CBO 7826-05 - Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 7826-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que pertence ao grupo dos condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos CBO 7826-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7826-05

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores de funções transversais.
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas.
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos.

Descrição dos cargos da categoria Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Os Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos CBO 7826-05 conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Condições de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional.

Funções dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos CBO 7826-05

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • transportar cargas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • transportar passageiros;
  • vistoriar teleférico;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • operar teleférico;
  • trabalhar com segurança;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • Atividades dos cargos CBO 7826-05

    Entre as principais atribuições dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos CBO 7826-05 estão as de:

    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • demonstrar responsabilidade;
    • comunicar-se com clareza;
    • obedecer sinalização de via;
    • conferir a formação da composição;
    • preencher relatório de viagem;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • solucionar pequenas falhas;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • solicitar desenergização da via;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • acatar instruções via rádio;
    • solicitar reboque;
    • desligar o veículo;
    • demonstrar autocontrole;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • prestar primeiros-socorros;
    • uniformizar-se;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • observar condições de via;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • cumprir tempo de parada;
    • demonstrar assiduidade;
    • comunicar entrada na via;
    • repor equipamento de segurança;
    • estacionar em local predeterminado;
    • obedecer sinais de manobra;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • verificar condições de limpeza;
    • demonstrar percepção;
    • solicitar manutenção;
    • liberar o freio;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • solicitar equipe de segurança;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • demonstrar acuidade visual;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • manter farol aceso;
    • efetuar reboque;
    • cumprir horários;
    • testar sistema de comunicação;
    • verificar controle de falhas;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • manobrar para manutenção;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • estacionar para limpeza;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • manobrar para testes operacionais;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • manobrar para lavagem;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • informar posicionamento;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • observar perfil de via;
    • informar nome das estações;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • conduzir veículo para a via principal;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • recolher veículo;
    • demonstrar iniciativa;
    • solicitar prefixo do trem;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • ligar o veículo;
    • prestar informações ao usuário;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • testar sistema de portas;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • preparar trem para reboque;
    • cumprir tempo de percurso;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • acionar buzina;
    • trabalhar em equipe;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • confirmar destino;
    • cumprir paradas programadas;
    • anunciar mensagens;
    • demonstrar segurança;
    • evacuar veículo;
    • treinar funcionários;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • aperfeiçoar-se;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;

    Cargos e salários CBO 7826-05 - Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

    Salário Operador de Trem de Metro

    Operador de Trem de Metro: Brasil

    • 395
    • Brasil
    • 2.578 - 4.155
    • 39h
    O profissional no cargo de Operador de Trem de Metro CBO 7826-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.578 e 4.155 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 395 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7826-05.