CBO 3762-40 - Malabarista
Entenda o que fazem os artistas de circo (circenses) no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Malabarista e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Malabarista
Realiza apresentações de malabarismo em circos, fazendo pesquisas e intercâmbio de informações para criação de novo número, preparando aparelhos e objetos usados nos números, produzindo o número circense – com definição de coreografia, seleção de música e criação de guarda-roupa e maquilagem -, ensaiando o número, colaborando na divulgação do espetáculo, preparando corpo e mente para executar o número, interagindo com diferentes públicos durante as apresentações, e mantendo comunicação com os demais profissionais envolvidos no espetáculo. Pode vender o número ou espetáculo. Pode ensinar arte e técnica circense na área de malabarismo. Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Prepara aparelhos e objetos para as apresentações, tais como aros - de madeira ou de plástico -, argolas, bambolês, bolas, entre outros. Faz malabarismo com as mãos, equilibrando clavas, chapéus, tochas acesas e outros objetos no ar. Faz malabarismo de objetos com os pés, geralmente com barris e cilindros. Executa troca - entre duas ou mais pessoas - com claves ou outros objetos, podendo realizar truques de lançamento por baixo das pernas ou por trás do ombro.
Produz o número circense, definindo coreografia e selecionando música. Cria guarda-roupa e maquiagem. Seleciona equipamentos de segurança.
Ensaia o número, repetindo-o para aperfeiçoar postura corporal e cênica, destreza nos movimentos, manipulação cênica dos objetos, e forma de relacionamento com o público. Assimila os tempos na realização de cada parte do número. Treina sua entrada no picadeiro para iniciar a apresentação. Incorpora equipamentos de segurança no número, durante o ensaio.
Colabora na divulgação do número e do espetáculo, providenciando material impresso, dando entrevistas e utilizando jornal, carros de som, redes sociais e outras formas de comunicação.
Prepara corpo e mente para apresentação do número, alongando e aquecendo o corpo e realizando exercícios de concentração.
Apresenta o número, interagindo com o público, desenvolvendo formas de comunicação para conquistar a empatia das pessoas, e usando técnicas e estratégias para valorização do seu trabalho. Lida com imprevistos, durante a apresentação, de forma criativa.
Interage com os demais profissionais envolvidos no espetáculo, combinando códigos para informar imprevistos e ajustando estratégias para lidar com incidentes, acidentes ou outros acontecimentos. Trabalha em equipe, estabelecendo vínculos de confiança com os colegas.
Pode vender o número ou espetáculo, avaliando custos para fazer preço do trabalho e investigando o valor da atividade circense no mercado.
Pode ministrar aulas, promover oficinas e oferecer cursos relacionados ao malabarismo, para públicos de diferentes faixas etárias. Seleciona métodos e estratégias para transmissão de conhecimentos e realização da prática profissional. Desenvolve no aluno a capacidade de dominar fundamentos técnicos e princípios artísticos do malabarismo e a capacidade verbal, para interagir com a plateia. Transmite a ética circense.
Conserva limpos e organizados os aparelhos e objetos usados durante os números de malabarismo.
Zela pela sua segurança, pela segurança da equipe e pela segurança do público, realizando as atividades em ambiente seguro, contando com pessoal de apoio capacitado e fazendo uso de equipamentos de segurança. Pode prestar primeiros socorros.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - INFORMÁTICA APLICADA AOS ESPETÁCULOS DE MALABARISMO | 3 | 3 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO APLICADAS À PESQUISA, ESTUDO, INTERPRETAÇÃO, PREPARAÇÃO DE COREOGRAFIAS E EXECUÇÃO DE ESPETÁCULOS DE MALABARISMO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ARITMÉTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | DANÇA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA APLICADOS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS DE MALABARISMO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE ALONGAMENTO DE TRONCO E MEMBROS APLICADAS À PRÁTICA DO MALABARISMO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | EDUCAÇÃO FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE CONTROLE E EQUILÍBRIO DO CORPO E DE OBJETOS APLICADAS À PRÁTICA DO MALABARISMO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO APLICADO A ESPETÁCULOS DE MALABARISMO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE EDUCAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE CONCEITOS DE DIDÁTICA E PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO APLICADOS AO ENSINO DE MALABARISMO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRIA DOS ESPETÁCULOS DE MALABARISMO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | INGLÊS INSTRUMENTAL | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - ARTE E EDUCAÇÃO | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - EXPRESSÃO CORPORAL APLICADA À INTERPRETAÇÃO, ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE COREOGRAFIAS DE ESPETÁCULOS DE MALABARISMO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES (ESPECIFICAR:...) - PASSOS, MOVIMENTOS, FIGURINOS, GESTOS E ACESSÓRIOS APLICADOS AOS ESPETÁCULOS DE MALABARISMO | 3 | 3 | 3 | |
OUTROS CONHECIMENTOS DOS DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | METODOLOGIA DE PROJETOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE METODOLOGIA DE PROJETOS (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS CULTURAIS NO CAMPO DOS ESPETÁCULOS DE MALABARISMO | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO - PCP (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO APLICADOS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS DE MALABARISMO | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - SAÚDE E SEGURANÇA APLICADAS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS DE MALABARISMO | 4 | 4 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | EVENTOS E LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE EVENTOS E LAZER (ESPECIFICAR:..) - ORGANIZAÇÃO E PROMOÇÃO DE EVENTOS DE ESPETÁCULOS DE MALABARISMO | 3 | 3 | 3 | |
