CBO 3762-55 - Trapezista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos artistas de circo (circenses)

O profissional no cargo de Trapezista CBO 3762-55 realiza - sozinho ou em grupo - apresentações circenses de acrobacias aéreas em trapézios, fazendo pesquisas e intercâmbio de informações para criação de novo número, montando e adaptando equipamentos, aparelhos e objetos para desenvolvimento do número, produzindo número circense – com definição de coreografia, iluminação, música e guarda-roupa, ensaiando o número, colaborando na divulgação do espetáculo, preparando corpo e mente para apresentações do número, interagindo com diferentes públicos durante apresentações, e mantendo comunicação com demais profissionais envolvidos no espetáculo Pode vender o número ou espetáculo.

Pode ensinar arte e técnica circense de acrobacia aérea em trapézio Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

CBO 3762-55 é o Código Brasileiro da Ocupação de artistas de circo (circenses) que pertence ao grupo dos técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Trapezista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Artistas de circo (circenses) CBO 3762-55 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3762-55

  • Técnicos de nível médio.
    • Artistas de circo (circenses).
      • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos.

O que faz um Trapezista

O Trapezista CBO 3762-55 cria novo número para apresentações de acrobacias aéreas em trapézio, pesquisando uso de materiais, aparelhos e tecnologias Pesquisa possibilidades no uso das cores, em luzes, figurino e materiais.

Pesquisa movimentos corporais, possibilidades de expressão artística e formas de comunicação com o público.

Faz intercâmbio de informações com profissionais do circo, com escolas de circo e com profissionais de outras áreas artísticas, pessoalmente, usando Internet ou outras formas de comunicação Pode fazer fusão de números existentes, criando outros.

Utiliza diferentes tipos de trapézio, tais como trapézio fixo (barra de ferro suspensa por duas cordas, que estão fixas em estrutura no alto), trapézio múltiplo (construído para suportar duas ou mais pessoas, com barra metálica maior que a do trapézio simples e suspensa por três, quatro ou mais cordas), trapézio de voo (composto por uma estrutura metálica, em que estão pendurados um trapézio simples e um trapézio para o aparador, além de uma plataforma suspensa, de onde partem e chegam os artistas que voam e que fazem o balanço), e outros aparelhos similares Verifica a fixação do seu aparelho.

Monta aparelhos e objetos para o desenvolvimento seguro do espetáculo, tal como testeira (rede auxiliar de proteção colocada nas extremidades do trapézio) e cama elástica no solo, para a segurança dos trapezistas e coadjuvantes.

Adapta aparelhos e equipamentos, considerando seu biótipo, os biótipos de outros trapezistas ou de coadjuvantes, e as condições do local das apresentações Produz o número circense, definindo coreografia e selecionando música.

Cria guarda-roupa e maquiagem.

Orienta o trabalho do iluminador e do músico, indicando o uso de cores e sons para criar suspense e ressaltar o ápice da apresentação Ensaia o número, repetindo-o para aperfeiçoar técnicas e expressões corporais, promover melhoria contínua da sua interação com demais trapezistas ou coadjuvantes, e assimilar os tempos na realização das acrobacias no trapézio Prepara a forma de sua entrada para iniciar a apresentação.

Incorpora equipamentos de segurança no número, durante o ensaio Colabora na divulgação do número e do espetáculo, providenciando material impresso, dando entrevistas e utilizando jornal, carros de som, redes sociais e outras formas de comunicação Prepara corpo e mente para apresentação do número, alongando e aquecendo o corpo e realizando exercícios de concentração.

Apresenta o número, interagindo com o público, desenvolvendo formas de comunicação para conquistar a empatia das pessoas, e usando técnicas e estratégias para valorização do seu trabalho Adota os fundamentos técnicos e princípios artísticos que norteiam as acrobacias nos trapézios, em atuação individual ou em grupo.

Lida com imprevistos, durante a apresentação, de forma criativa Interage com os demais profissionais envolvidos no espetáculo, combinando códigos para informar imprevistos e ajustando estratégias para lidar com incidentes, acidentes ou outros acontecimentos Trabalha em equipe, estabelecendo vínculos de confiança com os colegas.

