CBO 4222-05 - Operadores de telefonia - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4222-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telefonia que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Telefonista opera equipamentos e sistemas de telefonia em empresa ou instituição Realiza, transfere e atende chamadas locais, interurbanas e internacionais.
Presta informações sobre ramais, números de telefone e códigos de áreas nacionais e internacionais Recebe, anota e transmite mensagens Organiza e atualiza cadastros.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia Pode tarifar ligações Atua de acordo com manuais e protocolos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telefonia CBO 4222-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4222-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Operadores de telefonia.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Telefonista
O Telefonista (ou similar) opera equipamentos e sistemas de telefonia, tais como sistemas PABX analógicos, sistemas de integração entre computador e telefonia (centrais telefônicas digitais e telefonia digital) e sistemas híbridos (combinações entre as tecnologias analógicas e digitais) Realiza, bloqueia-desbloqueia e transfere chamadas, atendendo solicitações internas e externas e seguindo normas, manuais e protocolos.
Distribui ligações locais, interurbanas e internacionais para as áreas internas e externas da empresa ou instituição.
Prepara chamadas de conferência por telefone Direciona chamadas de emergência para o local apropriado.
Presta informações sobre ramais, alteração de número telefônico, códigos de áreas nacionais e internacionais, entre outras Esclarece dúvidas de diferentes públicos sobre a empresa ou instituição, tais como endereço e horário de atendimento.
Anota e transmite mensagens, localizando o destinatário dentro da empresa ou instituição.
Organiza e atualiza cadastros de informações – inclusive números de telefones – de funcionários, de prestadores de serviços e de contatos externos Organiza e atualiza listas de ramais.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia, contribuindo em atividades de atualização de procedimentos.
Pode tarifar ligações, informando o valor de ligações concluídas Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.
Funções
O funcionário CBO 4222-05 deve treinar funcionários, elaborar escalas de trabalho, prestar serviços, cadastrar informações, fornecer informações, monitorar atendimentos, operar equipamentos, demonstrar competências pessoais, atender o cliente, comunicar-se.
Atividades exercidas por um Telefonista CBO 4222-05
Um Telefonista (ou sinônimo) deve orientar funcionários sobre mudanças de procedimento, higienizar equipamentos de trabalho, pesquisar banco de dados telefônico, atualizar cadastro, conservar equipamentos de trabalho, preencher boleto de tarifa, gravar informações, cadastrar telefone e ramais de empresas, identificar tipo de chamada, programar pabx, transmitir informações corretamente, identificar origem da chamada, digitar teclados, acompanhar ligação, falar formalmente, demonstrar paciência, identificar necessidades do cliente, interpretar mensagem do cliente, anotar recados, informar números de telefones internos, informar valor de ligações concluídas via operador, dominar o idioma inglês, identificar código de serviço na tela do computador, pronunciar-se claramente, informar procedimentos de chamadas ddd e ddi, comunicar-se em outros idiomas, consultar banco de dados de procedimentos via internet, transferir chamadas internas e externas, cadastrar telefone e ramal de funcionários, atualizar painel de informações de eventos, informar fuso-horário, transmitir recados, informar sobre eventos e cursos, registrar reclamações de trote, ouvir o cliente, interceptar ligações, escutar atentamente - saber ouvir, demonstrar imparcialidade, informar tarifas, despertar hóspedes pelo telefone, demonstrar cordialidade, consultar terminal de informações, manter sigilo, identificar-se - nome do atendente, solicitar auxílio de operadoras internacionais, demonstrar segurança, registrar pendências de informações, informar horário de atendimento, sugerir agenda de folgas, direcionar cliente a outros serviços, instruir funcionários sobre sistemas operacionais, operar plataforma de atendimento telefônico, demonstrar objetividade, reorientar práticas de trabalho - reciclagem, redigir ordens de serviço, demonstrar pontualidade, operar pabx, demonstrar agilidade, completar chamadas nacionais e internacionais, demonstrar capacidade de assimilação, informar alteração de número telefônico, informar endereços da empresa e filiais, demonstrar respeito com o cliente, informar códigos de área nacionais e internacionais, identificar pontos de melhoria, orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa, demonstrar entusiasmo, bloquear ligações, responder a questionários de avaliação interna, preencher livros de ocorrências diárias, adeqüar o tom de voz, transmitir normas de atendimento padrão, lançar ligações manualmente, acionar despertador automático, demonstrar auto-controle, localizar pessoas, encaminhar reclamações ao supervisor, informar ramais, cadastrar números de telefones, retornar contato com cliente, demonstrar prontidão, fazer monitoria ativa, verificar cumprimento das normas de atendimento, sondar tipo de solicitação de serviço, propor medidas corretivas, saudar o cliente, participar de cursos específicos.