O que faz um Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) CBO 7831-10
O Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) orienta e controla a execução de manobras de trens, guiando os maquinistas via rádio ou por sinais manuais ou luminosos, realizando o acoplamento e o desacoplamento de vagões de carga e carros de passageiros, operando aparelho de mudança de via (AMV), e efetuando o estacionamento dos trens Planeja a execução das manobras, examinando a programação.
Inspeciona os veículos ferroviários, executando pequenos reparos Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Algumas funções no exercício da profissão
- manobrar veículos ferroviários;
- controlar pátio de manobras;
- operar amv - aparelho de mudança de via;
- observar normas de segurança;
- revisar veículos ferroviários;
- demonstrar competências pessoais;
- acoplar vagões e carros;
- desacoplar vagões e carros;
- estacionar trem;
- alinhar engates;
- orientar maquinista via rádio ou por sinais manuais;
- desengatar mangueiras;
- assumir responsabilidades;
- limpar chave;
- fechar a torneira de ar;
- demonstrar visão logística;
- verificar sistemas de freios;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
Salário de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) - Série histórica em São Paulo
O que faz um Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias)
- alinhar engates;
- orientar maquinista via rádio ou por sinais manuais;
- desengatar mangueiras;
- assumir responsabilidades;
- limpar chave;
- fechar a torneira de ar;
- demonstrar visão logística;
- verificar sistemas de freios;
- verificar calço do trem;
- conferir freios manuais e calços;
- limpar locomotivas;
- executar programação de manobras;
- conectar plugues ou jumpers entre vagões locomotivas;
- utilizar sinais luminosos;
- demonstrar autocontrole;
- acionar freio de emergência ou de serviço;
- conectar engate no trem;
- ver mais...
Tabela salarial Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em São Paulo, SP
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 1.915 | 22.983 | 479 | 8,90 | |
Média Salarial | 1.969 | 23.629 | 492 | 9,15 | |
1º Quartil | 1.806 | 21.673 | 452 | 8,39 | |
Salário Mediana | 1.982 | 23.784 | 496 | 9,21 | |
3º Quartil | 2.207 | 26.486 | 552 | 10,26 | |
Teto Salarial | 2.673 | 32.081 | 668 | 12,42 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho de São Paulo nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos uma aumento de 16.18% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em São Paulo, SP
CNAE | Segmento da Empresa | Média Salarial | |||
---|---|---|---|---|---|
5223-1/00 | Estacionamento de veículos | 1.940,87 | |||
4911-6/00 | Transporte ferroviário de carga | 1.770,58 | |||
9609-2/99 | Outras atividades de serviços pessoais | 1.989,86 | |||
4921-3/01 | Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal | 2.355,49 | |||
4520-0/01 | Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores | 2.414,25 | |||
9313-1/00 | Atividades de condicionamento físico | 1.675,09 | |||
5510-8/02 | Hotéis | 1.803,52 | |||
4930-2/02 | Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.511,14 | |||
9602-5/01 | Cabeleireiros | 1.893,27 | |||
7820-5/00 | Locação de mão-de-obra temporária | 1.910,32 | |||
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Funções do cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias)
Profissionais no cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) manobram veículos ferroviários e estacionam trens. Acoplam e desaclopam vagões e carros, operam aparelho de mudança de via (amv), revisam veículos ferroviários e controlam pátio de manobras. Preenchem registros burocráticos com informações técnicas e operacionais das atividades realizadas. Trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental.
Condições de trabalho
Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos atuam em empresas ferroviárias de transporte de carga e de passageiros como assalariados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno) e a céu aberto. O agente de pátio atua também em ambiente fechado e o manobrador, em veículos. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse. Em algumas atividades podem estar sujeitos à exposição de materiais tóxicos, a ruído intenso e aos perigos inerentes a trabalhos realizados em rede aérea elétrica.
O que é preciso para trabalhar de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias)
Para o exercício da ocupação de manobrador requer-se ensino fundamental para o de agente de pátio, ensino médio. A formação profissional ocorre mediante curso básico de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas-aula, realizado na própria empresa ou em instituições de formação profissional. O pleno desempenho das atividades é alcançado com a prática profissional no posto de trabalho.
Principais atividades no cargo
Trabalhadores no cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) devem manobrar veículos ferroviários, controlar pátio de manobras, operar amv - aparelho de mudança de via, observar normas de segurança, revisar veículos ferroviários, demonstrar competências pessoais, acoplar vagões e carros, desacoplar vagões e carros, estacionar trem.
Quanto ganha um Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 1583 profissionais admitidos e desligados na cidade de São Paulo, SP. A relação abrange somente Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
1.360 | 44 | 220 | 1.989,13 | 9,04 |
121 | 36 | 180 | 1.798,16 | 9,99 |
39 | 40 | 200 | 1.973,95 | 9,87 |
32 | 42 | 210 | 1.932,19 | 9,20 |
7 | 33 | 165 | 1.562,86 | 9,47 |
6 | 43 | 215 | 2.088,00 | 9,71 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários na carreira por nível profissional e porte da empresa
Um Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) Nível I ganha em média R$ 1.959,73, o Nível II recebe cerca de R$ 2.207,37, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 2.825,58 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.
Porte da Empresa | Nível I | Nível II | Nível III |
---|---|---|---|
Micro | 1.967,70 | 2.215,35 | 2.833,56 |
Pequenas | 2.006,07 | 2.253,71 | 2.871,92 |
Médias | 1.912,19 | 2.159,83 | 2.778,04 |
Grandes Empresas | 1.952,95 | 2.200,60 | 2.818,81 |
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Piso Salarial 2025
O valor do piso salarial 2025 de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) em São Paulo, SP é de R$ 1.915,27 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos pelo sindicato de São Paulo.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em São Paulo, SP que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 7831-10.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Evolução salarial do Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) ao longo do tempo
Salário de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) mês a mês na cidade de São Paulo de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de São Paulo
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) trabalhando na cidade de São Paulo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de São Paulo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias). Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias) trabalhando em São Paulo. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Operador de Manobras (auxiliar de Ferrovias)
- Salário Base: R$ 1.969,05
- Salário-educação (3%): R$ 59,07
- Sistema S (2%): R$ 39,38
- INSS Patronal (20%): R$ 393,81
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 19,69
- FGTS (8%): R$ 157,52
- Férias 1/12: R$ 164,09
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 393,81
- Periculosidade (30%): R$ 590,71
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 54,70
- 13º Salário: R$ 164,09
- FGTS sobre Férias: R$ 13,13
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 4,38
- FGTS sobre 13º: R$ 13,13
- Aviso Prévio: R$ 164,09
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 13,13
- Multa Rescisória FGTS: R$ 164,09
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
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