CBO 8483-25 - Trabalhador de fabricação de sorvete - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos padeiros, confeiteiros e afins
O profissional no cargo de Trabalhador de fabricação de sorvete CBO 8483-25 produz sorvetes de massa e picolés, preparando caldas, compotas e coberturas, de acordo com receitas padronizadas Planeja o trabalho, interpretando ordens de produção.
Aplica medidas e ações previstas em boas práticas de fabricação (BPF) da indústria alimentícia Cumpre legislação sanitária, normas técnicas, normas de higiene na manipulação de alimentos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 8483-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de padeiros, confeiteiros e afins que pertence ao grupo dos trabalhadores da fabricação de alimentos, bebidas e fumo, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Trabalhador de fabricação de sorvete, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Padeiros, confeiteiros e afins CBO 8483-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 8483-25
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Padeiros, confeiteiros e afins.
- Trabalhadores da fabricação de alimentos, bebidas e fumo.
O que faz um Trabalhador de fabricação de sorvete
O Trabalhador de fabricação de sorvete CBO 8483-25 prepara as atividades, interpretando ordens de produção e verificando a programação da produção Seleciona utensílios e instrumentos, de acordo com as especificações do processo.
Inspeciona as condições operacionais de máquinas e equipamentos.
Interpreta as receitas e os procedimentos de execução Faz a seleção de ingredientes, tais como leite em pó, açúcar, frutas in natura e congeladas, cacau e estabilizantes, entre outros.
Faz a dosagem dos ingredientes, de acordo com receita, e alimenta a máquina para preparação das massas de sorvete Verifica, na ordem de produção, a base – água ou leite - para fabricação de picolé.
Faz a dosagem dos ingredientes, de acordo com receita, e alimenta a máquina para preparação de picolé.
Elabora calda, dosando e homogeneizando ingredientes Produz compotas, selecionando polpa da fruta e adicionando açúcar e água.
Prepara coberturas.
Inspeciona as caldas, as compotas, as coberturas e os sorvetes prontos Opera máquinas para embalar e etiquetar os produtos Identifica, na etiqueta, o produto, as datas de fabricação e validade e outras informações previstas em normas.
Controla a produção, registrando a saída de produtos e preenchendo relatórios Pode armazenar produtos, controlando o prazo de validade Conserva o local de trabalho limpo, higienizado e organizado.
Limpa, organiza e higieniza utensílios, máquinas e equipamentos Controla a reposição de matérias-primas, examinando a programação da produção e o estoque disponível.
Recebe e armazena as matérias-primas, controlando seu estado de conservação Destina adequadamente os resíduos gerados, realizando descarte de acordo com as normas ambientais Verifica o funcionamento das máquinas e dos equipamentos, requisitando a necessária manutenção.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 8483-25 deve demonstrar competências pessoais, elaborar calda de sorvete, fabricar macarrão, redigir documentos, preparar massas, planejar a produção, fazer bolachas e biscoitos, produzir compotas.
Condições de trabalho dessas profissões
Padeiros, confeiteiros e afins atuam na fabricação de produtos alimentares com empregados com carteira assinada. Podem, também, exercer suas funções como autônomos. Nas fábricas, organizam-se segundo o sistema de trabalho seqüencial, sob supervisão permanente, em ambiente fechado e em rodízio de turnos (diurno/noturno). Podem trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos e permanecer expostos a ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 8483-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Trabalhador de fabricação de sorvete CBO 8483-25
Um Trabalhador de fabricação de sorvete (ou sinônimo) deve testar novas receitas, dar choque térmico na calda, controlar a validade de ingredientes, desenformar para embalagem, respeitar as regras de higiene e limpeza, vestir uniforme da empresa, usar equipamentos de proteção individual - epi, dosar ingredientes para a calda, verificar planejamento da produção, maturar a calda, bater massas, diferenciar odores, alimentar a máquina produtora, homogeneizar os ingredientes até o alcance da temperatura, preencher relatório de produção, saborizar a calda, selecionar polpa da fruta, separar matéria-prima, preencher registro de saída de material, dar o ponto em massas, dominar técnicas de congelamento e resfriamento de alimentos, evidenciar pontualidade, higienizar maquinários, equipamentos e instrumentos, executar tarefas simultâneas, organizar local de trabalho, preencher relatório de devolução, adicionar açúcar e água, embalar produtos, manifestar criatividade e agilidade, demonstrar responsabilidade, alimentar máquinas com ingredientes, discriminar sabores em degustação, pesar ingredientes, manter-se atualizado, preencher requisição de material.