Mecânico de Manutenção de Ônibus - Salário 2022 e Mercado de Trabalho

CBO: 9144-25

Um Mecânico de Manutenção de Ônibus ganha em média R$ 1.936,87 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 29.741 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas no período de Dezembro de 2020 a Novembro de 2021.

A faixa salarial do Mecânico de Manutenção de Ônibus fica entre R$ 1.767,76 (média do piso salarial 2022 de acordos coletivos), R$ 1.785,08 (salário mediana da pesquisa) e o teto salarial de R$ 3.569,97, levando em conta o salário base de profissionais em regime CLT de todo o Brasil.

O perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 26 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores.

A cidade com mais ocorrências de contratações e por consequência com mais vagas de emprego para Mecânico de Manutenção de Ônibus é São Paulo - SP.

Lembrando que os salários aqui informados não contém adicionais salariais de nenhum tipo, como bônus, comissões, insalubridade, periculosidade, acúmulo de função, hora intervalar, nem nada do tipo. Somente o salário base mensal informado na demissão ou admissão em contrato de trabalho e/ou CTPS.

O que faz um Mecânico de Manutenção de Ônibus

  1. interpretar desenhos e normas técnicas;
  2. reparar sistema elétrico;
  3. reparar chassis;
  4. substituir bolsas de ar;
  5. vestir equipamentos de proteção individual;
  6. reparar válvula injetora (diesel);
  7. verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios;
  8. regular freios;
  9. trocar vedantes de óleo e água;
  10. trocar válvulas pneumáticas;
  11. trocar rolamentos de rodas;
  12. enviar peças para retificação;
  13. trocar filtros e lubrificantes;
  14. testar estanqueidade do sistema de alimentação;
  15. trocar tensores;
  16. remover o motor do veículo;
  17. instalar sistemas de transmissão no veículo;
  18. controlar dimensional das peças;
  19. substituir braços do sistema;
  20. reparar unidade hidráulica;
  21. trocar molas;
  22. testar sistema de transmissão no veículo;
  23. testar motor no veículo;
  24. orientar o cliente no uso correto do veículo;
  25. avaliar satisfação do cliente;
  26. trocar componentes da unidade hidráulica;
  27. conferir peças no recebimento;
  28. ver mais...

Algumas funções no exercício da profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar o trabalho com segurança;
  • reparar componentes e sistemas de veículos;
  • elaborar plano de manutenção;
  • realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo;
  • substituir peças dos diversos sistemas;
  • testar desempenho de componentes e sistemas de veículos;
  • saiba mais...

Cálculo salarial para Mecânico de Manutenção de Ônibus por períodos

Divisões salariais com base no salário bruto no cargo e na remuneração por períodos
VALORES EM R$ Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Salário Nominal
(Bruto Mensal)
Piso Salarial 1.767,76 21.213,07 441,94 8,10
Média Salarial 1.936,87 23.242,39 484,22 8,87
1º Quartil 1.306,36 15.676,27 326,59 5,99
Salário Mediana 1.785,08 21.420,96 446,27 8,18
3º Quartil 2.722,61 32.671,37 680,65 12,47
Teto Salarial 3.569,97 42.839,69 892,49 16,36
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Mecânico de Manutenção de Ônibus é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Dezembro de 2020 e Novembro de 2021, tivemos um aumento de 29.47% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Tabela de salários Mecânico de Manutenção de Ônibus nas principais cidades

Clique em uma cidade para ver a pesquisa salarial completa para Mecânico de Manutenção de Ônibus na localidade
Cidade Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
São Paulo, SP 43 2.108,27 2.309,95 3.490,87 10,67 1.309
Rio de Janeiro, RJ 44 1.962,14 2.149,85 3.248,91 9,88 512
Curitiba, PR 44 1.936,07 2.121,28 3.205,74 9,69 458
Salvador, BA 44 1.623,77 1.779,10 2.688,63 8,17 123
Suzano, SP 44 2.084,50 2.283,91 3.451,52 10,38 105
Para ver a pesquisa salarial completa para o cargo em cada uma das cidades da tabela, clique nos links das localidades da lista. Para ver o salário em outras cidades além dessas utilize a Busca Salarial.

Tabela de salários do cargo por estado

Clique em um estado para ver a pesquisa salarial completa para Mecânico de Manutenção de Ônibus na localidade
UF Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
44 1.983,78 2.173,55 3.284,74 9,94 7.380
43 1.603,67 1.757,08 2.655,36 8,10 3.646
44 1.757,83 1.925,99 2.910,61 8,77 2.797
44 1.763,51 1.932,22 2.920,02 8,81 2.436
44 1.802,26 1.974,67 2.984,17 8,99 2.192

Setores que mais contratam Mecânico de Manutenção de Ônibus no Brasil

Lista com os segmentos de atividades econômicas das empresas com o maior número de admissões para o cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus.

Um termômetro fiel para sabermos os setores da economia com maior demanda nas contratações de profissionais para a ocupação e os salários pagos em média em cada setor.

Essa é uma estatística muito importante para um Mecânico de Manutenção de Ônibus que busca uma recolocação no mercado de trabalho ou a primeira oportunidade de trabalho.

Os segmentos das empresas estão listados são de acordo com a descrição do CNAE de cadastro de cada empresa (CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas) junto a Receita Federal.

