CBO 7826-05 - Operador de trem de metrô - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

O profissional no cargo de Operador de trem de metrô CBO 7826-05 opera trem de metrô, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO) para confirmar destino, conduzindo o veículo, movimentando o veículo na modalidade manual, semiautomática ou automática, realizando manobras, e transportando passageiros e cargas Realiza inspeções para detectar eventuais falhas de equipamentos, executando pequenos reparos.

Preenche relatórios Orienta passageiros sobre regras de segurança Pode prestar primeiros socorros.

Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 7826-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que pertence ao grupo dos trabalhadores de funções transversais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de trem de metrô, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos CBO 7826-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7826-05

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos.
      • Trabalhadores de funções transversais.

O que faz um Operador de trem de metrô

O Operador de trem de metrô CBO 7826-05 prepara-se para a operação de trem de metrô, comunicando-se com o Centro de Controle Operacional (CCO), para solicitar prefixo do trem, informar posicionamento e confirmar destino Pode comunicar impedimentos para circulação do veículo.

Opera o trem de metrô, movimentando o veículo na modalidade manual, semiautomática ou automática.

Liga o veículo, libera o freio, monitora equipamentos de bordo e, quando necessário, aciona buzina Acompanha circuito fechado de televisão.

Conduz o trem para a via principal, observando suas condições Cumpre as paradas programadas e conclui o percurso no tempo previsto.

Recolhe e desliga o veículo.

Preenche o relatório de viagem Pode operar trem em que um sistema controla a movimentação - tempo de abertura de portas, velocidade e outros itens -, monitorando o desempenho do veículo e intervindo na condução em emergências ou quando ocorre alguma falha do sistema.

Transporta passageiros, alinhando o veículo para embarque e desembarque, controlando a abertura e o fechamento das portas, monitorando a entrada e a saída de passageiros e cumprindo o tempo de parada.

Presta informações ao usuário, anunciando o nome das estações e mensagens Realiza manobras, operando aparelho de mudança de via (AMV) Engata e desengata locomotivas e vagões na composição.

Obedece a sinais e posiciona vagão para carga e descarga Transporta cargas, monitorando o carregamento do vagão Preenche relatórios de cargas e malotes transportados.

Atua em falhas de equipamentos, detectando os problemas e fazendo pequenos reparos Solicita serviço especializado de manutenção, requisitando o resgate de passageiros e manobrando para os reparos.

Acompanha o serviço de manutenção na pesquisa de falhas Manobra para realização de testes operacionais Pode solicitar reboque, preparando o trem para ser rebocado.

Emite relatório de ocorrência Transporta funcionários e equipamentos para manutenção de outros veículos Efetua reboque.

Inspeciona o trem e os equipamentos de bordo, fazendo controle de falhas Inspeciona as condições físicas do veículo, examinando janelas, engates, mangueiras, entre outras Testa sistema de comunicação e vistoria o sistema de comunicação visual.

Testa sistemas elétrico e pneumático e o sistema de portas Verifica os dispositivos de segurança, inspecionando equipamentos, tais como extintores e janelas de emergência Preenche o relatório de quilometragem Verifica as condições de limpeza do trem, manobrando e estacionando para lavagem Orienta passageiros sobre regras de segurança.

Informa ocorrências com o usuário, prestando-lhe primeiros socorros Pode conduzir usuário na passagem de emergência Trabalha com segurança, obedecendo a sinalização de via, acatando a sinalização do painel de bordo, respeitando a velocidade máxima autorizada e cumprindo as instruções recebidas via rádio Verifica o comportamento da composição durante a viagem, acionando o freio de emergência em situação de risco Interrompe manobra em caso de perda de contato Informa situação de perigo, solicitando a desenergização da via Auxilia no combate a incêndios, em casos de emergência Solicita equipe de segurança para atendimento de ocorrências Usa equipamentos de proteção individual.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7826-05 deve trabalhar com segurança, vistoriar teleférico, atuar em falhas de equipamentos, transportar cargas, demonstrar competências pessoais, operar teleférico, transportar passageiros, conduzir trem, bonde e metrô, comunicar-se com o centro de controle operacional - cco, manobrar trem, bonde e metrô, inspecionar trem, bonde e metrô.

