CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve fechar contratos de venda, relacionar-se com setores da empresa, acompanhar clientes no pós-venda, participar de eventos, visitar consumidor, planejar vendas, demonstrar competências pessoais, levantar o perfil do consumidor.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve demonstrar conhecimento do produto, calcular o custo do produto, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, preencher romaneio - folha de pedidos, discutir estratégias de venda com o superior, solicitar dados do cliente, estabelecer prazos de entrega dos produtos, dar provas de responsabilidade, participar de cursos de reciclagem da área, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, preencher contrato do produto vendido, organizar-se, definir formas de pagamento, dar provas de controle emocional, preparar cadastro de potenciais clientes, assessorar na renovação de contratos, convidar o cliente para visitar a empresa, apresentar tabelas de preços, demonstrar benefícios do produto, fazer entrega de produtos, divulgar produtos por meio de panfletos, contatar consumidor por telefone, pesquisar novos nichos de mercado, entrevistar clientes em potencial, verificar necessidades, enviar brindes, enviar correspondências aos consumidores, requisitar material de divulgação, motivar-se, demonstrar persuasão, solicitar documentos comprobatórios para filiação, requisitar manutenção de produtos na garantia, atualizar tabela de valores, demonstrar produtos por meio de amostras, orientar sobre dúvidas de contrato, protocolar contrato, comunicar-se, acompanhar entrega de produtos na expedição, agendar horários para visitas, receber pagamento do produto, confirmar cadastramento de clientes, comprar produtos para demonstração, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, demonstrar produtos em eventos, participar de feiras relacionadas a área, demonstrar empatia, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, visitar clientes no período de garantia, explicar objetivos da visita, verificar o poder aquisitivo, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, emitir nota fiscal e recibos, programar execução de serviços, requisitar material de consumo, definir produtos adequados ao perfil, checar ficha cadastral do cliente, avaliar o perfil por meio de computador, planejar novas regiões de venda com o superior, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, promover reunião para lançamento de produtos, fazer itinerário de visitas, utilizar noções de informática, explicar formas de pagamento, discriminar tipos de produto, manter boa apresentação pessoal, explicar as características dos produtos, informar ao cliente sobre novos produtos, agir com ética, planejar metas de venda com o superior, participar de palestras relacionadas a área, dar provas de boa dicção, solicitar indicação de clientes potenciais, esclarecer dúvidas sobre produtos, contratar pessoas para divulgar produtos, pagar vendas efetuadas a fornecedora.