Profissões relacionadas:
- Gerente de Terminal em Operações de Armazenamento
- Diretor de Logística em Operações de Transportes
- Diretor de Operações de Correios
- Diretor de Gestão Portuária
- Diretor de Redes (telecomunicações)
- Diretor de Operações de Serviços de Armazenamento
- Diretor de Operações de Serviços de Telecomunicações
- Diretor de Correios
- Diretor de Operações de Serviços de Transporte
O que faz um Diretor Regional (telecomunicações) CBO 1226-15
O Diretor Regional (telecomunicações) dirige operações de transmissão, emissão ou recepção (por fio, meios ópticos ou outro processo eletromagnético) de voz, imagens e dados, executadas em empresa pública ou privada de serviços de telecomunicações, considerando diretrizes determinadas pelo diretor geral – e, em corporações, pelo conselho de administração – e levando em conta estratégias, metas e ações definidas no planejamento estratégico. Atua em todos os processos relacionados à prestação de serviços, participando do planejamento operacional, organizando operações, monitorando a execução dos serviços, e controlando qualidade. Providencia apoio técnico para avaliação de novos negócios. Implementa inovações organizacionais e apresenta propostas de atualização tecnológica. Supervisiona atividades. Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Algumas funções no exercício da profissão
- Coordenar atividades gerenciais;
- Participar do planejamento operacional;
- Demonstrar competências pessoais;
- Atuar como representante legal da empresa;
- Viabilizar execução de metas operacionais;
- Executar programas e normas;
- Organizar operações de serviços;
- Controlar execução de serviços;
- Decidir sobre admissões e demissões;
- Responder tecnicamente frente aos órgãos fiscalizadores;
- Implementar atividades para a integração do corpo gerencial;
- Dimensionar recursos materiais e humanos;
- Participar de eventos públicos corporativos;
- Solicitar apresentação de relatórios gerenciais;
- ver mais...
Salário de Diretor Regional (telecomunicações) CBO 1226-15 - Série histórica
Quanto ganha um Diretor Regional (telecomunicações) por região do Brasil
Tabela salarial para Diretor Regional (telecomunicações)
| Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
|---|---|---|---|---|---|
| Piso Salarial | 16.607 | 199.290 | 4.152 | 79,08 | |
| Média Salarial | 17.074 | 204.885 | 4.268 | 81,30 | |
| 1º Quartil | 2.781 | 33.369 | 695 | 13,24 | |
| Salário Mediana | 5.552 | 66.624 | 1.388 | 26,44 | |
| 3º Quartil | 42.168 | 506.016 | 10.542 | 200,80 | |
| Teto Salarial | 51.075 | 612.902 | 12.769 | 243,22 | |
| |||||
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Diretor Regional (telecomunicações) é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de 10/2024 e 09/2025, tivemos um aumento de 38.46% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
O comparativo é feito entre o mês inicial e mês final da nossa base de dados de 12 meses de estoque do CAGED.
Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Diretor Regional (telecomunicações) CBO 1226-15 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Portal Salário junto a dados salariais oficiais do CAGED nos últimos 12 meses.
| CBO | Função/Especialização | Salário |
|---|---|---|
| 1226-20 | Diretor de logística em operações de transportes | 21.837,31 |
| 1226-10 | Diretor de gestão portuária | 18.983,23 |
| 1226-05 | Coordenador geral de operações de correios | 10.584,33 |
| Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO do MTE. | ||
Tipos de empresas que mais contratam
Salários por nível profissional e porte da empresa
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho brasileiro de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Diretor Regional (telecomunicações) nos últimos 12 meses do CAGED. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no Brasil. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Diretor Regional (telecomunicações). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no Brasil, o salário e a jornada de trabalho média de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Diretor Regional (telecomunicações) em todo Brasil. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Diretor Regional (telecomunicações). Confira o levantamento exclusivo do Portal Salario com gráfico ilustrativo:
Tem dúvidas sobre essa pesquisa?
Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Diretor Regional (telecomunicações) ou sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.

