Operador de Suporte Técnico (telemarketing): Salário - Curitiba, PR

R$ 1.738,62/mês

Atualizado em

Um Operador de Suporte Técnico (telemarketing) trabalhando na cidade Curitiba ganha em média R$ 1.738,62 para uma jornada de trabalho de 39 horas semanais.

A faixa salarial do Operador de Suporte Técnico (telemarketing) na cidade fica entre R$ 1.539,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 2.900,24, sendo que R$ 1.691,14 é a média do piso salarial 2024 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de toda a cidade Curitiba e/ou regiões próximas do estado do PR.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 874 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas na cidade nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

A profissão de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando na cidade Curitiba, PR, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 23 anos, ensino médio completo, do sexo feminino que trabalha 36h por semana em empresas do segmento de Atividades de teleatendimento.

Você pode encontrar mais informações sobre a carreira, formação e mercado de trabalho nos tópicos logo acima e nos gráficos dessa pesquisa salarial.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) trabalhando na cidade Curitiba, PR, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Salário de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) - Série histórica em Curitiba

O que faz um Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

  1. consultar área técnica;
  2. orientar a utilização de equipamentos de informática;
  3. confirmar dados;
  4. dar atendimento a usuários da internet;
  5. solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
  6. realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
  7. demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
  8. solicitar informações ao cliente;
  9. persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
  10. demonstrar capacidade de compreensão escrita;
  11. demonstrar clareza de dicção;
  12. verificar disponibilidade de entrega;
  13. evidenciar vantagens do produto ou serviço;
  14. finalizar pendências de serviços;
  15. administrar conflitos;
  16. informar relação custo-benefício;
  17. identificar necessidades do interlocutor;
  18. ver mais...

Tabela salarial Operador de Suporte Técnico (telemarketing) em Curitiba, PR

Tabela salarial com piso, média, mediana, 1º e 3º quartis
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 1.691 20.294 423 8,76
Média Salarial 1.739 20.863 435 9,01
1º Quartil 1.286 15.428 321 6,66
Salário Mediana 1.539 18.468 385 7,97
3º Quartil 2.394 28.733 599 12,40
Teto Salarial 2.900 34.803 725 15,02
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Operador de Suporte Técnico (telemarketing) é um cargo que está em alta no mercado de trabalho de Curitiba nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Janeiro de 2023 e Janeiro de 2024, tivemos uma aumento de 2.86% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Quanto ganha um Operador de Suporte Técnico (telemarketing) nas principais cidades do PR

Clique em uma cidade para ver a pesquisa salarial completa para Operador de Suporte Técnico (telemarketing) na localidade
Cidade Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
39 1.656,37 1.738,62 2.627,46 9,01 874
37 1.636,92 1.718,21 2.596,61 9,36 83
40 1.357,43 1.424,84 2.153,27 7,17 32
44 1.479,21 1.552,67 2.346,44 7,06 30
44 1.777,92 1.866,21 2.820,28 8,57 26
42 2.357,23 2.474,30 3.739,23 11,68 22
44 1.570,33 1.648,31 2.490,98 7,49 16
38 1.365,07 1.432,86 2.165,38 7,60 14
43 1.693,61 1.777,71 2.686,53 8,20 12
42 1.263,48 1.326,22 2.004,23 6,28 9
Clique no link de uma cidade para ver a pesquisa salarial completa ou utilize a Busca Salarial. Veja o salário de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) em todo o Brasil.

