Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) - Salário 2020 - São Paulo, SP - Mercado de Trabalho

Dados do mercado de trabalho na cidade de São Paulo, SP para o cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias). Encontre informações como salário base, média salarial local, faixa salarial dos Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos na cidade, piso salarial mínimo 2020, perfil profissional no cargo, remuneração por tamanho da empresa, salários por nível 1, 2 e 3, gênero, escolaridade, salário por hora da jornada de trabalho, salário inicial e muito mais com base em uma amostragem de 1.061 salários de profissionais no cargo CBO 7831-10 trabalhando em São Paulo.

1.061
salários

Salários de 1.061 profissionais no cargo e dados do mercado de trabalho para a profissão.

43h
carga horária

Jornada de trabalho de 43h. Carga horária semanal média de 1.061 profissionais.

R$ 1.527,92
média salarial

Salário médio bruto mensal calculado de acordo com informações salariais de admitidos e desligados.

Um Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) trabalhando na cidade de São Paulo, SP ganha entre R$ 1.394,51 (média do piso salarial 2020 de acordos, convenções coletivas e dissídios) e o teto salarial de R$ 2.103,20, sendo que a média salarial fica em R$ 1.527,92 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

Esses dados são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE) com uma amostragem de 1.061 salários de profissionais admitidos e desligados oficialmente pelas empresas.

O cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) 7831-10 trabalhando em São Paulo, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 34 anos, ensino médio incompleto, do sexo masculino que trabalha 44h por semana em micro empresas que atuam no segmento de Estacionamento de veículos.

Quanto ganha um Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em São Paulo, SP

Divisões salariais com base no salário bruto no cargo e na remuneração por períodos
VALORES EM R$Salário MensalSalário AnualSalário Por SemanaSalário Por Hora
Salário Nominal
(Bruto Mensal)
Piso Salarial1.394,5116.734,18348,636,45
Média Salarial1.527,9218.335,03381,987,06
1º Quartil1.358,9416.307,32339,746,28
Salário Mediana1.491,0017.892,00372,756,89
3º Quartil1.736,4220.836,98434,108,03
Teto Salarial2.103,2025.238,38525,809,72
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) é um cargo que está com demanda restrita no mercado de trabalho de São Paulo nos últimos meses.

No período da pesquisa, tivemos uma queda de 32.1% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do CAGED.

Salário Brasil

Salário de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em outras cidades de São Paulo

Clique em uma cidade para ver a pesquisa salarial completa para Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) na localidade
CidadeJornadaPiso SalarialMédia SalarialTeto SalarialSalário/HoraTotal
431.297,161.421,252.147,836,5593
441.388,941.521,812.299,816,9558
391.519,021.664,332.515,198,4933
431.385,521.518,072.294,157,1430
441.608,221.762,072.662,908,0128
441.548,771.696,932.564,457,7727
441.279,961.402,402.119,356,3725
401.238,181.356,632.050,176,8124
401.138,911.247,861.885,806,2121
441.573,431.723,952.605,287,8920
441.764,581.933,392.921,808,7918
441.393,421.526,712.307,226,9814
441.373,141.504,502.273,656,8614
431.280,731.403,252.120,636,4912
431.289,961.413,362.135,926,6411
441.295,601.419,552.145,266,4511
441.576,131.726,912.609,767,9111
Clique no link de uma cidade para ver a pesquisa salarial completa ou utilize a Busca Salarial. Para ver ver o salário de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em todo o Brasil clique aqui

Salário nas mesorregiões do Estado de São Paulo

Pesquisa salarial do cargo nas principais regiões metropolitanas do Estado de São Paulo (Mesorregiões IBGE)
RegiãoJornadaPiso SalarialMédia SalarialTeto SalarialSalário/HoraTotal
Metropolitana de São Paulo431.414,641.549,972.342,367,181.339
Campinas431.622,291.777,482.686,188,30129
Macro Metropolitana Paulista441.372,831.504,162.273,136,8731
Vale do Paraíba Paulista431.408,641.543,402.332,437,1230
Araraquara441.280,211.402,682.119,776,3828
Ribeirão Preto401.259,981.380,522.086,286,8527
São José do Rio Preto431.356,541.486,312.246,156,9026
Presidente Prudente441.244,481.363,532.060,616,2017
Bauru431.328,121.455,182.199,116,7617
Removidos da pesquisa aprendizes e profissionais em jornada parcial ou intermitente. Dados somente de regiões com 10 ou mais ocorrências.
Segundo o IBGE, o critério para a formação das mesorregiões foram estabelecidos com base nas características sociais, geografia e a articulação espacial.

Setores que mais contratam Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em São Paulo, SP

Lista com os segmentos de atividades econômicas das empresas com o maior número de admissões para o cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em São Paulo, SP.

Um termômetro fiel para sabermos os setores da economia com maior demanda nas contratações de profissionais para a ocupação e os salários pagos em média em cada setor.

Essa é uma estatística muito importante para um Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) que busca uma recolocação no mercado de trabalho de São Paulo, SP ou a primeira oportunidade de trabalho.

Os segmentos das empresas estão listados são de acordo com a descrição do CNAE de cadastro de cada empresa (CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas) junto a Receita Federal.

No filtro são excluídos os aprendizes e trabalhadores em regime parcial de trabalho como horistas ou intermitentes.

