CBO 4222-05 - Operadores de telefonia - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4222-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telefonia que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Telefonista opera equipamentos e sistemas de telefonia em empresa ou instituição Realiza, transfere e atende chamadas locais, interurbanas e internacionais.
Presta informações sobre ramais, números de telefone e códigos de áreas nacionais e internacionais Recebe, anota e transmite mensagens Organiza e atualiza cadastros.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia Pode tarifar ligações Atua de acordo com manuais e protocolos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telefonia CBO 4222-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4222-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Operadores de telefonia.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Telefonista
O Telefonista (ou similar) opera equipamentos e sistemas de telefonia, tais como sistemas PABX analógicos, sistemas de integração entre computador e telefonia (centrais telefônicas digitais e telefonia digital) e sistemas híbridos (combinações entre as tecnologias analógicas e digitais) Realiza, bloqueia-desbloqueia e transfere chamadas, atendendo solicitações internas e externas e seguindo normas, manuais e protocolos.
Distribui ligações locais, interurbanas e internacionais para as áreas internas e externas da empresa ou instituição.
Prepara chamadas de conferência por telefone Direciona chamadas de emergência para o local apropriado.
Presta informações sobre ramais, alteração de número telefônico, códigos de áreas nacionais e internacionais, entre outras Esclarece dúvidas de diferentes públicos sobre a empresa ou instituição, tais como endereço e horário de atendimento.
Anota e transmite mensagens, localizando o destinatário dentro da empresa ou instituição.
Organiza e atualiza cadastros de informações – inclusive números de telefones – de funcionários, de prestadores de serviços e de contatos externos Organiza e atualiza listas de ramais.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia, contribuindo em atividades de atualização de procedimentos.
Pode tarifar ligações, informando o valor de ligações concluídas Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.
Funções
O funcionário CBO 4222-05 deve operar equipamentos, comunicar-se, cadastrar informações, prestar serviços, demonstrar competências pessoais, monitorar atendimentos, treinar funcionários, atender o cliente, fornecer informações, elaborar escalas de trabalho.
Atividades exercidas por um Telefonista CBO 4222-05
Um Telefonista (ou sinônimo) deve operar plataforma de atendimento telefônico, preencher boleto de tarifa, bloquear ligações, propor medidas corretivas, completar chamadas nacionais e internacionais, reorientar práticas de trabalho - reciclagem, informar procedimentos de chamadas ddd e ddi, comunicar-se em outros idiomas, falar formalmente, cadastrar números de telefones, dominar o idioma inglês, pesquisar banco de dados telefônico, operar pabx, localizar pessoas, cadastrar telefone e ramais de empresas, ouvir o cliente, conservar equipamentos de trabalho, verificar cumprimento das normas de atendimento, despertar hóspedes pelo telefone, transmitir informações corretamente, demonstrar auto-controle, demonstrar imparcialidade, higienizar equipamentos de trabalho, orientar funcionários sobre mudanças de procedimento, gravar informações, demonstrar entusiasmo, acionar despertador automático, informar horário de atendimento, informar sobre eventos e cursos, informar alteração de número telefônico, instruir funcionários sobre sistemas operacionais, demonstrar paciência, informar números de telefones internos, identificar código de serviço na tela do computador, demonstrar pontualidade, demonstrar cordialidade, demonstrar agilidade, consultar terminal de informações, demonstrar prontidão, orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa, escutar atentamente - saber ouvir, informar valor de ligações concluídas via operador, preencher livros de ocorrências diárias, digitar teclados, pronunciar-se claramente, direcionar cliente a outros serviços, demonstrar segurança, demonstrar objetividade, cadastrar telefone e ramal de funcionários, redigir ordens de serviço, consultar banco de dados de procedimentos via internet, informar ramais, transferir chamadas internas e externas, informar tarifas, identificar pontos de melhoria, demonstrar capacidade de assimilação, adeqüar o tom de voz, programar pabx, sondar tipo de solicitação de serviço, atualizar painel de informações de eventos, acompanhar ligação, manter sigilo, informar fuso-horário, responder a questionários de avaliação interna, informar endereços da empresa e filiais, retornar contato com cliente, identificar-se - nome do atendente, transmitir recados, interpretar mensagem do cliente, registrar reclamações de trote, atualizar cadastro, fazer monitoria ativa, identificar necessidades do cliente, demonstrar respeito com o cliente, sugerir agenda de folgas, encaminhar reclamações ao supervisor, saudar o cliente, registrar pendências de informações, lançar ligações manualmente, informar códigos de área nacionais e internacionais, solicitar auxílio de operadoras internacionais, transmitir normas de atendimento padrão, identificar tipo de chamada, anotar recados, identificar origem da chamada, interceptar ligações, participar de cursos específicos.