Mecânico de Manutenção de Ônibus - Salário, O Que Faz, Piso Salarial 2024

R$ 2.414,50/mês

Atualizado em

Hoje um Mecânico de Manutenção de Ônibus ganha em média R$ 2.414,50 para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 43.359 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2024 a remuneração para Mecânico de Manutenção de Ônibus pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 2.348,56 e o teto salarial de R$ 4.507,96, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2024, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Ônibus.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Salário por cidade

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 20 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Mecânico de Manutenção de Ônibus é São Paulo.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Mecânico de Manutenção de Ônibus, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Mecânico de Manutenção de Ônibus CBO 9144-25

O Mecânico de Manutenção de Ônibus elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.

Remove e desmonta o motor, realiza o controle dimensional de peças e envia peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas Remove o sistema de transmissão, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.

Regula e faz a sangria do sistema de freios Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.

Ajusta cubos de rodas Lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.

Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, bomba e válvula injetoras, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades.

Testa desempenho de componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão e efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa válvulas injetoras, circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento.

Verifica funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes.

Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.

Algumas funções no exercício da profissão

  • reparar componentes e sistemas de veículos;
  • substituir peças dos diversos sistemas;
  • elaborar plano de manutenção;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar o trabalho com segurança;
  • testar desempenho de componentes e sistemas de veículos;
  • realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo;
  • trabalhar com responsabilidade;
  • trocar vedantes de óleo e água;
  • trocar peças do sistema de escapamento;
  • substituir braços do sistema;
  • reparar válvulas pneumáticas;
  • instalar motor no veículo;
  • trocar válvula injetora;
  • identificar sons no ambiente;
  • identificar áreas de risco;
  • testar motor no veículo;
  • manter o local de trabalho organizado;
  • ver mais...

Salário de Mecânico de Manutenção de Ônibus CBO 9144-25 - Série histórica

Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Ônibus por região do Brasil

Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Ônibus nas principais cidades

Clique em uma cidade para ver a pesquisa salarial completa para Mecânico de Manutenção de Ônibus na localidade
Cidade Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
São Paulo, SP 43 2.836,89 2.916,55 4.407,57 13,47 1.671
Rio de Janeiro, RJ 43 2.401,18 2.468,60 3.730,63 11,36 813
Belo Horizonte, MG 43 2.152,08 2.212,50 3.343,60 10,21 574
Curitiba, PR 43 2.499,22 2.569,39 3.882,95 11,85 561
São José dos Pinhais, PR 44 2.439,55 2.508,05 3.790,24 11,44 186
Salvador, BA 44 2.113,72 2.173,06 3.284,00 9,97 177
Suzano, SP 44 2.660,28 2.734,98 4.133,18 12,43 85
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada uma das cidades da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outras cidades além dessas utilize a nossa Pesquisa Salarial.

Tabela salarial para Mecânico de Manutenção de Ônibus

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 2.349 28.183 587 10,76
Média Salarial 2.414 28.974 604 11,06
1º Quartil 1.733 20.792 433 7,94
Salário Mediana 2.200 26.400 550 10,08
3º Quartil 3.438 41.256 859 15,75
Teto Salarial 4.508 54.096 1.127 20,65
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 9144-25 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Mecânico de Manutenção de Ônibus é um cargo que está com muita demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Junho de 2023 e Maio de 2024, tivemos um aumento de 7.37% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Mecânico de Manutenção de Ônibus CBO 9144-25 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Ônibus por estado

Clique em um estado para ver a pesquisa salarial completa para Mecânico de Manutenção de Ônibus na localidade
UF Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
44 2.645,53 2.719,82 4.110,27 12,44 10.773
43 2.160,48 2.221,14 3.356,66 10,25 5.461
44 2.316,58 2.381,62 3.599,18 10,87 3.572
44 2.457,11 2.526,10 3.817,51 11,50 3.315
44 2.314,69 2.379,68 3.596,25 10,85 3.181
44 2.311,01 2.375,89 3.590,52 10,87 2.518
43 2.360,50 2.426,78 3.667,43 11,21 2.000
44 2.351,42 2.417,44 3.653,31 11,03 1.861
44 2.462,89 2.532,05 3.826,51 11,61 1.642
43 1.966,16 2.021,37 3.054,75 9,31 1.509
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada um dos estados da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outros estados além desses utilize a Busca Salarial.

