CBO 7826-30 - Operador de teleférico (passageiros) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos
O profissional no cargo de Operador de teleférico (passageiros) CBO 7826-30 realiza o acionamento e a operação de teleférico, controlando a velocidade e monitorando o painel de controle Recepciona os passageiros, informando-lhes sobre as regras de segurança e verificando a sua distribuição para balanceamento de peso.
Mantém a conservação do teleférico, vistoriando equipamentos para evitar eventuais falhas e para aumentar a segurança no transporte Realiza manutenção básica Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 7826-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos que pertence ao grupo dos trabalhadores de funções transversais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Operador de teleférico (passageiros), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos CBO 7826-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7826-30
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos.
- Trabalhadores de funções transversais.
O que faz um Operador de teleférico (passageiros)
O Operador de teleférico (passageiros) CBO 7826-30 recepciona os passageiros, orientando sua distribuição para balanceamento de peso e conferindo sua acomodação Informa aos passageiros as regras de segurança.
Aciona e opera teleférico, controlando a velocidade, monitorando o painel de controle e mantendo comunicação com o operador da base de retorno (estação).
Opera equipamento de gravação do movimento de passageiros e acompanha as imagens do circuito fechado de televisão Monitora o desembarque dos passageiros, prestando ajuda às pessoas que apresentem dificuldades de locomoção.
Mantém a conservação do teleférico, vistoriando o sistema elétrico, o conjunto das torres e os cabos de aço Examina as cadeiras e suas travas.
Inspeciona contrapino, morsas, roldanas e embuchamento.
Vistoria o freio manual, o fim de curso, o contrapeso do teleférico e os dispositivos de segurança Inspeciona o circuito fechado de televisão e o sistema de comunicação visual.
Realiza limpeza e lubrificação de equipamentos.
Relata necessidade de manutenção preventiva Solicita o serviço de manutenção corretiva, para falhas ou problemas mais complexos Aciona gerador, no caso de paralisação do teleférico por falta de energia.
Zela pela segurança, solicitando apoio de equipe especializada, quando necessário.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7826-30 deve atuar em falhas de equipamentos, demonstrar competências pessoais, vistoriar teleférico, operar teleférico, trabalhar com segurança.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7826-30
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Operador de teleférico (passageiros) CBO 7826-30
Um Operador de teleférico (passageiros) (ou sinônimo) deve uniformizar-se, vistoriar cabos de aço, trabalhar em equipe, operar equipamento de gravação do movimento de passageiros, cumprir horários, demonstrar assiduidade, acompanhar circuito fechado de televisão, acionar teleférico, acionar gerador de energia, demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo, controlar velocidade do teleférico, vistoriar freio manual, demonstrar percepção, vistoriar embuchamento, vistoriar roldanas, demonstrar responsabilidade, vistoriar fio de curso, vistoriar sistema de comunicação visual, zelar pelos equipamentos de trabalho, comunicar-se com a base de retorno, comunicar-se com clareza, vistoriar contra-peso do teleférico, aperfeiçoar-se, vistoriar morsas, treinar funcionários, distribuir passageiros para balanceamento de peso, vistoriar dispositivos de segurança, demonstrar firmeza nas decisões, vistoriar conjuntos das torres, monitorar painel de controle, demonstrar segurança, demonstrar iniciativa, demonstrar autocontrole, concentrar-se nas suas atribuições, demonstrar capacidade de assimilação, orientar passageiros sobre regras de segurança, demonstrar rapidez de raciocínio, demonstrar acuidade visual, vistoriar cadeiras, conferir acomodação dos passageiros, vistoriar contra-pino, vistoriar travas das cadeiras, vistoriar sistema elétrico do teleférico, vistoriar circuito fechado de televisão, solicitar equipe de segurança.