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DA MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E APARELHOS DE ESPORTES E DE LAZER | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DA MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E APARELHOS DE ESPORTES E DE LAZER (ESPECIFICAR: ...) - MANUTENÇÃO, MONTAGEM E DESMONTAGEM DE EQUIPAMENTOS, APARELHOS E ACESSÓRIOS PARA ESPETÁCULOS DE MALABARISMO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | CINESIOLOGIA (CIÊNCIA DOS MOVIMENTOS) | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | DRAMATURGIA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | ENSAIO E INTERPRETAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | ESPAÇO CÊNICO, RITMO E MOVIMENTO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | EXPRESSÃO CORPORAL (CORPO E VOZ) | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | PESQUISA CÊNICA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | TÉCNICAS DE CONFECÇÃO DE ACESSÓRIOS CÊNICOS | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CÊNICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CÊNICAS (ESPECIFICAR:..) - ARTES CÊNICAS APLICADAS AOS ESPETÁCULOS DE MALABARISMO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | HISTÓRIA DO CIRCO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | TÉCNICAS CIRCENSES | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - ARTES CIRCENSES APLICADAS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS DE MALABARISMO | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES CIRCENSES | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES CIRCENSE (ESPECIFICAR:..) - TÉCNICAS DE PIROTECNIA APLICADAS AOS ESPETÁCULOS DE MALABARISMO | 4 | 4 | 4 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | ELEMENTOS MUSICAIS (MELODIA, HARMONIA, RITMO E TIMBRE) | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | INTERPRETAÇÃO MUSICAL | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES MUSICAIS (ESPECIFICAR:..) - ARTES MUSICAIS APLICADAS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS DE MALABARISMO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | COMPOSIÇÃO VISUAL | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | COR E FORMA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | MULTIMÍDIA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | PROCESSOS FOTOGRÁFICOS | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES PLÁSTICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE ARTES PLÁSTICAS (ESPECIFICAR:..) - ARTES PLÁSTICAS APLICADAS AOS ESPETÁCULOS DE MALABARISMO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - POLÍTICAS CULTURAIS APLICADAS AOS ESPETÁCULOS DE MALABARISMO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - PROGRAMAS DE FINANCIAMENTO PÚBLICOS E PRIVADOS APLICADOS AOS ESPETÁCULOS DE MALABARISMO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | PROPRIEDADE INTELECTUAL E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE PROPRIEDADE INTELECTUAL APLICADAS AOS ESPETÁCULOS DE MALABARISMO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | CENOGRAFIA | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | FIGURINOS | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TÉCNICAS AUXILIARES DE PRODUÇÃO CULTURAL | ILUMINAÇÃO | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TECNOLOGIAS APLICADAS ÀS PRODUÇÕES DE ESPETÁCULOS DE MALABARISMO | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIA E INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO EM ESPETÁCULOS DE MALABARISMO | 3 | 3 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA EXPLOSIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TAXA DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | RESPOSTA DE ORIENTAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL | 3 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO | 4 |
Condições de Trabalho
O trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- apresentar o número;
- ensinar arte e técnica circense;
- comunicar-se;
- inventar números;
- ensaiar o número;
- produzir o número;
- demonstrar competências pessoais;
- vender o espetáculo ou número;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- criar guarda roupa;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- misturar os números criando outros;
- pesquisar possibilidades no uso das cores - luzes, figurino, materiais, etc;
- estabelecer comunicação com o público;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- pesquisar materiais;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- providenciar material impresso para divulgação;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo - língua, comida, espaço;
- definir coreografia;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- fazer alongamento;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- confeccionar o aparelho;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- sincronizar luz e som com a representação;
- respeitar ética profissional;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- motivar os alunos;
- pesquisar movimentos corporais;
- demonstrar determinação para aprender;
- estabalecer comunicação com a cidade;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- pesquisar aparelhos;
- errar truques para valorização do trabalho;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- utilizar meios de comunicação para divulgar - tv, jornal, internet, carros, books;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- divulgar o espetáculo ou número;
- adquirir técnicas para cair;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- selecionar música;
- pesquisar tecnologias;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- freqüentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- definir equipamentos de segurança;
- dar entrevistas;
- conquistar empatia do público;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- criar aparelhos - materiais de trabalho;
- desmontar o aparelho;
- montar o aparelho;
- trabalhar frustações - quedas, números, aparelhos;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- respeitar relações de trabalho;
- perceber as habilidades dos alunos;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- criar maquiagem;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- desenvolver disciplina;
- transmitir ética circense;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- pesquisar truques;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- trabalhar em equipe;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- aprender a profissão ensaiando;
- intercambiar informações com profissionais do circo - pessoalmente, vídeos, internet, etc;
- freqüentar cursos de atualização;
- fazer aquecimento;
- preparar a entrada do artista;
- fazer concentração;
Divisões de categorias profissionais do CBO 3762-40
CBO 3762-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de malabarista que pertence ao grupo dos artistas de circo (circenses), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Técnicos de nível médio
-
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
-
-
- Artistas de artes populares e modelos
-
-
-
-
- Artistas de circo (circenses)
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 3762-40 - Artistas de circo (circenses)
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 376240 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 376240 em todos os estados e cidades do Brasil.