CBO 4222-05 - Operadores de telefonia - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4222-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telefonia que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Telefonista opera equipamentos e sistemas de telefonia em empresa ou instituição Realiza, transfere e atende chamadas locais, interurbanas e internacionais.

Presta informações sobre ramais, números de telefone e códigos de áreas nacionais e internacionais Recebe, anota e transmite mensagens Organiza e atualiza cadastros.

Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia Pode tarifar ligações Atua de acordo com manuais e protocolos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telefonia CBO 4222-05 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4222-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Operadores de telefonia.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Telefonista

O Telefonista (ou similar) opera equipamentos e sistemas de telefonia, tais como sistemas PABX analógicos, sistemas de integração entre computador e telefonia (centrais telefônicas digitais e telefonia digital) e sistemas híbridos (combinações entre as tecnologias analógicas e digitais) Realiza, bloqueia-desbloqueia e transfere chamadas, atendendo solicitações internas e externas e seguindo normas, manuais e protocolos.

Distribui ligações locais, interurbanas e internacionais para as áreas internas e externas da empresa ou instituição.

Prepara chamadas de conferência por telefone Direciona chamadas de emergência para o local apropriado.

Presta informações sobre ramais, alteração de número telefônico, códigos de áreas nacionais e internacionais, entre outras Esclarece dúvidas de diferentes públicos sobre a empresa ou instituição, tais como endereço e horário de atendimento.

Anota e transmite mensagens, localizando o destinatário dentro da empresa ou instituição.

Organiza e atualiza cadastros de informações – inclusive números de telefones – de funcionários, de prestadores de serviços e de contatos externos Organiza e atualiza listas de ramais.

Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia, contribuindo em atividades de atualização de procedimentos.

Pode tarifar ligações, informando o valor de ligações concluídas Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.

Funções

O funcionário CBO 4222-05 deve elaborar escalas de trabalho, treinar funcionários, prestar serviços, operar equipamentos, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, atender o cliente, monitorar atendimentos, cadastrar informações, fornecer informações.

Atividades exercidas por um Telefonista CBO 4222-05

Um Telefonista (ou sinônimo) deve informar alteração de número telefônico, demonstrar capacidade de assimilação, identificar tipo de chamada, informar códigos de área nacionais e internacionais, acompanhar ligação, propor medidas corretivas, registrar reclamações de trote, participar de cursos específicos, informar números de telefones internos, pesquisar banco de dados telefônico, atualizar painel de informações de eventos, demonstrar respeito com o cliente, ouvir o cliente, consultar terminal de informações, informar tarifas, demonstrar cordialidade, encaminhar reclamações ao supervisor, digitar teclados, identificar pontos de melhoria, instruir funcionários sobre sistemas operacionais, registrar pendências de informações, retornar contato com cliente, pronunciar-se claramente, consultar banco de dados de procedimentos via internet, localizar pessoas, completar chamadas nacionais e internacionais, sugerir agenda de folgas, escutar atentamente - saber ouvir, cadastrar telefone e ramal de funcionários, programar pabx, operar plataforma de atendimento telefônico, informar endereços da empresa e filiais, sondar tipo de solicitação de serviço, cadastrar telefone e ramais de empresas, demonstrar segurança, lançar ligações manualmente, demonstrar objetividade, adeqüar o tom de voz, despertar hóspedes pelo telefone, dominar o idioma inglês, transmitir normas de atendimento padrão, identificar código de serviço na tela do computador, higienizar equipamentos de trabalho, identificar necessidades do cliente, atualizar cadastro, demonstrar paciência, anotar recados, transferir chamadas internas e externas, responder a questionários de avaliação interna, informar ramais, direcionar cliente a outros serviços, demonstrar imparcialidade, operar pabx, informar procedimentos de chamadas ddd e ddi, demonstrar auto-controle, informar sobre eventos e cursos, fazer monitoria ativa, interceptar ligações, redigir ordens de serviço, informar horário de atendimento, interpretar mensagem do cliente, solicitar auxílio de operadoras internacionais, informar fuso-horário, reorientar práticas de trabalho - reciclagem, gravar informações, verificar cumprimento das normas de atendimento, identificar origem da chamada, preencher livros de ocorrências diárias, cadastrar números de telefones, orientar funcionários sobre mudanças de procedimento, demonstrar entusiasmo, manter sigilo, identificar-se - nome do atendente, acionar despertador automático, informar valor de ligações concluídas via operador, conservar equipamentos de trabalho, demonstrar pontualidade, demonstrar agilidade, orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa, transmitir informações corretamente, comunicar-se em outros idiomas, demonstrar prontidão, transmitir recados, bloquear ligações, falar formalmente, saudar o cliente, preencher boleto de tarifa.

Cargos e salários CBO 4222-05 - Operadores de telefonia

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