
- Capitão de Manobra da Marinha Mercante
- Segundo Oficial de Náutica (imediato)
- Inspetor de Terminal
- Capitão de Longo Curso (comandante)
- Agente de Manobra e Docagem
- Primeiro Oficial de Náutica (imediato)
Salário de Segundo Oficial de Náutica - Série histórica em Rio de Janeiro
O que faz um Segundo Oficial de Náutica
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- preparar a unidade para reboque;
- demonstrar raciocínio sintético;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- controlar material de combate a poluição;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- elaborar o plano para reboque;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- realizar o plano de viagem;
- avaliar as condições de atracação;
- controlar planos de bordo;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- supervisionar seção de câmara;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- operar equipamentos de navegação;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- avaliar as condições para amarração;
- controlar a manutenção do sistema de lastro - plataforma;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- fiscalizar o uso de epi;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- avaliar condições externas durante operações - vento, corrente;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem - plataforma;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
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Tabela salarial Segundo Oficial de Náutica em Rio de Janeiro, RJ
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 7.058 | 84.694 | 1.764 | 33,18 | |
Média Salarial | 7.256 | 87.072 | 1.814 | 34,11 | |
1º Quartil | 5.438 | 65.252 | 1.359 | 25,56 | |
Salário Mediana | 6.566 | 78.792 | 1.642 | 30,87 | |
3º Quartil | 10.130 | 121.562 | 2.533 | 47,62 | |
Teto Salarial | 12.270 | 147.239 | 3.067 | 57,68 | |
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Demanda no mercado de trabalho para Ciências Náuticas
Segundo Oficial de Náutica é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho de Rio de Janeiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos uma aumento de 19.57% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Segundo Oficial de Náutica segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Salário por especialização
CBO | Especialização | Carga Horária | Salário | |
---|---|---|---|---|
215125 | Segundo oficial de náutica (imediato) | 42 | 8.977,62 | |
215115 | Segundo oficial de náutica (comandante) | 43 | 8.135,23 | |
Especializações para formados em Ciências Náuticas. Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO. |
Empresas que mais contratam Segundo Oficial de Náutica em Rio de Janeiro, RJ
CNAE | Segmento da Empresa | Média Salarial | |||
---|---|---|---|---|---|
5030-1/01 | Navegação de apoio marítimo | 8.075,77 | |||
5232-0/00 | Atividades de agenciamento marítimo | 6.857,18 | |||
5011-4/01 | Transporte marítimo de cabotagem - carga | 7.248,88 | |||
7490-1/04 | Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral | 7.246,32 | |||
4940-0/00 | Transporte dutoviário | 5.526,95 | |||
7020-4/00 | Atividades de consultoria em gestão empresarial | 4.359,80 | |||
7820-5/00 | Locação de mão-de-obra temporária | 8.414,26 | |||
0910-6/00 | Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural | 11.857,00 | |||
5012-2/01 | Transporte marítimo de longo curso - carga | 3.420,27 | |||
7830-2/00 | Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 5.884,67 | |||
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Funções do cargo de Segundo Oficial de Náutica
Profissionais no cargo de Segundo Oficial de Náutica comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.
Condições de trabalho
Oficiais de convés e afins o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar de Segundo Oficial de Náutica
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Principais atividades no cargo
Trabalhadores no cargo de Segundo Oficial de Náutica devem administrar pessoal, gerenciar material de bordo, coordenar manutenção de bordo, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde - sms, gerenciar operações, navegar com segurança, demonstrar competências pessoais, qualificar pessoal, operar cargas, realizar inspeção naval a bordo.
Quanto ganham profissionais de Ciências Náuticas por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 979 profissionais admitidos e desligados na cidade de Rio de Janeiro, RJ. A relação abrange somente Segundo Oficial de Náutica em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
504 | 44 | 220 | 7.152,51 | 32,51 |
261 | 42 | 210 | 7.336,43 | 34,94 |
122 | 40 | 200 | 8.227,65 | 41,14 |
57 | 38 | 190 | 4.339,21 | 22,84 |
16 | 36 | 180 | 9.664,44 | 53,69 |
8 | 56 | 280 | 6.846,00 | 24,45 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários ao longo da carreira de Ciências Náuticas por porte da empresa e nível profissional
Um Segundo Oficial de Náutica Júnior ganha em média R$ 7.215,08, o nível pleno recebe cerca de R$ 8.127,67, já o Sênior tem uma média salarial de R$ 10.405,79 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.
Porte da Empresa | Júnior | Pleno | Sênior |
---|---|---|---|
Micro | 6.968,45 | 7.881,03 | 10.159,16 |
Pequenas | 7.037,85 | 7.950,44 | 10.228,56 |
Médias | 7.172,50 | 8.085,09 | 10.363,21 |
Grandes Empresas | 7.681,52 | 8.594,11 | 10.872,23 |
|
Piso Salarial 2025
O valor do piso salarial 2025 de Segundo Oficial de Náutica em Rio de Janeiro, RJ é de R$ 7.057,86 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Oficiais de convés e afins pelo sindicato de Rio de Janeiro.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em Rio de Janeiro, RJ que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 2151-40.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Oficiais de convés e afins em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Evolução salarial do Segundo Oficial de Náutica ao longo do tempo
Salário de Segundo Oficial de Náutica mês a mês na cidade de Rio de Janeiro de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Rio de Janeiro
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Segundo Oficial de Náutica trabalhando na cidade de Rio de Janeiro durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Segundo Oficial de Náutica. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de Rio de Janeiro, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Segundo Oficial de Náutica. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Segundo Oficial de Náutica trabalhando em Rio de Janeiro. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Segundo Oficial de Náutica
- Salário Base: R$ 7.256,03
- Salário-educação (3%): R$ 217,68
- Sistema S (2%): R$ 145,12
- INSS Patronal (20%): R$ 1.451,21
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 72,56
- FGTS (8%): R$ 580,48
- Férias 1/12: R$ 604,67
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 1.451,21
- Periculosidade (30%): R$ 2.176,81
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 201,56
- 13º Salário: R$ 604,67
- FGTS sobre Férias: R$ 48,37
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 16,12
- FGTS sobre 13º: R$ 48,37
- Aviso Prévio: R$ 604,67
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 48,37
- Multa Rescisória FGTS: R$ 604,67
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas
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