Condições de trabalho dessas profissões

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7826-05

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Operador de trem de metrô CBO 7826-05

Um Operador de trem de metrô (ou sinônimo) deve emitir relatório de ocorrência, solicitar reboque, demonstrar segurança, aperfeiçoar-se, obedecer sinais de manobra, comunicar impedimentos de circulação do veículo, comunicar-se com clareza, conduzir usuário na passagem de emergência, solicitar manutenção, uniformizar-se, acatar instruções via rádio, trabalhar em equipe, verificar dispositivos de segurança, inspecionar condições físicas do veículo - janelas, engates, mangueiras e outras, engatar locomotivas e vagões na composição, demonstrar iniciativa, acatar sinalização do painel de bordo, acionar buzina, testar sistema de comunicação, demonstrar firmeza nas decisões, preencher relatório de quilometragem, estacionar em local predeterminado, solicitar desenergização da via, monitorar embarque e desembarque de passageiros, posicionar vagão para carga e descarga, detectar falhas de equipamentos, informar nome das estações, controlar abertura e fechamento das portas, manobrar para manutenção, monitorar carregamento do vagão - lixo, malotes e outros, obedecer sinalização de via, preencher relatório de bilhetes e malotes, efetuar reboque, acionar freio de emergência em situação de risco, alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros, repor equipamento de segurança, confirmar destino, liberar o freio, manobrar para testes operacionais, cumprir paradas programadas, monitorar equipamentos de bordo, observar condições de via, informar situação de risco ao longo da via, solicitar resgate de passageiros, acompanhar circuito fechado de televisão, demonstrar responsabilidade, demonstrar assiduidade, comunicar ocorrências externas ao sistema, cumprir tempo de percurso, testar sistemas elétrico e pneumático, aplicar freio de estacionamento e calços, verificar controle de falhas, operar aparelho de mudança de via - amv, demonstrar autocontrole, prestar primeiros-socorros, acompanhar manutenção na pesquisa de falhas, treinar funcionários, orientar passageiros sobre regras de segurança, usar equipamentos de proteção individual - epi, manobrar para manutenção de via permanente, desligar o veículo, anunciar mensagens, observar perfil de via, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, testar sistema de portas, manter farol aceso, movimentar o veículo na modalidade manual, conduzir veículo para a via principal, interromper manobra em caso de perda de contato, combater incêndios em casos de emergência, ligar o veículo, cumprir tempo de parada, verificar condições de limpeza, solicitar equipe de segurança, verificar o comportamento da composição durante a viagem, comunicar entrada na via, conferir a formação da composição, informar ocorrências com o usuário, solicitar prefixo do trem, inspecionar equipamentos de bordo, vistoriar sistema de comunicação visual, desengatar locomotivas e vagões da composição, demonstrar acuidade visual, transportar funcionários e equipamentos de manutenção, preencher relatório de viagem, recolher veículo, obedecer velocidade máxima autorizada, demonstrar percepção, solucionar pequenas falhas, prestar informações ao usuário, manobrar para lavagem, informar posicionamento, cumprir horários, preparar trem para reboque, concentrar-se nas suas atribuições, demonstrar capacidade de assimilação, movimentar o veículo na modalidade automática, zelar pelos equipamentos de trabalho, estacionar para limpeza, movimentar o veículo na modalidade semi-automática, inspecionar equipamentos de segurança - extintor, janelas, portas e outros, evacuar veículo, demonstrar rapidez de raciocínio.

Cargos e salários CBO 7826-05 - Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Salário Operador de Trem de Metro

Operador de Trem de Metro: Brasil

O profissional no cargo de Operador de Trem de Metro CBO 7826-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.137 e 7.544 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 414 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7826-05.