CBO 5134-35 - Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 5134-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Atendente de lanchonete recepciona e atende clientes em lanchonete ou estabelecimento similar, providenciando a preparação de lanches - quentes ou frios -, salgados, sucos, café ou outras pequenas refeições solicitadas Organiza a estrutura de apoio, preparando o mise em place.
Pode encaminhar os pedidos do cliente para preparo ou assumir a preparação Mantém a limpeza, a higienização e a conservação da lanchonete Controla o estoque de produtos.
Cumpre os procedimentos técnicos de higiene e boas práticas nos serviços de alimentação e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-35 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-35
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Atendente de lanchonete
O Atendente de lanchonete (ou similar) organiza o ambiente, preparando o mise em place Arruma os utensílios e os equipamentos para a realização dos serviços.
Verifica se as mesas e o balcão estão limpos.
Confere se os produtos, para preparação das pequenas refeições, estão disponíveis, de acordo com o cardápio Abastece as máquinas de refrigerante.
Coloca bebidas para gelar Pode colocar alimentos em expositores climatizados.
Acolhe e recepciona o cliente, acompanhando-o à mesa ou lhe indicando um lugar no balcão.
Fornece o cardápio ao cliente, prestando-lhe informações sobre as bebidas e os pratos oferecidos Anota os pedidos, podendo encaminhá-los para preparo ou assumir a preparação.
Prepara o prato e a bebida, de acordo com as receitas dos itens constantes no cardápio.
Prepara sanduíche, hambúrguer, salada de frutas ou outro alimento, usando processador de alimentos, chapa, fritadeira ou outro equipamento Prepara milk shake, café, chá, suco ou outra bebida, usando extrator de suco, centrífuga de frutas, cafeteira, liquidificador ou outro equipamento Coloca prato, talheres, copo, guardanapo, condimentos e saleiro sobre a mesa ou balcão.
Transporta, em bandeja, e serve a refeição Pode acondicionar alimento e bebida para viagem Fornece a conta quando solicitada, podendo também realizar o recebimento do valor devido.
Limpa mesas, balcões e assentos para acomodar um novo cliente Empilha pratos, talheres, copos e utensílios sujos e os leva para lavar ou para o descarte apropriado.
Após o término do horário de atendimento, recolhe utensílios e equipamentos utilizados Mantém a limpeza, a higienização e a conservação do espaço da lanchonete, das louças, dos utensílios, das bandejas e dos equipamentos Pode operar máquina de lavar louça.
Arruma as cadeiras e as mesas Guarda produtos Organiza equipamentos e utensílios.
Armazena os alimentos e as bebidas, conforme critérios de segurança alimentar Controla o estoque de produtos, verificando a necessidade de reposição Recebe as mercadorias compradas, conferindo os itens.
Pode solicitar serviço de manutenção das máquinas e dos equipamentos da lanchonete Descarta resíduos e sobras, de acordo com as regras do local.
Funções
O funcionário CBO 5134-35 deve montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar, preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc, atender o cliente, higienizar utensílios e equipamentos, servir o cliente, organizar o trabalho, demonstrar competências pessoais, desmontar praça.
Atividades exercidas por um Atendente de lanchonete CBO 5134-35
Um Atendente de lanchonete (ou sinônimo) deve encaminhar pedidos para cozinha e bar, inventariar bebidas consumidas, organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place, recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas, desmontar o bufê - buffet, limpar balcão e bancada, esterilizar instrumentos e materiais, cumprir normas e procedimentos sanitários, repor bebidas, demonstrar dinamismo, limpar bandejas e carrinho, dar sugestões, servir chá, licores e digestivos, forrar bandeja, verificar estoque de bebidas e/ou alimentos, demonstrar proatividade, atender reclamações do cliente, checar conta, pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar, destinar o lixo, servir café, escolher louça, entregar cardápio, verificar quantidade e disponibilidade de produtos, cortar frutas para decoração, receber contas, verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos, lavar utensílios, controlar sobras e perdas, fornecer informações ao cliente, inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa, desmontar mesas, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, recepcionar cliente, acomodar cliente, preparar bebidas - sucos, coquetéis, drinques, aperitivos etc, demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores, observar apresentação dos pratos, administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas, limpar o chão, retirar restos de comida, selecionar produtos - limpeza e outros, preparar sorvetes, milk shakes e chantilly, selecionar alimentos e bebidas, aquecer alimentos, guardar louças, copos e/ou prataria, preparar sanduíches, servir sobremesas, demonstrar acuidade sensorial, limpar prataria, servir bebidas, servir aperitivos, selecionar enxoval de copos, controlar acesso de pessoas, preparar couvert, descongelar alimentos, tirar pedido, trazer conta, demonstrar capacidade de comunicação, acompanhar cliente a mesa, demonstrar cordialidade, requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza, limpar mesa, preparar frutas, preparar saladas, fazer porções para viagem, informar previsão de tempo de espera, organizar espaço, demonstrar capacidade de organização, preparar café, providenciar gelo, observar ponto de cozimento dos alimentos, secar louça e/ou prataria, guardar produtos, descrever pratos e produtos oferecidos, limpar equipamentos, servir pratos, trabalhar sob pressão, checar pedido antes de servir, demonstrar atenção focada, contornar situações adversas, montar mesa, bandeja, balcão e bar, servir charutos, demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool, trabalhar em equipe, colocar bebidas para gelar, separar lixo, demonstrar discreção, substituir cinzeiros, demonstrar equilíbrio emocional, retirar louça e prataria da máquina de lavar, repor material de apoio, selecionar utensílios, demonstrar criatividade, substituir cobre-manchas, montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal, controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas, ouvir atentamente - saber ouvir, questionar as preferências do cliente, servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê, dobrar guardanapos, tirar toalhas, conferir ordem de serviço.