Maquinista de Locomotiva - Salário Brasil

R$ 2.460,50/mês

Atualizado em

Hoje um Maquinista de Locomotiva ganha em média R$ 2.460,50 para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 771 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2025 a remuneração para Maquinista de Locomotiva pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 2.393,30 e o teto salarial de R$ 3.856,27, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2025, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Maquinista de Locomotiva.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 40 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Transporte ferroviário de carga de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Maquinista de Locomotiva é São Paulo , SP.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Maquinista de Locomotiva, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Maquinista de Locomotiva CBO 7826-10

O Maquinista de Locomotiva prepara-se para a condução de trem, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) da ferrovia, para informar sua entrada na via e seu posicionamento Solicita confirmação do destino e licenciamento para partida Pode comunicar impedimentos de circulação do veículo.

Conduz o trem, adequando o modo de condução ao tipo de veículo Liga o trem, libera o freio, monitora os equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona a buzina Conduz o veículo para a via principal Observa o perfil e as condições da via, atentando para a passagem de nível e para os pedestres.

Opera MCT-Terminal de Comunicação Móvel via satélite (Mobile Communication Terminal) Faz as paradas programadas e cumpre o tempo de percurso Recolhe e desliga o trem.

Preenche o relatório de viagem Transporta passageiros, alinhando o trem para embarque e desembarque, cumprindo o tempo de parada e monitorando a entrada e a saída das pessoas Presta informações ao usuário, anunciando o nome das estações e as mensagens Realiza manobras, operando aparelho de mudança de via (AMV).

Engata e desengata locomotivas e vagões na composição Manobra para pesagem de vagões Separa vagões por destino Acopla e desacopla mangueiras de ar Obedece a sinais e posiciona vagão para carga e descarga.

Transporta cargas, conferindo a formação da composição Monitora o carregamento do vagão, conferindo a documentação e verificando o acondicionamento da carga Examina vazamentos de carga e confere lacre, portas e lonas dos vagões.

Confere número, quantidade e peso dos vagões, verificando limite de tração Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.

Acompanha o responsável pelo serviço de manutenção na pesquisa de falhas Pode solicitar reboque, preparando o trem para ser rebocado Manobra para realização de testes operacionais.

Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque, removendo vagões avariados Manobra para manutenção de via permanente Inspeciona o trem e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas.

Instala e retira o equipamento detector de trem completo (DTC) Inspeciona as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras Vistoria freio manual Testa sistema de comunicação e sistemas elétrico e pneumático Instala e retira MCT-Terminal de Comunicação Móvel via satélite (Mobile Communication Terminal) Inspeciona sistemas de refrigeração e lubrificação Verifica os dispositivos de segurança, examinando equipamentos, tais como extintores e janelas de emergência Repõe equipamento de segurança Controla documentação, verificando ficha e documentos do trem Preenche o livro de bordo Verifica as condições de limpeza do trem, manobrando e estacionando para lavagem Informa ocorrências com o usuário, prestando-lhe primeiros socorros Manobra guindaste para prestar socorro Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas via rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Interrompe manobra em caso de perda de contato Informa situação de perigo, solicitando a desenergização e a interdição da via Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Usa equipamentos de proteção individual.

Algumas funções no exercício da profissão

  • transportar passageiros;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • vistoriar teleférico;
  • trabalhar com segurança;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • transportar cargas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional - cco;
  • manobrar para manutenção;
  • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
  • preencher livro de bordo;
  • obedecer sinalização de via;
  • demonstrar acuidade visual;
  • aperfeiçoar-se;
  • detectar falhas de equipamentos;
  • inspecionar equipamentos de bordo;
  • retirar terminal móvel de comunicação - mct portátil;
  • repor equipamento de segurança;
  • acatar sinalização do painel de bordo;
  • prestar informações ao usuário;
  • usar equipamentos de proteção individual - epi;
  • ver mais...

Salário de Maquinista de Locomotiva CBO 7826-10 - Série histórica

Quanto ganha um Maquinista de Locomotiva por região do Brasil

Tabela salarial para Maquinista de Locomotiva

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 2.393 28.720 598 11,54
Média Salarial 2.461 29.526 615 11,87
1º Quartil 2.038 24.457 510 9,83
Salário Mediana 2.232 26.784 558 10,76
3º Quartil 3.184 38.205 796 15,35
Teto Salarial 3.856 46.275 964 18,60
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Maquinista de Locomotiva negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 7826-10 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Maquinista de Locomotiva é um cargo que está com demanda restrita no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos uma queda de 85.11% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Maquinista de Locomotiva CBO 7826-10 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
4911-6/00 Transporte ferroviário de carga 2.383,83
2422-9/01 Produção de laminados planos de aço ao carbono, revestidos ou não 2.749,41
4120-4/00 Construção de edifícios 2.900,71
4912-4/02 Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana 5.096,33
7732-2/01 Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador 2.050,00
9321-2/00 Parques de diversão e parques temáticos 2.000,00
3315-5/00 Manutenção e reparação de veículos ferroviários 2.058,20
3831-9/99 Recuperação de materiais metálicos 2.710,50
4912-4/03 Transporte metroviário 2.274,33
2421-1/00 Produção de semi-acabados de aço 1.848,33
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganha um Maquinista de Locomotiva por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 771 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Maquinista de Locomotiva CBO 7826-10 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
505 44 220 2.234,28 10,16
96 40 200 2.666,97 13,33
86 31 155 2.979,91 19,23
32 42 210 2.509,53 11,95
18 39 195 3.610,56 18,52
11 33 165 4.066,36 24,64

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por nível profissional e porte da empresa

Metodologia: Salários de 505 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 2.555,13 2.864,58 3.637,09
Pequenas 2.359,60 2.669,06 3.441,57
Médias 2.491,48 2.800,94 3.573,44
Grandes Empresas 2.458,87 2.768,33 3.540,83
  • *Maquinista de Locomotiva Nível I: até 4 anos;
  • *Maquinista de Locomotiva Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Maquinista de Locomotiva Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Gráficos de pesquisa

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Maquinista de Locomotiva

  • Salário Base: R$ 2.460,50
  • Salário-educação (3%): R$ 73,82
  • Sistema S (2%): R$ 49,21
  • INSS Patronal (20%): R$ 492,10
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 24,61
  • FGTS (8%): R$ 196,84
  • Férias 1/12: R$ 205,04
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 492,10
  • Periculosidade (30%): R$ 738,15
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 68,35
  • 13º Salário: R$ 205,04
  • FGTS sobre Férias: R$ 16,40
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 5,47
  • FGTS sobre 13º: R$ 16,40
  • Aviso Prévio: R$ 205,04
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 16,40
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 205,04

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Gostou da pesquisa e deseja utilizá-la?

Toda essa pesquisa salarial para Maquinista de Locomotiva pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.

Salário e mercado de trabalho para Maquinista de Locomotiva