Analista de Estudos de Mercado - Piso Salarial 2024, O Que Faz, Salário Administração, Ciências da Computação e/ou Sistemas de Informação

R$ 4.257,01/mês

Atualizado em

Hoje um Analista de Estudos de Mercado ganha em média R$ 4.257,01 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 66.780 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2024 a remuneração para Analista de Estudos de Mercado pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 4.140,75 e o teto salarial de R$ 9.531,21, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2024, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Analista de Estudos de Mercado.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Salário por cidade

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 27 anos, formação superior em Administração, Ciências da Computação e/ou Sistemas de Informação, do sexo feminino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Serviços combinados de escritório e apoio administrativo de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Analista de Estudos de Mercado é São Paulo.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Analista de Estudos de Mercado, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Analista de Estudos de Mercado CBO 1423-35

O Analista de Estudos de Mercado planeja, organiza, coordena, controla e avalia os processos de análise de pesquisa de mercado e de opinião pública, de empresas, organizações, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, considerando as atividades de negócios, comercialização, vendas e marketing de bens e serviços, opinião pública, processos eleitorais e outros temas, para dar respostas a questões do cliente interno ou externo Pode analisar frequência de temas e de personalidades citadas em redes sociais Elabora plano de análise de negócios, atuando com as áreas afins da organização contratante, cliente interno ou externo, considerando as metas definidas e os procedimentos estabelecidos.

Aplica técnicas de análise de pesquisa de mercado, estabelecendo relações entre as áreas de comercialização, negócios, vendas e marketing de produtos ou serviços, considerando status do mercado e da concorrência, do consumidor, tendências e inovações, o contexto socioeconômico, tendo em vista a tomada de decisões fundamentadas em dados Elabora planejamento tático e operacional de análise de pesquisa de mercado e de opinião pública, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo procedimentos de coleta e análise de dados Define amostra, desenvolve e testa instrumentos e treina equipe de coleta de dados primários e de mineração de dados Analisa dados e informações de mercado, referentes aos processos, políticas e procedimentos comunicacionais, de negócios, comercialização, vendas e marketing de produtos e serviços da organização, para a identificação de oportunidades e ameaças, expectativas e necessidades, tendo em vista implementar soluções e criar diferenciais competitivos, respaldados em viabilidade técnica, tecnológica e financeira.

Implementa e coordena o processo de análise de pesquisa de mercado, definindo tipo, escopo e abrangência da pesquisa, estratégias, métodos para coleta e análise de dados e informações de fontes primárias e secundárias, instrumentos, nível de controle do processo Implementa e coordena projetos de análise, reavaliando processos, estruturas, serviços e produtos da organização, definindo estratégias para atender demandas, tendências, oportunidades e aplicando novos métodos para melhoria do desempenho, da qualidade e da produtividade Avalia resultados de pesquisa e propõe ações para melhoria das estratégias e processos de negócios Analisa a relevância, validade, significância e consistência dos resultados qualitativos e quantitativos.

Tabula e expõe dados sobre ganhos e perdas de mercado, formula e coteja hipóteses de soluções e de novas estratégias de negócio Analisa resultados e atividades afins aos negócios da organização, referentes a metas e indicadores de desempenho, planos de comercialização, de vendas, de negócios, de marketing e comunicação, índices de participação da empresa no mercado, relacionamento com clientes, nível de competitividade, a produtividade e qualidade dos processos Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, avaliando alternativas, elaborando relatórios, requisitos, normas e procedimentos Propõe e coordena a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área.

Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, requisitos de negócios, diagramas, instrumentos de pesquisa, entre outros Pode propor ações para melhoria dos processos de negócios e promoção da imagem institucional, considerando protocolos e logística organizacionais, campanhas publicitárias e de vendas, otimização do uso de recursos, busca de oportunidades alinhadas às estratégias de negócios

Algumas funções no exercício da profissão

  • implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
  • analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas;
  • coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • implantar ações de relações públicas e ouvidoria;
  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar alternativas de soluções;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar habilidades comunicativas;
  • pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos;
  • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  • ver mais...

Salário de Analista de Estudos de Mercado CBO 1423-35 - Série histórica

Quanto ganha um Analista de Estudos de Mercado por região do Brasil

Quanto ganha um Analista de Estudos de Mercado nas principais cidades

Clique em uma cidade para ver a pesquisa salarial completa para Analista de Estudos de Mercado na localidade
Cidade Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
São Paulo, SP 42 5.313,25 5.462,44 8.255,00 25,92 20.599
Rio de Janeiro, RJ 42 4.766,83 4.900,67 7.406,04 23,36 3.375
Belo Horizonte, MG 42 3.826,50 3.933,94 5.945,09 18,53 2.529
Curitiba, PR 43 3.980,91 4.092,69 6.185,00 19,22 2.176
Barueri, SP 42 5.103,79 5.247,09 7.929,56 24,93 1.575
Porto Alegre, RS 42 4.066,15 4.180,32 6.317,43 19,75 1.263
Brasília, DF 43 4.217,18 4.335,59 6.552,07 20,39 1.051
Campinas, SP 43 4.190,68 4.308,34 6.510,90 20,21 935
Fortaleza, CE 44 3.221,45 3.311,91 5.005,05 15,19 843
Florianópolis, SC 42 4.047,64 4.161,29 6.288,67 19,95 751
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada uma das cidades da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outras cidades além dessas utilize a nossa Pesquisa Salarial.

