CBO 7121-35 - Operador de peneiras hidráulicas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de beneficiamento de minérios

O profissional no cargo de Operador de peneiras hidráulicas CBO 7121-35 opera peneiras hidráulicas vibratórias, realizando peneiramentos úmidos ou a seco, para auxiliar nos processos de separação e de classificação de minérios Planeja as operações, analisando ordens de serviço e especificações.

Reduz o impacto ambiental, controlando o grau de poluição das operações a seco Realiza a manutenção básica do equipamento Cumpre procedimentos de qualidade, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 7121-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de beneficiamento de minérios que pertence ao grupo dos trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de peneiras hidráulicas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de beneficiamento de minérios CBO 7121-35 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7121-35

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores de beneficiamento de minérios.
      • Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil.

O que faz um Operador de peneiras hidráulicas

O Operador de peneiras hidráulicas CBO 7121-35 planeja as operações de peneiramento de minérios, analisando ordens de serviço e especificações Identifica o tipo de material a ser peneirado e o objetivo da operação, que pode ser a separação de materiais a serem eliminados do processo de beneficiamento - como mineral de ganga -, ou a classificação por tamanho - granulometria - dos fragmentos de minerais.

Examina o tipo de peneira vibratória - horizontal ou inclinada - a usar na operação.

Verifica, no equipamento a ser usado, o número de decks, onde ficam as telas de peneiramento ou as superfícies perfuradas - com malhas ou aberturas de dimensões determinadas, cada uma delas correspondente a um tamanho da classificação a ser feita Alimenta o equipamento de separação e classificação, monitorando o fluxo de material e controlando sua velocidade.

Realiza a operação de peneiramento a seco - material que contém no máximo 5% de umidade - ou de peneiramento úmido, em que a água é adicionada para elevar o rendimento Aciona acessórios do equipamento que permitem o ajuste da inclinação.

Realiza o processo de peneiramento das partículas do mineral, efetuando a classificação delas em diferentes tamanhos.

No caso do peneiramento úmido, executa o desaguamento do material, filtrando a água e retendo os sólidos, tendo em vista a separação e a classificação de material mineralógico Realiza o peneiramento de recuperação, para a reutilização de materiais valiosos.

Preenche relatório de campo.

Reduz o impacto ambiental das operações a seco, controlando o grau de poluição Realiza o sistema de abatimento de pó por enclausuramento, utilizando coberturas de lençóis de borracha ou metálicos, para impedir a emissão de poluentes na atmosfera ou no ambiente, desde a alimentação até o descarte final Realiza a manutenção básica do equipamento, para conservá-lo em boas condições.

Requisita o encaminhamento do equipamento para manutenção corretiva, quando constatado problema no funcionamento Trabalha com segurança, cumprindo normas e utilizando equipamentos de proteção individual e coletiva Previne acidentes, identificando área e situações de riscos.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7121-35 deve operar equipamentos de classificação, trabalhar com segurança, operar equipamentos de cominuição, operar equipamentos de concentração, demonstrar competências pessoais, inspecionar equipamentos de beneficiamento, operar instalação de beneficiamento de minérios.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores de beneficiamento de minérios trabalham em indústrias de metalurgia básica, em regime assalariado, com carteira assinada. Atuam em equipe sob supervisão permanente, em grandes alturas, expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, umidade, poeira e vibração.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7121-35

O exercício dessas ocupações requer ensino fundamental completo. Ao ingressar na área, os profissionais participam de cursos básicos de qualificação no próprio local de trabalho.

Atividades exercidas por um Operador de peneiras hidráulicas CBO 7121-35

Um Operador de peneiras hidráulicas (ou sinônimo) deve ser participativo, regular abertura dos britadores e comportas, demonstrar sociabilidade, utilizar epi e epc especificados, controlar níveis de desgaste de corpos moedores, enviar amostras para análise em laboratório, comunicar-se, solicitar substituição de peças e equipamentos, avaliar qualidade dos insumos, preencher relatório de campo, monitorar utilização de equipamentos de segurança, medir pressão, rotação, nível de água, ar e óleo dos equipamentos, ligar equipamentos conforme procedimento de partida, monitorar o fluxo de material, desobstruir equipamentos em operação, processar homogeneização dos materiais, identificar ruídos e vibrações, controlar características físicas do fluxo de materiais, demonstrar iniciativa, estudar manual do equipamento de beneficiamento, relatar anomalias, liberar equipamentos para operação, alimentar equipamentos de cominuição, alimentar equipamentos de classificação, observar temperatura, odor e pressão, inspecionar revestimentos e componentes dos equipamentos., controlar níveis de material nas caixas e silos, monitorar porcentagem de sólidos, controlar níveis de caixas, silos e tanques, zelar pela manutenção e limpeza dos equipamentos e ambiente de trabalho, abrir válvulas e comportas, desligar equipamentos conforme procedimento de parada, demonstrar senso de responsabilidade, identificar área e situações de riscos, monitorar processo de lixiviação, coletar amostras para nálise físico-químicas, monitorar pressão, vazão e temperatura, demonstrar autocrítica, cumprir normas de segurança, participar da manutenção e lubrificação dos equipamentos de beneficiamento., simular situação de emergência, eliminar anomalias operacionais - sobrecargas, entupimento, corpos estranhos, estabilizar o processo, solicitar bloqueio dos equipamentos, controlar granulometria, porcentagem de sólidos e vazão dos materiais, estocar concentrado de minérios, apropriar tempo de utilização e disponibilidade dos equipamentos, trabalhar para melhoria contínua do processo.

Cargos e salários CBO 7121-35 - Trabalhadores de beneficiamento de minérios

Salário Operador de Peneiras Hidráulicas

Operador de Peneiras Hidráulicas: Brasil

  • 208
  • Brasil
  • 2.160 - 3.818
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Peneiras Hidráulicas CBO 7121-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.160 e 3.818 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 208 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7121-35.
Salário Operador de Maracá - no Garimpo

Operador de Maracá - no Garimpo: Brasil

  • 208
  • Brasil
  • 2.160 - 3.818
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Maracá - no Garimpo CBO 7121-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.160 e 3.818 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 208 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7121-35.
Salário Operador de Pelotização

Operador de Pelotização: Brasil

  • 208
  • Brasil
  • 2.160 - 3.818
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Pelotização CBO 7121-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.160 e 3.818 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 208 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7121-35.
Salário Operador de Peneiras Vibratórias

Operador de Peneiras Vibratórias: Brasil

  • 208
  • Brasil
  • 2.160 - 3.818
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Peneiras Vibratórias CBO 7121-35 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.160 e 3.818 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 208 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7121-35.