Primeiro Emprego? Veja dicas para conseguir a primeira oportunidade sem experiência

Encontrar o primeiro emprego sem nada no currículo é o seu primeiro desafio no mercado de trabalho. Veja como focar nas suas habilidades ao invés da experiência para conseguir uma oportunidade de trabalho mesmo sem ter experiência.

Como conseguir o primeiro emprego sem ter uma experiência profissional no currículo, sem dúvida alguma, é a maior dúvida de todos aqueles que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho hoje em dia.

A ausência de experiência profissional acaba sendo uma limitação que desmotiva muitos candidatos. E que faz com que eles não demonstrem ações e comportamentos que são essenciais em um processo de seleção.

Mas, se você quer realmente começar a trilhar sua carreira profissional, precisa dar o primeiro passo, certo?!

Além disso, tenha em mente que todos os profissionais que hoje ocupam grandes cargos, um dia também estiveram no seu lugar, em busca da primeira oportunidade de emprego.

Para lhe ajudar a ir adiante e descobrir como conquistar o primeiro emprego, mesmo não tendo experiência profissional no seu currículo, reunimos nesse post, algumas dicas que, se aplicadas corretamente, podem contribuir para que consiga um emprego nessas condições. Confira!

Dicas de como conseguir o primeiro emprego mesmo sem ter experiências profissionais anteriores
Conseguir o primeiro emprego sem ter experiências profissionais anteriores é mesmo um grande desafio, principalmente em empresas que oferecem um plano de carreira sólido.

Como conseguir o primeiro emprego sem experiência com estas dicas incríveis

Encarar a competitividade no mercado de trabalho, por si só, já não é uma tarefa fácil. E a situação se torna ainda mais complicada, quando não se tem qualquer tipo de experiência profissional para enriquecer seu currículo. E lhe destacar frente a essa concorrência.

Mas calma que nem tudo está perdido. Como falamos anteriormente, conquistar o primeiro emprego, mesmo sem experiência profissional, é sim possível. Mas para isso, uma das dicas que deve seguir é:

Cultive a paciência e tenha foco

Primeira oportunidade de trabalho

No inicio da trajetória profissional, o fator paciência é primordial para a conquista de bons resultados.

Isso porque é normal que os candidatos, especialmente os que ainda não possuem uma experiência profissional, se sintam ansiosos e querendo iniciar sua carreira no mercado de trabalho o quanto antes.

Mas, lembre-se de uma coisa muito importante: no mercado de trabalho, as conquistas não acontecem da noite para o dia. Nesse caso, é preciso dar um passo de cada vez, para se alcançar o seu objetivo, que é conseguir o primeiro emprego.

Sendo assim, a dica para conquistar sua primeira oportunidade de emprego é usar esse momento a seu favor, enriquecendo o seu aprendizado em cada etapa e procurando ser focado sempre, além de não fazer tantas exigências sobre si mesmo. Acredite, a experiência é algo que só se conquista com o tempo.

Assista o vídeo e veja mais dicas para a conquista do primeiro emprego

Se candidate para as vagas certas

A maioria das vagas exige experiência profissional, mas provavelmente isso você já deve saber. Agora, o que certamente você não sabe, é que não tem como conseguir o primeiro emprego sem experiência, se você não buscar pelas vagas certas.

E quando se fala em vagas certas, isso em nada se relaciona ao tipo de carreira ou empresa que deseja atuar. Mas, principalmente, no tipo de vaga ao qual está concorrendo.

Agora você deve estar se perguntando:

  • Como assim? O que tem a ver o tipo de vaga com a conquista ou não do primeiro emprego?

Bom, a princípio ninguém se dá conta, mas assim como existem vagas que apresentam como um dos requisitos a experiência profissional, também existe aquelas vagas onde este requisito não existe. E é justamente estas vagas que você deve buscar, pelo menos nesta fase da sua vida.

Normalmente, empresas grandes, que apresentam um departamento de treinamento específico para os seus funcionários, dão preferencia para mão de obra inexperiente, porque assim é mais fácil de moldá-los conforme as suas necessidades.

Por isso, a dica para saber como conseguir o primeiro emprego é focar nestas vagas, para aumentar suas chances de ser selecionado e assim conquistar sua primeira experiência profissional que, sem dúvida alguma, abrirá portas para novas oportunidades no mercado de trabalho.

Deixa a exigência de lado e conquiste experiência

Outra dica para você saber como conseguir o primeiro emprego sem ter experiência profissional é focar na conquista de experiência e deixar um pouco suas exigências profissionais de lado.

Entenda que esse é um momento crucial em sua carreira. Pois as experiências que você tiver nessa fase, poderão impactar de forma positiva ou negativa o seu futuro profissional.

Sendo assim, quanto mais focar nestas experiências e em agregar elementos que enriqueçam o seu aprendizado na carreira, melhor será para o seu currículo.

Por isso, deixe um pouco aquela exigência que você tem de querer trabalhar em uma empresa de grande porte. Ou então de fazer determinada atividade para uma grande marca e procure:

  • Trabalhos voluntariados;
  • Intercâmbios;
  • Programas de Jovem Aprendiz;
  • Projetos acadêmicos, dentre outras possibilidades.

Estas opções podem servir para o recrutador perceber que, mesmo não tendo experiência profissional, você detêm certos conhecimentos. E também habilidades que podem ser uteis para o cargo que está concorrendo. Ou seja, essas oportunidades lhe servirão como degrau para você galgar sua carreira de sucesso.

Trabalhe a sua comunicação

Não adianta chegar em um processo seletivo falando uma serie de coisas que  você faz. Quando na verdade você não faz nada do que disse ao recrutador.

Esse é um erro tremendo que muitos candidatos cometem e que, por isso, nunca conseguem conquistar o seu primeiro emprego.

Ser honesto e sincero sobre as limitações que você possui para o cargo que está se candidatando, é essencial em um processo seletivo.

Por isso, trabalhe a sua comunicação. E deixe claro para o recrutador que mesmo apresentando algumas limitações para o cargo, está buscando meios para resolvê-las. Afinal de contas, isso é o mínimo que pode fazer para iniciar bem a sua carreira. E alcançar os seus objetivos profissionais da forma que deseja.

Seguindo todas as dicas acima e não ficando nervoso ao elaborar seu currículo ou durante a entrevista, com certeza a falta de experiência não será motivo suficiente que lhe impeça de atingir sua meta.

Se dedique e busque as oportunidades certas que, sem dúvida alguma, o primeiro emprego logo surgirá!

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário abaixo com sugestões sobre o que fazer para conquistar o primeiro emprego. E aproveite também para compartilhar esse artigo nas redes sociais, para ajudar outras pessoas que também passam por esse dilema!

Comente sobre Primeiro Emprego? Veja dicas para conseguir a primeira oportunidade sem experiência

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Please enter your name here