Operador de Suporte Técnico (telemarketing) - Estado de São Paulo

R$ 1.737,13/mês

Atualizado em

Um Operador de Suporte Técnico (telemarketing) trabalhando no estado de São Paulo ganha em média R$ 1.737,13 para uma jornada de trabalho de 37 horas semanais.

A faixa salarial do Operador de Suporte Técnico (telemarketing) fica entre R$ 1.594,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 2.684,52, sendo que R$ 1.689,69 é a média do piso salarial 2025 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o estado de SP.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 13.372 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Salário por cidade

Perfil Profissional

O cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando no estado de São Paulo, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 21 anos, ensino médio completo, do sexo feminino que trabalha 36h por semana em empresas do segmento de Atividades de teleatendimento.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Operador de Suporte Técnico (telemarketing) é Barueri.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) trabalhando no estado de São Paulo, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20

O Operador de Suporte Técnico (telemarketing) recebe, via teleatendimento, e analisa relatos de clientes sobre falhas nos serviços prestados e problemas no funcionamento de produtos, propondo soluções, orientando para realização de procedimentos corretivos e abrindo ordem de serviço para resolução de problemas mais complexos Prepara-se para o trabalho, verificando as especificações técnicas de produtos e serviços vendidos pela empresa.

Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos Atualiza dados cadastrais de clientes Atua conforme protocolos de atendimento, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

Algumas funções no exercício da profissão

  • atender usuários de produtos e ou serviços;
  • cadastrar clientes;
  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • seguir roteiros e scripts;
  • oferecer serviços e produtos;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • descrever o produto;
  • demonstrar o cliente a sua importância;
  • demonstrar qualidade de voz e dicção;
  • atender usuários/solicitantes de língüa estrangeira;
  • demonstrar capacidade de resiliência;
  • identificar necessidades do interlocutor;
  • ver mais...

Salário de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) - Série histórica no estado de São Paulo

O que faz um Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

  1. demonstrar capacidade de tomar decisões;
  2. descrever o produto;
  3. demonstrar o cliente a sua importância;
  4. demonstrar qualidade de voz e dicção;
  5. atender usuários/solicitantes de língüa estrangeira;
  6. demonstrar capacidade de resiliência;
  7. identificar necessidades do interlocutor;
  8. depurar informações;
  9. reverter a insatisfação do cliente;
  10. finalizar pendências de serviços;
  11. demonstrar empatia;
  12. confirmar dados;
  13. identificar-se ao cliente;
  14. trabalhar em equipe;
  15. abordar o cliente;
  16. realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
  17. ver mais...

Tabela salarial para Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

Tabela salarial com piso salarial, média salarial, mediana, primeiro e terceiro quartil
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 1.690 20.276 422 9,08
Média Salarial 1.737 20.846 434 9,34
1º Quartil 1.440 17.286 360 7,74
Salário Mediana 1.594 19.128 399 8,57
3º Quartil 2.216 26.596 554 11,91
Teto Salarial 2.685 32.214 671 14,43
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Operador de Suporte Técnico (telemarketing) é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho do estado de São Paulo nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos um aumento de 29.94% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Empresas que mais contratam Operador de Suporte Técnico (telemarketing) no estado de São Paulo

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
8220-2/00 Atividades de teleatendimento 1.656,34
7490-1/04 Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral 1.580,48
7820-5/00 Locação de mão-de-obra temporária 1.967,75
8291-1/00 Atividades de cobrança e informações cadastrais 1.638,72
6209-1/00 Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 1.468,26
8111-7/00 Serviços combinados para apoio a edifícios 1.833,69
6110-8/03 Serviços de comunicação multimídia - scm 1.611,19
6110-8/01 Serviços de telefonia fixa comutada - stfc 1.821,41
6613-4/00 Administração de cartões de crédito 2.058,82
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 1.661,27
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Descrição da ocupação de Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

Profissionais no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Condições de trabalho

Operadores de telemarketing e afins atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades.

Principais funções dos operadores de telemarketing e afins

Trabalhadores no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) devem atender usuários de produtos e ou serviços, cadastrar clientes, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, demonstrar competências pessoais, seguir roteiros e scripts, oferecer serviços e produtos, prestar serviços técnicos e especializados.

Quanto ganha um Operador de Suporte Técnico (telemarketing) por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 13372 profissionais admitidos e desligados no estado de São Paulo. A relação abrange somente Operador de Suporte Técnico (telemarketing) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
8.815 36 180 1.627,05 9,04
1.824 44 220 2.025,02 9,20
1.072 40 200 2.312,69 11,56
853 35 175 1.667,43 9,53
227 31 155 1.410,82 9,10
135 30 150 1.566,68 10,44

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente.

Salários Nível I, Nível II e Nível III para Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

Um Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Nível I ganha em média R$ 1.796,71, o Nível II recebe cerca de R$ 2.015,19, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 2.560,59 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 6355 profissionais demitidos das empresas no estado de São Paulo.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 1.788,91 2.007,39 2.552,78
Pequenas 1.845,22 2.063,70 2.609,10
Médias 1.848,15 2.066,63 2.612,03
Grandes Empresas 1.704,56 1.923,04 2.468,43
  • *Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Nível I: até 4 anos;
  • *Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio de São Paulo

O valor do piso salarial 2025 de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) no estado de São Paulo é de R$ 1.689,69 para uma jornada de trabalho de 37 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Operadores de telemarketing e afins pelo sindicato no estado de São Paulo.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado de São Paulo que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 4223-20.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Operadores de telemarketing e afins em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Salário para PCDs no cargo

De acordo com a pesquisa com 82 salários de pessoas com deficiência no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing), a média salarial no estado de São Paulo é de R$ 2.090,89 para uma jornada de trabalho de 38 horas semanais em média.

O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.

Evolução salarial do Operador de Suporte Técnico (telemarketing) ao longo do tempo

Salário de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) mês a mês no estado de São Paulo de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de São Paulo

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) trabalhando no estado de São Paulo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Operador de Suporte Técnico (telemarketing). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado de São Paulo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) trabalhando no estado de São Paulo. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) trabalhando no estado de São Paulo. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

  • Salário Base: R$ 1.737,13
  • Salário-educação (3%): R$ 52,11
  • Sistema S (2%): R$ 34,74
  • INSS Patronal (20%): R$ 347,43
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 17,37
  • FGTS (8%): R$ 138,97
  • Férias 1/12: R$ 144,76
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 347,43
  • Periculosidade (30%): R$ 521,14
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 48,25
  • 13º Salário: R$ 144,76
  • FGTS sobre Férias: R$ 11,58
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 3,86
  • FGTS sobre 13º: R$ 11,58
  • Aviso Prévio: R$ 144,76
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 11,58
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 144,76

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Salário e mercado de trabalho para Operador de Suporte Técnico (telemarketing) – Salário – SP

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