Tipos de empresas que mais contratam

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial
4520-0/01 Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores 2.101,65 2.160,66 3.265,25
4530-7/03 Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 2.056,63 2.114,37 3.195,30
4930-2/02 Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.465,91 2.535,15 3.831,19
4921-3/01 Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal 2.492,01 2.561,98 3.871,75
4511-1/04 Comércio por atacado de caminhões novos e usados 1.963,26 2.018,38 3.050,24
4921-3/02 Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana 2.338,45 2.404,11 3.633,16
4511-1/01 Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos 2.008,06 2.064,44 3.119,84
4929-9/02 Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional 2.675,99 2.751,13 4.157,59
4930-2/01 Transporte rodoviário de carga 2.379,58 2.446,40 3.697,07
1931-4/00 Fabricação de álcool 3.498,08 3.596,30 5.434,83
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Ônibus concursado

Profissionais com ensino médio completo contratados para exercer o cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus também podem almejar um emprego público através de concurso.

O salário de Mecânico de Manutenção de Ônibus concursado é de R$ 3.072,99 para uma jornada de 42 horas semanais, segundo dados de 7 profissionais contratados por concúrso público para órgãos municipais, estaduais ou federais.

Sem dúvidas seguir uma carreira concursada de Mecânico de Manutenção de Ônibus é uma ótima pedida, já que o salário no setor público é cerca de 21% maior do que a média salarial do setor privado.

Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Ônibus por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 43.359 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Mecânico de Manutenção de Ônibus CBO 9144-25 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
38.267 44 220 2.415,73 10,98
1.930 40 200 2.287,91 11,44
373 42 210 2.616,57 12,46
314 43 215 2.564,88 11,93
249 36 180 2.510,91 13,95
104 37 185 2.778,23 15,02

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por nível profissional e porte da empresa

Metodologia: Salários de 19.841 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 2.410,11 2.575,18 2.861,53
Pequenas 2.469,30 2.634,38 2.920,73
Médias 2.563,72 2.728,79 3.015,14
Grandes Empresas 2.663,84 2.828,92 3.115,27
  • *Mecânico de Manutenção de Ônibus Nível I: até 4 anos;
  • *Mecânico de Manutenção de Ônibus Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Mecânico de Manutenção de Ônibus Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Quanto ganha um aprendiz de Mecânico de Manutenção de Ônibus

Em um total de 1.542 aprendizes contratados e demitidos durante o período da pesquisa, o salário médio de um aprendiz no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus é de R$ 748,53 para uma jornada de trabalho de cerca de 25 horas semanais.

Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Ônibus PCD

Num levantamento com 102 salários de Mecânicos de manutenção de veículos automotores PCDs - Pessoas Com Deficiência no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus, a média salarial em todo o Brasil é de R$ 2.508,11 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, ou até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.

Gráficos de pesquisa

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Mecânico de Manutenção de Ônibus

  • Salário Base: R$ 2.414,50
  • Salário-educação (3%): R$ 72,43
  • Sistema S (2%): R$ 48,29
  • INSS Patronal (20%): R$ 482,90
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 24,14
  • FGTS (8%): R$ 193,16
  • Férias 1/12: R$ 201,21
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 482,90
  • Periculosidade (30%): R$ 724,35
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 67,07
  • 13º Salário: R$ 201,21
  • FGTS sobre Férias: R$ 16,10
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 5,37
  • FGTS sobre 13º: R$ 16,10
  • Aviso Prévio: R$ 201,21
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 16,10
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 201,21

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

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Toda essa pesquisa salarial para Mecânico de Manutenção de Ônibus pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

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Salário e mercado de trabalho para Mecânico de Manutenção de Ônibus