Tabela de salários por tipo de empresa

Segmento da EmpresaJornadaPiso SalarialMédia SalarialTeto SalarialSalário/HoraTotal
Estacionamento de veículos441.387,721.520,472.297,786,97634
Transporte ferroviário de carga401.319,901.446,162.185,487,2862
Restaurantes e similares431.325,591.452,412.194,926,8337
Serviços de lavagem, lubrificação e polimento de veículos automotores431.359,081.489,102.250,376,8931
Outras atividades de serviços pessoais441.328,881.456,002.200,356,6627
Cabeleireiros441.345,451.474,162.227,796,7525
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo441.413,061.548,242.339,747,0421
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal401.474,911.616,002.442,158,0815
Padaria e confeitaria com predominância de revenda441.409,611.544,452.334,037,0211
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional441.739,771.906,202.880,718,6610

Como funciona o cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias)

Profissionais no cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) manobram veículos ferroviários e estacionam trens. Acoplam e desaclopam vagões e carros, operam aparelho de mudança de via (amv), revisam veículos ferroviários e controlam pátio de manobras. Preenchem registros burocráticos com informações técnicas e operacionais das atividades realizadas. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental.

Condições de trabalho

Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos atuam em empresas ferroviárias de transporte de carga e de passageiros como assalariados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno) e a céu aberto. O agente de pátio atua também em ambiente fechado e o manobrador, em veículos. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse. Em algumas atividades podem estar sujeitos à exposição de materiais tóxicos, a ruído intenso e aos perigos inerentes a trabalhos realizados em rede aérea elétrica.

O que é preciso para trabalhar de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias)

Para o exercício da ocupação de manobrador requer-se ensino fundamental para o de agente de pátio, ensino médio. A formação profissional ocorre mediante curso básico de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas-aula, realizado na própria empresa ou em instituições de formação profissional. O pleno desempenho das atividades é alcançado com a prática profissional no posto de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

Principais funções dos trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos

Trabalhadores no cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) devem revisar veículos ferroviários, demonstrar competências pessoais, desacoplar vagões e carros, operar amv (aparelho de mudança de via), manobrar veículos ferroviários, observar normas de segurança, controlar pátio de manobras, estacionar trem, acoplar vagões e carros.

Quanto ganha um Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 1061 profissionais admitidos e desligados na cidade de São Paulo, SP. A relação abrange somente Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
TotalJornadaRef.Salário MensalSalário Hora
954442201.536,126,98
54361801.381,817,68
20402001.682,808,41
8422101.516,007,22
5341701.219,007,17
4301501.426,259,51

Salários na carreira por nível profissional e porte da empresa

Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) – Salário – São Paulo, SP

Um Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) Nível I ganha em média R$ 1.514,07, o Nível II recebe cerca de R$ 1.583,43, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 1.757,28 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Salário por porte da empresa

Esse levantamento mostra a faixa salarial em que se encontra o cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em São Paulo de acordo com o porte da empresa. Os segmentos são: MEI - Micro Empreendedor Individual, micro empresa, pequena empresa, média empresa e grande empresa. Veja como é feita essa divisão:

  • MEI: permitido no máximo 1 funcionário;
  • Micro: até 19 funcionários;
  • Pequena: 20 a 99 funcionários;
  • Média: 100 a 499 funcionários;
  • Grande: mais de 500 empregados, seja comércio, serviços ou indústria.

Salário por nível profissional

Aqui buscamos listar a remuneração do cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) de acordo com o nível de experiência do profissional na empresa até sua demissão. Veja como é feita a listagem:

  • *Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) Nível I: até 4 anos;
  • *Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;
Metodologia: Salários de 540 profissionais demitidos das empresas de São Paulo, SP.
Porte da EmpresaNível INível IINível III
Micro1.506,371.583,591.796,56
Pequenas1.540,141.601,231.674,08
Médias1.659,591.744,610,00
Grandes Empresas1.435,621.549,711.797,00
*Os salários de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) Nível 1, Nível 2 e Nível 3 no cargo são referentes somente ao histórico do profissional naquela empresa até ser demitido. Esses dados não levam em consideração a vida profissional completa no cargo, por isso o salário de um Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) Nível 1 pode ser maior que um Nível 3 por exemplo. Geralmente quando a amostragem de salários na pesquisa é maior isso tende a se estabilizar estatisticamente.

Piso Salarial 2020

O valor do piso salarial 2020 de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em São Paulo, SP é de R$ 1.394,51 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2020 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos pelo sindicato de São Paulo.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em São Paulo, SP que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 7831-10.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Adicionais Salariais

Adicional Noturno

Numa jornada de trabalho noturna, o pagamento do adicional noturno por hora seria de cerca de R$ 1,41. Assim, se o profissional cumprir todas as horas do mês como noturna, seu salário terá um valor adicional de cerca de R$ 305,58 mensais.

Insalubridade e Periculosidade

O valor do adicional de periculosidade do Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) com base no salário médio seria de R$ 458,38 mensais (30%).

Já o adicional por insalubridade é dividido por graus. A 1ª faixa de 10% teria um valor de cerca de R$ 152,79, a 2ª de 20% seria de cerca de R$ 305,58 e a 3ª de 40% chegaria a um valor mensal de R$ 611,17 nessa simples estimativa.

Segundo o MTE a caracterização e classificação da insalubridade e da periculosidade do Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias), deverão ser aferidas através de perito designado pelo Ministério Público do Trabalho, podendo este ser um Médico ou Engenheiro do Trabalho. (Art. 195 CLT).

Geralmente essa classificação é pedida através de causas trabalhistas ou por acordo coletivo com mediação do sindicato dos Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos.

Insalubridade e periculosidade são adicionais salariais não cumulativos. O Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) deve optar por um ou pelo outro.

Salário para PCDs no cargo

De acordo com a pesquisa com 7 salários de pessoas com deficiência no cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias), a média salarial em São Paulo-SP é de R$ 1.587,43 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais em média.

O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.

Evolução salarial do Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) ao longo do tempo

Salário de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) mês a mês na cidade de São Paulo de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de São Paulo

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) trabalhando na cidade de São Paulo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de São Paulo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) trabalhando em São Paulo com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.

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