No filtro são excluídos os aprendizes e trabalhadores em regime parcial de trabalho como horistas ou intermitentes.

Tabela de salários por tipo de empresa

CNAE Segmento da Empresa Jornada Piso Salarial Média Salarial Teto Salarial Salário/Hora Total
4520-0/01 Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores 44 1.595,79 1.748,45 2.642,31 7,99 4.920
4530-7/03 Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 44 1.589,16 1.741,19 2.631,33 7,95 4.144
4930-2/02 Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 44 1.837,82 2.013,63 3.043,06 9,24 3.880
4921-3/01 Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal 43 1.864,96 2.043,37 3.088,00 9,43 2.308
4511-1/04 Comércio por atacado de caminhões novos e usados 44 1.513,13 1.657,88 2.505,44 7,58 1.222
4511-1/01 Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos 44 1.521,04 1.666,54 2.518,53 7,61 822
4921-3/02 Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana 44 1.930,98 2.115,70 3.197,32 9,67 769
4929-9/02 Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional 44 2.009,31 2.201,53 3.327,02 10,06 497
1931-4/00 Fabricação de álcool 44 2.453,48 2.688,19 4.062,48 12,22 483
4922-1/02 Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, interestadual 44 1.867,85 2.046,54 3.092,79 9,39 469
Você pode ver uma pesquisa completa de cada um desses segmentos clicando no link de cada um deles. São informações salariais de cargos operacionais e gerenciais em cada setor em todas as cidades e estados brasileiros.

Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Ônibus por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 29.741 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Mecânico de Manutenção de Ônibus em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
26.453 44 220 1.934,87 8,79
1.316 40 200 1.921,85 9,61
275 42 210 2.042,68 9,73
222 43 215 2.001,07 9,31
124 36 180 2.074,29 11,52
39 41 205 2.526,95 12,33

Salários na carreira por nível profissional e porte da empresa

Um Mecânico de Manutenção de Ônibus Nível I ganha em média R$ 1.893,67, o Nível II recebe cerca de R$ 2.142,18, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 2.573,25 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Salário por porte da empresa

Esse levantamento mostra a faixa salarial em que se encontra o cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus de acordo com o porte da empresa. Os segmentos são: MEI - Micro Empreendedor Individual, micro empresa, pequena empresa, média empresa e grande empresa. Veja como é feita essa divisão:

  • MEI: permitido no máximo 1 funcionário;
  • Micro: até 19 funcionários;
  • Pequena: 20 a 99 funcionários;
  • Média: 100 a 499 funcionários;
  • Grande: mais de 500 empregados, seja comércio, serviços ou indústria.

Salário por nível profissional

Aqui buscamos listar a remuneração do cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus de acordo com o nível de experiência do profissional na empresa até sua demissão. Veja como é feita a listagem:

  • *Mecânico de Manutenção de Ônibus Nível I: até 4 anos;
  • *Mecânico de Manutenção de Ônibus Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Mecânico de Manutenção de Ônibus Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;
Metodologia: Salários de 13.114 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 1.873,59 1.997,85 2.213,38
Pequenas 1.907,49 2.031,74 2.247,28
Médias 2.003,49 2.127,75 2.343,28
Grandes Empresas 2.063,56 2.187,82 2.403,35
*Os salários de Mecânico de Manutenção de Ônibus Nível 1, Nível 2 e Nível 3 no cargo são referentes somente ao histórico do profissional naquela empresa até ser demitido. Esses dados não levam em consideração a vida profissional completa no cargo, por isso o salário de um Mecânico de Manutenção de Ônibus Nível 1 pode ser maior que um Nível 3 por exemplo. Geralmente quando a amostragem de salários na pesquisa é maior isso tende a se estabilizar estatisticamente.

Piso salarial Mecânico de Manutenção de Ônibus 2022

De acordo com negociações coletivas registradas, o valor médio do piso salarial 2022 para o cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus em todo o Brasil é de R$ 1.767,76 para uma jornada de trabalho de 44 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2022 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Mecânicos de manutenção de veículos automotores pelo sindicato.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos de todo Brasil que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 9144-25.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de profissionais em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Quanto ganha um aprendiz de Mecânico de Manutenção de Ônibus

Em um total de 795 aprendizes contratados e demitidos durante o período da pesquisa, o salário médio de um aprendiz no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus é de R$ 608,15 para uma jornada de trabalho de cerca de 23 horas semanais.

De acordo com a legislação, aprendiz é uma ocupação com jornada parcial de trabalho a qual não poderá interferir nos horários de estudos e no qual o trabalhador possa ter vencimentos menores que o salário mínimo vigente.

Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Ônibus PCD

Num levantamento com 141 salários de Mecânicos de manutenção de veículos automotores PCDs - Pessoas Com Deficiência no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus, a média salarial em todo o Brasil é de R$ 2.027,01 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, ou até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.

Evolução salarial do Mecânico de Manutenção de Ônibus ao longo do tempo

Salário de Mecânico de Manutenção de Ônibus mês a mês de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões pelo mercado de trabalho

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus pelo mercado de trabalho durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo. Confira o gráfico:

Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Ônibus por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Mecânico de Manutenção de Ônibus. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Mecânico de Manutenção de Ônibus com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Mecânico de Manutenção de Ônibus com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.

Salário e mercado de trabalho para Mecânico de Manutenção de Ônibus

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