Empresas que mais contratam Operador de Suporte Técnico (telemarketing) em Curitiba, PR

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial
8220-2/00 Atividades de teleatendimento 1.542,62 1.585,93 2.396,70
2640-0/00 Fabricação de aparelhos de recepção, reprodução, gravação e amplificação de áudio e vídeo 2.011,58 2.068,06 3.125,31
6911-7/02 Justiça 2.086,45 2.145,03 3.241,63
7820-5/00 Locação de mão-de-obra temporária 1.629,34 1.675,08 2.531,44
9499-5/00 Atividades associativas 2.106,80 2.165,95 3.273,26
7490-1/04 Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral 2.237,88 2.300,71 3.476,91
5229-0/99 Outras atividades auxiliares dos transportes terrestres 1.851,58 1.903,57 2.876,73
7810-8/00 Seleção e agenciamento de mão-de-obra 2.128,30 2.188,05 3.306,65
4772-5/00 Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal 1.572,47 1.616,63 2.443,09
4771-7/02 Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas 1.783,26 1.833,33 2.770,59
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Funções do cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

Profissionais no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Condições de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

O que é preciso para trabalhar de Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Principais atividades no cargo

Trabalhadores no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) devem cadastrar clientes, seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo, atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento, prestar serviços técnicos e especializados, demonstrar competências pessoais, oferecer serviços e produtos via teleatendimento, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços.

Quanto ganha um Operador de Suporte Técnico (telemarketing) concursado

Profissionais com ensino médio completo contratados para exercer cargos públicos na cidade de Curitiba, PR, ganha cerca de R$ 2.145,03 mensais para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais em média, de acordo com uma amostragem de 35 profissionais concursados contratados.

Um Operador de Suporte Técnico (telemarketing) concursado na cidade de Curitiba, PR, também entra como regime CLT, ou seja, ele poderá exercer a função como emprego público na administração direta ou indireta, em empresas públicas, sociedades de economia mista e em fundações públicas de direito privado.

Quanto ganha um Operador de Suporte Técnico (telemarketing) por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 874 profissionais admitidos e desligados na cidade de Curitiba, PR. A relação abrange somente Operador de Suporte Técnico (telemarketing) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
568 36 180 1.589,84 8,83
253 44 220 1.999,54 9,09
26 42 210 1.658,73 7,90
21 40 200 2.147,05 10,74
3 41 205 5.543,33 27,04
1 43 215 1.703,00 7,92

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários na carreira por nível profissional e porte da empresa

Um Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Nível I ganha em média R$ 1.777,78, o Nível II recebe cerca de R$ 2.046,63, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 3.072,46 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 421 profissionais demitidos das empresas de Curitiba, PR.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 1.795,49 1.929,92 2.442,83
Pequenas 1.937,75 2.072,18 2.585,10
Médias 1.900,59 2.035,01 2.547,93
Grandes Empresas 1.732,34 1.866,77 2.379,68
  • *Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Nível I: até 4 anos;
  • *Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2024

O valor do piso salarial 2024 de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) em Curitiba, PR é de R$ 1.691,14 para uma jornada de trabalho de 39 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Operadores de telemarketing pelo sindicato de Curitiba.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em Curitiba, PR que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 4223-20.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Operadores de telemarketing em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Evolução salarial do Operador de Suporte Técnico (telemarketing) ao longo do tempo

Salário de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) mês a mês na cidade de Curitiba de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Curitiba

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) trabalhando na cidade de Curitiba durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Operador de Suporte Técnico (telemarketing). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de Curitiba, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) trabalhando em Curitiba com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

  • Salário Base: R$ 1.738,62
  • Salário-educação (3%): R$ 52,16
  • Sistema S (2%): R$ 34,77
  • INSS Patronal (20%): R$ 347,72
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 17,39
  • FGTS (8%): R$ 139,09
  • Férias 1/12: R$ 144,89
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 347,72
  • Periculosidade (30%): R$ 521,59
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 48,30
  • 13º Salário: R$ 144,89
  • FGTS sobre Férias: R$ 11,59
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 3,86
  • FGTS sobre 13º: R$ 11,59
  • Aviso Prévio: R$ 144,89
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 11,59
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 144,89

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Salário e mercado de trabalho para Operador de Suporte Técnico (telemarketing) – Salário – Curitiba, PR

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