Tabela salarial para Analista de Estudos de Mercado

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 4.141 49.689 1.035 19,42
Média Salarial 4.257 51.084 1.064 19,97
1º Quartil 2.029 24.354 507 9,52
Salário Mediana 3.500 42.000 875 16,42
3º Quartil 7.269 87.227 1.817 34,09
Teto Salarial 9.531 114.375 2.383 44,71
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Analista de Estudos de Mercado negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 1423-35 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para Administração, Ciências da Computação e/ou Sistemas de Informação

Analista de Estudos de Mercado é um cargo que está com muita demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Abril de 2023 e Março de 2024, tivemos um aumento de 6.68% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Analista de Estudos de Mercado CBO 1423-35 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Quanto ganha um Analista de Estudos de Mercado por estado

Clique em um estado para ver a pesquisa salarial completa para Analista de Estudos de Mercado na localidade
UF Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
42 4.822,00 4.957,39 7.491,76 23,38 32.687
43 3.374,65 3.469,41 5.243,07 16,23 5.344
43 3.466,58 3.563,92 5.385,90 16,57 4.851
43 3.382,33 3.477,30 5.254,99 16,17 4.494
42 4.423,05 4.547,24 6.871,93 21,59 4.065
43 3.529,16 3.628,25 5.483,12 16,94 3.608
44 2.917,73 2.999,65 4.533,16 13,78 1.582
44 3.150,77 3.239,24 4.895,23 14,84 1.203
43 2.774,86 2.852,77 4.311,19 13,23 1.060
43 4.171,23 4.288,35 6.480,69 20,14 1.033
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada um dos estados da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outros estados além desses utilize a Busca Salarial.

Tipos de empresas que mais contratam

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 4.496,34 4.622,59 6.985,79
7311-4/00 Agências de publicidade 3.466,73 3.564,07 5.386,13
7820-5/00 Locação de mão-de-obra temporária 5.197,41 5.343,34 8.075,02
7490-1/04 Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral 4.784,84 4.919,19 7.434,03
6202-3/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 4.542,21 4.669,74 7.057,06
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 4.864,46 5.001,04 7.557,72
6319-4/00 Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 4.271,46 4.391,40 6.636,41
7020-4/00 Atividades de consultoria em gestão empresarial 5.201,34 5.347,38 8.081,12
6203-1/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 4.793,76 4.928,36 7.447,88
4781-4/00 Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 2.737,75 2.814,62 4.253,53
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganha um Analista de Estudos de Mercado concursado

Profissionais com formação superior em Administração, Ciências da Computação e/ou Sistemas de Informação contratados para exercer o cargo de Analista de Estudos de Mercado também podem almejar um emprego público através de concurso.

O salário de Analista de Estudos de Mercado concursado é de R$ 6.824,64 para uma jornada de 40 horas semanais, segundo dados de 15 profissionais contratados por concúrso público para órgãos municipais, estaduais ou federais.

Sem dúvidas seguir uma carreira concursada de Analista de Estudos de Mercado é uma ótima pedida, já que o salário no setor público é cerca de 38% maior do que a média salarial do setor privado.

Quanto ganham profissionais de Administração, Ciências da Computação e/ou Sistemas de Informação por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 66.780 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Analista de Estudos de Mercado CBO 1423-35 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
44.104 44 220 3.789,22 17,22
17.253 40 200 5.453,00 27,27
1.287 42 210 4.779,57 22,76
604 43 215 3.876,68 18,03
251 41 205 6.024,11 29,39
244 36 180 2.931,22 16,28

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por porte da empresa e nível profissional

Metodologia: Salários de 31.582 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Júnior Pleno Sênior
Micro 4.159,09 4.450,14 4.955,01
Pequenas 4.089,29 4.380,33 4.885,20
Médias 4.735,33 5.026,37 5.531,24
Grandes Empresas 5.228,07 5.519,12 6.023,98
  • *Analista de Estudos de Mercado Júnior: até 4 anos;
  • *Analista de Estudos de Mercado Pleno: de 4 a 6 anos;
  • *Analista de Estudos de Mercado Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Quanto ganha um Analista de Estudos de Mercado PCD

Num levantamento com 342 salários de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação PCDs - Pessoas Com Deficiência no cargo de Analista de Estudos de Mercado, a média salarial em todo o Brasil é de R$ 4.635,71 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.

O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, ou até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.

Gráficos de pesquisa

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Analista de Estudos de Mercado

  • Salário Base: R$ 4.257,01
  • Salário-educação (3%): R$ 127,71
  • Sistema S (2%): R$ 85,14
  • INSS Patronal (20%): R$ 851,40
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 42,57
  • FGTS (8%): R$ 340,56
  • Férias 1/12: R$ 354,75
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 851,40
  • Periculosidade (30%): R$ 1.277,10
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 118,25
  • 13º Salário: R$ 354,75
  • FGTS sobre Férias: R$ 28,38
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 9,46
  • FGTS sobre 13º: R$ 28,38
  • Aviso Prévio: R$ 354,75
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 28,38
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 354,75

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

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Toda essa pesquisa salarial para Analista de Estudos de Mercado pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

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Salário e mercado de trabalho para Analista de Estudos de Mercado