Como funciona o estágio para um Engenheiro Civil

Quem procura por uma área promissora e com elevado potencial no mercado, tem o curso de engenharia civil como uma excelente opção. Mas, para não errar na escolha é bom saber todas as informações relativas ao curso, inclusive como funciona o estágio para um Engenheiro Civil.

A maioria dos cursos superiores exigem uma carga horária específica para estágio, onde é necessário que o estudante procure aprende não só a teoria, mas também a parte prática do curso que escolheu fazer.

O curso de engenharia civil tem um diferencial em relação aos demais. Alguns alunos que já passaram pela graduação afirmam que o estágio deve iniciar juntamente com o curso para que o nível de aprendizagem seja mais elevado e facilite na abertura de vagas de emprego posteriormente.

remuneração de um engenheiro civil

O que faz um Engenheiro Civil

O Engenheiro Civil possui um leque enorme de áreas nas quais ele pode exercer sua profissão.

Por isso, o estágio para um Engenheiro Civil deve ser bem definido e escolhido pelo estudante, para que ele se torne um profissional bem qualificado e com boas chances de contratação no mercado de trabalho.

Quais são as áreas de estágio para um Engenheiro Civil

Uma das áreas de estágio para um Engenheiro Civil mais conhecidas é a da engenharia civil e da Construção civil.

Esse tipo de profissional trabalha especificamente com materiais e processos de construção em obras.

Engenharia de cálculo estrutural

O engenheiro de cálculo estrutural é aquele que não põe a “mão na massa”, ou seja, que geralmente trabalha em escritórios e dedica-se a cálculos de estrutura de concreto armado e pretendido, resistência dos materiais, estruturas metálicas e de madeira, pontes, visando a seguridade de toda a estrutura a ser levantada.

Engenheiro de materiais de construção

Esse profissional estuda as características dos materiais a serem usados em uma obra, garantindo que este seja um material de qualidade e que pode ser usado sem trazer prejuízos à construção.

Engenheiro de saneamento

O engenheiro de saneamento trabalha com projetos relacionados a obras de saneamento básico como esgoto, resíduos e drenagens.

Ele atua de forma direta com estruturas de abastecimentos de água, esgotos, sistemas de tratamento entre outras questões ligadas a gestões ambientais.

Geotecnia

A Geotecnia é a área da engenharia civil que trabalha com obras de infraestrutura debaixo do solo, escavações, obras de fundações, sistema de informação geográfica entre outros.

Quais as vantagens de se fazer um estágio?

Pesquisa de salários para o cargo de Engenheiro Civil

Assim como em qualquer outro curso, o objetivo do estágio é sempre acrescentar experiência prática ao estudante.

A teoria em si não é o suficiente para que o estudante saia da faculdade como um profissional pronto para atuar no mercado de trabalho. Isso porque, cerca de 70% das atividades exercidas por um Engenheiro Civil está diretamente ligada ao exercício prático da função.

Com um estágio, o estudante terá a chance de vivenciar diferentes possibilidades que ele encontrará no dia a dia em sua carreira. Desde auxiliar o mestre de obras em áreas administrativas/operacionais.

Até como fazer vistorias e avaliar se a obra está sendo realizada conforme o projeto previamente realizado.

Além disso, com o estágio, o estudante de engenharia civil também poderá:

  • Criar um networking consistente e que lhe ajude a crescer na carreira;
  • Compreender melhor os desafios da profissão;
  • Ganhar experiência na área em que deseja atuar.

Por isso, se você pensa em fazer o curso de Engenharia Civil, procure realizar algum estágio no decorrer do curso, até mesmo para ter um contato mais próximo com a área que deseja seguir e, assim, contar com esse diferencial para se destacar nesse mercado.

Recursos que auxiliam em um estágio de Engenharia Civil

quanto ganha um engenheiro civil nas cidades e o salário para recém-formados na faculdade

No estágio, o estudante do curso de Engenharia Civil pode contar com alguns recursos tecnológicos que irão ajudar bastante no seu aprendizado prático.

Alguns softwares, como o Excel e AutoCad por exemplo, são muito utilizados nesse curso. E durante a graduação o aluno aprende práticas de AutoCad que poderão ser aprimoradas durante o estágio.

Afinal de contas, qual área de estágio escolher?

Para ir em busca do estágio para um Engenheiro Civil, o aluno precisa definir qual área quer atuar, o local de trabalho que mais o atrai e quais suas habilidades dentro desse contexto.

Para aqueles que gostam de colocar “a mão na massa” uma boa opção é o estágio em obras na construção civil, saneamento ou geotecnia. O estágio para um Engenheiro Civil também pode ser realizado dentro de um escritório. Para os que gostam de cálculos o estágio em engenharia de cálculo estrutural é um bom caminho.

Portanto, agora que você sabe tudo sobre o estágio para um Engenheiro Civil, aproveite para analisar e veja se fazer um estágio nessa área é algo que pode beneficiar sua carreira. Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo!

Comente sobre Como funciona o estágio para um Engenheiro Civil

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Please enter your name here