CBO 9144-20 - Mecânico de manutenção de tratores - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos mecânicos de manutenção de veículos automotores
O profissional no cargo de Mecânico de manutenção de tratores CBO 9144-20 realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de tratores de rodas e esteiras, utilizados em atividades agrícolas, florestais e industriais Elabora plano de manutenção.
Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.
Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente
CBO 9144-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de mecânicos de manutenção de veículos automotores que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Mecânico de manutenção de tratores, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Mecânicos de manutenção de veículos automotores CBO 9144-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 9144-20
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
- Mecânicos de manutenção de veículos automotores.
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.
O que faz um Mecânico de manutenção de tratores
O Mecânico de manutenção de tratores CBO 9144-20 elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de tratores de rodas e esteiras, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.
Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.
Realiza manutenção mecânica de motores, removendo e desmontando o motor Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.
Remove o sistema de transmissão, efetua ajuste de montagem, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.
Regula e faz a sangria do sistema de freios.
Drena filtros da linha de alimentação Regula o sistema de ignição e injeção.
Ajusta cubos de rodas e esteiras.
Regula altura e lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de tratores de rodas e esteiras, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.
Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Troca componentes de esteiras Repara componentes, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento.
Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, válvula injetora diesel, bomba injetora, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar.
Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades Testa desempenho de componentes e sistemas dos tratores de rodas e esteiras, realizando testes de motor no veículo, testando sistema de transmissão e válvulas injetoras e efetuando testes hidráulicos e pneumáticos Testa circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão.
Verifica o funcionamento do sistema de arrefecimento Examina o funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Verifica as condições da tubulação e do tanque de combustível.
Realiza teste de emissão de poluentes Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho.
Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 9144-20 deve demonstrar competências pessoais, reparar componentes e sistemas de veículos, realizar o trabalho com segurança, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, substituir peças dos diversos sistemas, elaborar plano de manutenção.
Condições de trabalho dessas profissões
Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9144-20
Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de tratores CBO 9144-20
Um Mecânico de manutenção de tratores (ou sinônimo) deve consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, regular altura da suspensão, identificar o trabalho a ser realizado, substituir braços do sistema, substituir agregados da suspensão, trocar vedantes de óleo e água, preencher ordem de serviço, trocar filtros e lubrificantes, ajustar válvulas no motor, alinhar sistema de direção, reparar válvula injetora - diesel, coordenar braços e pernas, regular freios, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, efetuar ajustes de montagem na transmissão, confirmar plano de manutenção com o cliente, conferir peças no recebimento, demonstrar orientação espacial, trocar mangueiras, correias e polias, preencher requisição de material, trocar válvulas pneumáticas, manter o local de trabalho organizado, realizar teste de emissão de poluentes, sangrar sistema de freios, manter relacionamento interpessoal, reparar bomba dágua, reparar sistema de carga e partida, testar sistema de transmissão no veículo, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, identificar áreas de risco, testar pressão de alimentação e vazão, trocar molas, lubrificar articulações da suspensão, reparar válvulas pneumáticas, trocar válvula injetora, reparar bomba de combustível, desmontar sistema de transmissão, ajustar componentes pneumáticos, drenar filtros da linha de alimentação, orientar o cliente no uso correto do veículo, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, regular sistema de ignição e injeção, reparar sistema de sobrealimentação, ajustar cubos de rodas, avaliar satisfação do cliente, reparar sistema de escapamento, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, identificar tipos de transmissão e funcionamento, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, testar válvulas injetoras, instalar sistemas de transmissão no veículo, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, trocar terminais esféricos - pivôs, trocar componentes eletroeletrônicos, remover sistemas de transmissão, trocar peças do sistema de escapamento, vestir equipamentos de proteção individual, reparar bomba injetora, realizar o trabalho de modo eficiente, interpretar desenhos e normas técnicas, instalar motor no veículo, desmontar o motor, efetuar limpeza geral, orçar serviços manuais e por computador, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, cumprir compromissos assumidos, reparar chassis, reparar sistema de arrefecimento, trocar sensores térmicos, trabalhar com responsabilidade, interpretar diagramas eletroeletrônicos, manter-se atualizado profissionalmente, trabalhar em equipe, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, trocar sistema de embreagem, reparar unidade hidráulica, identificar sons no ambiente, remover o motor do veículo, testar motor no veículo, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, reparar sistema elétrico, trocar componentes da unidade hidráulica, demonstrar destreza manual, testar circuitos eletroeletrônicos, substituir bolsas de ar, substituir agregados - compressor, alternador, bomba dágua etc., trocar buchas, reparar caixa de direção, trocar rolamentos de rodas, limpar filtros de transmissão, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, trocar radiadores, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, trabalhar com atenção seletiva, trocar fluidos hidráulicos, estimar tempo de execução, realizar manutenção da bomba hidráulica, reparar bomba hidráulica da direção, trocar amortecedores, trocar peças com defeito de fabricação, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, montar motor, realizar manutenção do compressor de ar.