CBO 8483-15 - Masseiro (massas alimentícias)
Entenda o que fazem os padeiros, confeiteiros e afins no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Masseiro (massas alimentícias) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Masseiro (massas alimentícias)
O Masseiro (Massas Alimentícias) executa e controla o processo de produção de massas alimentícias. Planeja o trabalho, conforme programação da produção. Aplica medidas e ações previstas em boas práticas de fabricação (BPF) da indústria alimentícia. Cumpre legislação sanitária, normas técnicas, normas de higiene na manipulação de alimentos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 8483-15
Executa as operações de preparação de massas frescas, secas e recheadas, fazendo a seleção e a pesagem dos ingredientes.
Opera e controla tempo e velocidade das máquinas, para mistura dos ingredientes e para homogeneizar a massa.
Opera equipamentos de cilindragem e modelagem da massa. Controla temperatura e viscoelasticidade da massa.
Pode preparar e colocar recheio na massa. Pode submeter a massa a processo de cozimento e de pré-secagem.
Pode operar máquinas para embalar e etiquetar os produtos. Identifica, na etiqueta, o produto, as datas de fabricação e validade e outras informações previstas em normas.
Controla a produção, elaborando documentos, tais como requisição de materiais, registros de saída de materiais e relatórios de produção.
Pode armazenar produtos, controlando o prazo de validade.
Conserva o local de trabalho limpo, higienizado e organizado. Limpa, organiza e higieniza utensílios, máquinas e equipamentos.
Controla a reposição de matérias-primas, examinando a programação da produção e o estoque disponível. Recebe e armazena as matérias-primas, controlando seu estado de conservação.
Destina adequadamente os resíduos gerados, realizando descarte de acordo com as normas ambientais.
Verifica o funcionamento das máquinas e dos equipamentos, requisitando a necessária manutenção.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - TEMPERATURA E CALOR | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ARITMÉTICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE MICROBIOLOGIA (ESPECIFICAR:...) - CONTROLES MICROBIOLÓGICOS APLICADOS À INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | PRODUÇÃO EM BATELADA | 4 | 4 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA | 4 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 2 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 4 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 4 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 5 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO | FABRICAÇÃO ARTESANAL DE ALIMENTOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO | PROCESSOS DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO | PROCESSOS FERMENTATIVOS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO (ESPECIFICAR:...) - BOAS PRÁTICAS NA FABRICAÇÃO DE ALIMENTOS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO (ESPECIFICAR:...) - OPERAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS DE PRODUÇÃO DE MASSAS ALIMENTÍCIAS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS E PROCESSOS DE FABRICAÇÃO DE MASSAS SECAS, FRESCAS E RECHEADAS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, BEBIDAS E FUMO (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE FARINHAS, AMIDOS, LEVEDURAS, FERMENTOS E OUTROS INGREDIENTES | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - LIMPEZA, ORGANIZAÇÃO E HIGIENIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS, UTENSÍLIOS, MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS DE PRODUÇÃO DE MASSAS ALIMENTÍCIAS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OPERAÇÃO DE LINHAS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | ALIMENTAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONTROLE DA PRODUÇÃO | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | PROCESSOS PARA EMBALAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE EMBALAGEM E ETIQUETAGEM | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | CONTROLE E ARMAZENAGEM | CONTROLE DE ESTOQUES | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | CONTROLE E ARMAZENAGEM | TIPOS DE ARMAZENAGEM | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS | 4 | 5 | 3 | |
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR | NUTRIÇÃO E DIETÉTICA | HIGIENE DOS ALIMENTOS | 4 | 5 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - SENSIBILIDADE OLFATIVA | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 4 |
Condições de Trabalho
Padeiros, confeiteiros e afins atuam na fabricação de produtos alimentares com empregados com carteira assinada. Podem, também, exercer suas funções como autônomos. Nas fábricas, organizam-se segundo o sistema de trabalho seqüencial, sob supervisão permanente, em ambiente fechado e em rodízio de turnos (diurno/noturno). Podem trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos e permanecer expostos a ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Produzir compotas;
- Preparar massas;
- Fabricar macarrão;
- Planejar a produção;
- Demonstrar competências pessoais;
- Confeccionar salgados;
- Fazer pães;
- Confeitar doces;
- Fazer bolachas e biscoitos;
- Redigir documentos;
- Fornear a massa;
- Manter-se atualizado;
- Demonstrar responsabilidade;
- Desenformar para embalagem;
- Usar equipamentos de proteção individual - epi;
- Evidenciar pontualidade;
- Organizar local de trabalho;
- Preencher relatório de produção;
- Mandar para estufa;
- Respeitar as regras de higiene e limpeza;
- Dominar técnicas de congelamento e resfriamento de alimentos;
- Cortar a massa do macarrão;
- Pré-secar o macarrão;
- Controlar a validade de ingredientes;
- Discriminar sabores em degustação;
- Embalar produtos;
- Preencher registro de saída de material;
- Manifestar criatividade e agilidade;
- Dar o ponto em massas;
- Adicionar ingredientes na máquina;
- Testar novas receitas;
- Rechear salgados;
- Cortar massas;
- Mochilar o biscoito molhado;
- Definir tipos de biscoitos e bolachas;
- Pesar ingredientes;
- Programar máquina para bater, cilindrar e fornear;
- Preencher relatório de devolução;
- Adicionar açúcar e água;
- Assar biscoitos;
- Prensar massa de macarrão;
- Separar matéria-prima;
- Modelar o biscoito seco;
- Dar o ponto na massa, com farinha, até a homogeneização;
- Diferenciar odores;
- Preencher requisição de material;
- Ligar roscas sem fim;
- Bater massas;
- Vestir uniforme da empresa;
- Executar tarefas simultâneas;
- Higienizar maquinários, equipamentos e instrumentos;
- Arrumar massa em fôrmas;
- Alimentar máquinas com ingredientes;
- Verificar planejamento da produção;
Profissões da Família Ocupacional
- Padeiro Confeiteiro
- Trabalhador de Fabricação de Sorvete
- Masseiro (Massas Alimentícias)
- Masseiro de Biscoito
- Pasteleiro
- Patisseiro
- Masseiro (padeiro)
- Sorveteiro
- Panificador
- Alfeloeiro
Divisões de categorias profissionais do CBO 8483-15
CBO 8483-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de masseiro (massas alimentícias) que pertence ao grupo dos padeiros, confeiteiros e afins, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Trabalhadores da fabricação de alimentos, bebidas e fumo
-
-
- Trabalhadores artesanais na agroindústria, na indústria de alimentos e do fumo
-
-
-
-
- Padeiros, confeiteiros e afins
-
-