CBO 7122-15 - Gravador de relevos em pedra
Entenda o que fazem os trabalhadores de beneficiamento de pedras ornamentais no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Gravador de relevos em pedra e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Gravador de relevos em pedra
Grava figuras em relevo nas peças de pedra ornamental - utilizando processos manuais, mecânicos ou automatizados -, para ornamentação de monumentos, jazigos e outras edificações. Ajusta pedras, definindo o processo de corte para o máximo aproveitamento dos blocos. Realiza o beneficiamento das peças de pedra. Executa o acabamento, elaborando moldura. Segue normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Ajusta pedras, definindo o processo de corte para o máximo aproveitamento dos blocos. Monta conjunto de pedras, colando chapas e blocos. Desbasta a superfície do bloco ou chapa, usando máquina aplainadora. Pode encrostar pedra, em chapas e ladrilhos. Pode furar chapas. Pode serrar peça de pedra, utilizando serra fixa ou móvel.
Realiza o beneficiamento de peça de pedra, selecionando-a por cor e tamanho. Identifica os grânulos dos abrasivos, conforme as etapas do polimento.
Grava a inscrição, desenhando a figura sobre a superfície da pedra, à mão ou por transferência, para orientação na gravação dos relevos. Recorta na pedra os contornos ou desenho, obedecendo as linhas traçadas e servindo-se de um pequeno martelo pneumático e um cinzel - para determinar os contornos - ou de equipamentos mecânicos de desbaste. Grava os detalhes, manejando ferramentas menores e mais sensíveis. Afina e retoca contornos e relevo. Pode efetuar a gravação utilizando máquina com comando numérico computadorizado (CNC).
Realiza o acabamento na superfície da peça gravada, analisando o relevo obtido e o respectivo modelo, comparando suas medidas e formas, para assegurar-se da fidelidade da obra às características originais. Pode polir o relevo e a superfície da pedra. Faz uso de máquina e acessório para elaboração de moldura. Executa a instalação em monumentos, túmulos ou outras edificações.
Conserva o local de trabalho limpo e organizado. Mantém ferramentas e acessórios acondicionados e em plenas condições de funcionamento. Requisita serviço de manutenção de máquinas e equipamentos, quando necessário.
Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual, tais como luvas de proteção, protetor auricular e óculos de proteção.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIAS DA TERRA E DO AMBIENTE | MINERALOGIA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | MECÂNICA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FÍSICA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | DESENHO GEOMÉTRICO | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 2 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CRIAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DESENHO ARTÍSTICO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 2 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO | 1 | 2 | 1 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | COMANDO NUMÉRICO COMPUTADORIZADO (CNC) | 1 | 2 | 1 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - FERRAMENTAS MANUAIS PARA A GRAVAÇÃO DE RELEVOS EM ROCHAS ORNAMENTAIS | 3 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS MANUAIS, MECÂNICOS, AUTOMATIZADOS E A LASER PARA A GRAVAÇÃO DE RELEVOS EM ROCHAS ORNAMENTAIS | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - ROCHAS BRASILEIRAS | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE ROCHAS ORNAMENTAIS | 3 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS | OPERAÇÃO DE BENEFICIAMENTO DE PEDRAS ORNAMENTAIS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS (ESPECIFICAR:...) - INSTALAÇÃO DE PEÇAS DE PEDRAS ORNAMENTAIS GRAVADAS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE CORTE DE ROCHAS ORNAMENTAIS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MINERAÇÃO - RECURSOS MINERAIS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE ACABAMENTOS APLICADOS À GRAVAÇÃO DE RELEVOS EM ROCHAS ORNAMENTAISS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | ORÇAMENTO | 2 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM DE CARGAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM DE CARGAS (ESPECIFICAR:...) - CARREGAMENTO E MOVIMENTAÇÃO DE PEÇAS DE PEDRAS ORNAMENTAIS GRAVADAS | 3 | 4 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
Atuam nas indústrias de construção e são assalariados com carteira assinada. Também podem atuar na fabricação de produtos de minerais não metálicos, comércio varejista e em serviços pessoais de outros tipos (exceto o torneiro - lavra de pedra). Trabalham em equipe, com supervisão permanente. O ambiente de trabalho é fechado, exceto para o torneiro (lavra de pedra) que desenvolve atividades a céu aberto. O trabalho é realizado no período diurno. Também estão sujeitos a exposição de materiais tóxicos e ruído intenso e ao estresse.Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer quarta série do ensino fundamental e qualificação profissional adquirida em cursos básicos de até duzentas horas de duração. O pleno exercício das ocupações ocorre após experiência de um a dois anos na área de atuação.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- demonstrar competências pessoais;
- beneficiar pedras;
- planejar os trabalhos;
- ajustar pedras;
- efetuar acabamento em superfícies de pedra;
- carregar chapas, blocos e ladrilhos seguindo recomendações técnicas;
- encrostar metais em chapas e ladrilhos;
- desbastar as superfícies dos blocos ou chapas usando máquinas aplainadoras;
- descarregar chapas, blocos e ladrilhos;
- substituir acessórios das máquinas;
- numerar os moldes para identificação;
- manter-se atualizado no trabalho;
- realizar serviços com qualidade;
- demonstrar sendo de responsabilidade;
- apicoar pedra e ladrilho;
- estabelecer cronograma de execução;
- colar chapas, blocos e acessórios;
- demonstrar criatividade;
- controlar o estresse;
- selecionar pedras por cores e tamanhos;
- trabalhar em equipe;
- reconhecer limitações pessoais;
- efetuar molduras em pedras utilizando máquinas e acessórios;
- furar chapas;
- serrar pedras utilizando serra fixa ou móvel;
- identificar os grânulos dos abrasivos conforme as etapas do polimento;
- consultar tabelas de preços e especificações;
- montar conjuntos de pedras;
- seguir orientações técnicas;
- elaborar orçamento;
- estocar chapas, blocos e ladrilhos;
- demonstrar iniciativa;
- flamear pedra;
- interpretar projetos arquitetônicos;
- identificar máquinas conforme utilização;
- definir o processo de corte para o máximo aproveitamento dos blocos de pedra;
- encrostar pedras em chapas e ladrilhos;
- identificar acessórios das máquinas;
- inscrever em blocos, chapas e ladrilhos;
- identificar pedras;
Divisões de categorias profissionais do CBO 7122-15
CBO 7122-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gravador de relevos em pedra que pertence ao grupo dos trabalhadores de beneficiamento de pedras ornamentais, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil
-
-
- Trabalhadores de beneficiamento de minérios e pedras ornamentais
-
-
-
-
- Trabalhadores de beneficiamento de pedras ornamentais
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 7122-15 - Trabalhadores de beneficiamento de pedras ornamentais
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 712215 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Trabalhadores de beneficiamento de pedras ornamentais em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
7122-15 | Ornamentista de Pedra | Brasil | 44h | 31 | |
7122-15 | Gravador de Relevos em Pedra | Brasil | 44h | 33 | |
7122-15 | Ornamentador | Brasil | 44h | 33 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |