Curso de Fisioterapia – Confira como é o curso, grade curricular, matérias e estágio na área

É bem claro que a Fisioterapia é uma profissão muito promissora, com uma área de atuação muito ampla e um mercado de trabalho cheio de oportunidades.

Mas, voltando um pouquinho, pensando na parte onde os futuros fisioterapeutas ainda são estudantes, o que será que eles aprendem?

  • Qual é a grade curricular e as principais matérias que o curso de fisioterapia engloba?
  • E estágio? É obrigatório?
  • Esse oferece capacitação para atuar como professor ou como pesquisador?

Isso mesmo, o curso de Fisioterapia é bem diversificado e oferece inúmeras possibilidades para o aluno conhecer o que mais tarde pode ser tornar a sua área de especialização!

E já que estamos falando em faculdade, educação, por que não ampliar seus conhecimentos sobre o que esse curso oferece?

E assim ajudar você a perceber a fisioterapia como uma excelente oportunidade profissional!

Curso de fisioterapia

A faculdade de Fisioterapia!

Para exercer a Fisioterapia o profissional precisa ter um diploma reconhecido pelo MEC e ainda possuir registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, conhecido como CREFITO.

O profissional estará habilitado para exercer a profissão após cursar entre 4 e 5 anos de bacharelado em Fisioterapia, isso dará ao fisioterapeuta conhecimento suficiente para diagnosticar e tratar problemas relacionados ao movimento do corpo humano.

Mas, quais as matérias que o curso oferece para que o profissional se capacite para o mercado de trabalho de forma adequada?

É exatamente isso que vamos abordar no próximo tópico!

O que se estuda em fisioterapia?

É importante lembrar que nesses 4 a 5 anos o profissional irá receber uma formação geral, onde se formando fisioterapeuta poderá atuar em campos de diversos segmentos, como por exemplo:

A graduação, será o ponto de partida para que o profissional entenda se quer ou não se especializar e se pós graduar em uma área específica.

O curso é dividido em semestres e logo nos primeiros os estudantes de Fisioterapia terão contato com as disciplinas que servem como base na profissão, são elas:

  • Anatomia.
  • Fisiologia.
  • Biologia.
  • Saúde pública.

Ao longo do curso serão incluídas outras disciplinas importantes para que o estudante conheça e se prepare para outras áreas da Fisioterapia, entre elas podemos citar:

Materias do curso de fisio

Além de matérias especificas o estudante ainda terá contato com sociologia e ética, dois assuntos fundamentais para a capacitação de um profissional de sucesso!

Entre os conhecimentos, estão diferentes técnicas de tratamento ao paciente, que são: massoterapia, termoterapia, fototerapia, eletroterapia e hidroterapia.

É importante lembrar que o estágio é obrigatório e irá fazer com que o estudante viva a profissão na prática, tenha contato com os pacientes e também com a forma de aplicar as técnicas.

O curso prepara o profissional para o mercado de trabalho de fisioterapia?

O curso de Fisioterapia conta com aulas teóricas e práticas, justamente para que o futuro profissional possa vivenciar o que está por vir após sua formação e ter chances de crescer na carreira.

Em outras palavras, a faculdade de Fisioterapia é considerada um grande laboratório onde o aluno terá contato com tudo que possa encontrar mais tarde no mercado de trabalho.

Para isso, as aulas práticas se estendem a capacitar o aluno a ler e interpretar imagens de exames que mostrem o problema do paciente, como por exemplo, o R.X, ultrassonografias, tomografias, entre outros.

Por isso, durante esses 4 ou 5 anos o estudante tem que aproveitar ao máximo para vivenciar todas as possibilidades que o curso entrega, imergindo de corpo e alma na profissão que escolheu.

Isso dará a ele base teoria, prática e muita segurança para ser um Fisioterapeuta de sucesso!

Comente sobre Curso de Fisioterapia – Confira como é o curso, grade curricular, matérias e estágio na área

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Please enter your name here