Pode vender o número ou espetáculo, avaliando custos para fazer preço do trabalho e investigando o valor da atividade circense no mercado Pode ministrar aulas, promover oficinas e oferecer cursos ligados às artes acrobáticas em trapézio, para públicos de diferentes faixas etárias Seleciona métodos e estratégias para transmissão de conhecimentos e realização da prática profissional.

Motiva o aluno e estimula o seu desenvolvimento físico e a sua destreza Transmite a ética circense Conserva aparelhos e objetos, usados nas acrobacias em trapézios, limpos e organizados.

Verifica a instalação do aparelho e a vida útil de faixas, roldanas e cordas Zela pela sua segurança, pela segurança da equipe e pela segurança do público, realizando as atividades em ambiente seguro, contando com pessoal de apoio capacitado e fazendo uso de equipamentos de segurança Pode prestar primeiros socorros.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3762-55 deve ensaiar o número, ensinar arte e técnica circense, produzir o número, apresentar o número, demonstrar competências pessoais, inventar números, vender o espetáculo ou número, comunicar-se.

Condições de trabalho dessas profissões

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3762-55

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos.

Atividades exercidas por um Trapezista CBO 3762-55

Um Trapezista (ou sinônimo) deve combinar códigos para informar imprevistos, respeitar ética profissional, criar aparelhos - materiais de trabalho, propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades, conquistar empatia do público, assimilar os tempos na realização dos truques, divulgar o espetáculo ou número, demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses, motivar os alunos, fazer concentração, intercambiar informações com outras áreas artísticas, avaliar o potencial físico do aluno, desmontar o aparelho, repetir o número aperfeiçoando técnicas, adaptar-se ao contexto do espetáculo - língua, comida, espaço, perceber as habilidades dos alunos, fazer aquecimento, pesquisar possibilidades de comunicação com o público, utilizar meios de comunicação para divulgar - tv, jornal, internet, carros, books, buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade, freqüentar lugares de divulgação do trabalho realizado, selecionar música, colaborar na divulgação do espetáculo, fazer alongamento, definir equipamentos de segurança, preparar material, aparelho e objetos para o número, pesquisar truques, aprender a profissão ensaiando, providenciar material impresso para divulgação, dominar técnicas circenses do seu número, trabalhar em equipe, transmitir ética circense, adequar o número ao biótipo e aparelho, introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses, adequar tecnologias disponíveis ao número circense, estabelecer comunicação com o público, aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal, sincronizar luz e som com a representação, criar guarda roupa, respeitar a liberdade de expressão dos colegas, errar truques para valorização do trabalho, criar maquiagem, intercambiar informações com escolas de circo, desenvolver disciplina, adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público, investigar o valor do trabalho circense no mercado, misturar os números criando outros, pesquisar movimentos corporais, obedecer os comandos dos tempos dos truques, desenvolver consciência dos riscos profissionais, lidar com imprevistos de forma criativa, demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses, observar o trabalho de outros profissionais do circo, estimular o desenvolvimento físico do aluno, pesquisar possibilidades de expressão artística, pesquisar possibilidades no uso das cores - luzes, figurino, materiais, etc, definir coreografia, pesquisar materiais, adquirir técnicas para cair, confeccionar o aparelho, dar entrevistas, incorporar diferentes linguagens artísticas, pesquisar tecnologias, pesquisar aparelhos, estabalecer comunicação com a cidade, montar o aparelho, preparar a entrada do artista, demonstrar determinação para aprender, trabalhar frustações - quedas, números, aparelhos, intercambiar informações com profissionais do circo - pessoalmente, vídeos, internet, etc, avaliar custos para fazer preço do trabalho, incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio, respeitar o aparelho de outro artista, realizar números testes para divulgação ou contratação, estabelecer vínculos de confiança com os colegas, respeitar relações de trabalho, freqüentar cursos de atualização.

Cargos e salários CBO 3762-55 - Artistas de circo (circenses)

Salário Trapezista

Trapezista: Brasil

  • 1
  • Brasil
  • 1.751 - 0
  • 42h
O profissional no cargo de Trapezista CBO 3762-55 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.751 e 0 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3762-55.