CBO 3541-25 - Assistente de vendas

Entenda o que fazem os especialistas em promoção de produtos e vendas no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Assistente de vendas e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Assistente de vendas

Assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda. Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda. Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas. Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores.

Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas. Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.

Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores.

Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.

Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM). Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.

Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.

Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos.

Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas. Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.

Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente.

Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados.

Classifica clientes por faturamento. Controla informações sobre clientes inadimplentes.

Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 4 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 4 4 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO REDES SOCIAIS 3 4 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO 4 5 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS 4 4 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO DE EMPRESA PLANO DE NEGÓCIOS 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS CUSTO 3 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE OUTROS CONHECIMENTOS DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE (ESPECIFICAR:...) - FUNDAMENTOS DA QUALIDADE 4 5 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 4 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 4 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE CÓDIGO DO CONSUMIDOR 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO COMÉRCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE) 4 5 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM) 4 5 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO CÁLCULO DE MARGEM DE LUCRO 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO DIVULGAÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS 4 4 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO ORÇAMENTO 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PÓS-VENDA 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PROCESSO DE VENDA 5 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - ESTIMATIVA DE TEMPO E DE RECURSOS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - FORMAÇÃO DE PREÇOS 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMERCIALIZAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE VENDAS E DE NEGOCIAÇÃO 4 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FORTALECIMENTO DE MARCA 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING FUNDAMENTOS DE MARKETING 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PERFIL DE CLIENTES 4 5 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PESQUISA MERCADOLÓGICA 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL NORMAS TÉCNICAS NA ÁREA COMERCIAL 3 3 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS NA ÁREA COMERCIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS E PROCEDIMENTOS NA ÁREA DE VENDAS 4 4 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ASSESSORAMENTO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS OUTRAS HABILIDADES PRÁTICAS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - TRABALHO SOB PRESSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 3

Condições de Trabalho

Trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • concretizar vendas;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • sugerir políticas de vendas;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • participar de eventos;
  • planejar visitas e contatos;
  • divulgar produtos e serviços;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • agendar horário;
  • demonstrar criatividade;
  • fornecer amostras;
  • expor produtos em locais definidos pela empresa;
  • demonstrar flexibilidade;
  • participar de feiras relacionadas a área;
  • participar de reuniões;
  • definir participação no mercado;
  • demonstrar características e benefícios do produto;
  • participar de treinamento de técnica de venda;
  • treinar novos funcionários;
  • pesquisar ações dos concorrentes;
  • verificar opiniões do cliente;
  • enviar brindes ao cliente;
  • tomar decisões;
  • verificar ficha cadastral do cliente;
  • controlar vendas efetuadas;
  • verificar prazo de entrega dos produtos;
  • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
  • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
  • requisitar troca de produtos;
  • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
  • demonstrar resiliência;
  • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
  • atender solicitação de clientes;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • discutir estratégias com o superior;
  • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
  • esclarecer dúvidas do pedido;
  • participar de palestras relacionadas a área;
  • definir autonomia para negociação;
  • filtrar informações para melhorar serviços;
  • calcular custo do produto;
  • encaminhar documentação do cliente;
  • demonstrar confiança;
  • requisitar material de divulgação;
  • preparar cadastro de novos clientes;
  • convidar clientes para lançamento de produtos;
  • visitar área industrial da empresa;
  • checar irregularidades na entrega dos produtos;
  • discriminar tipos de produtos;
  • demonstrar senso de organização;
  • auxiliar na escolha dos produtos;
  • obter informações de pré-venda;
  • apresentar proposta ao cliente;
  • informar ao superior resultados de vendas;
  • cumprir cotas de venda do produto;
  • prever vendas;
  • trabalhar em equipe;
  • requisitar material de consumo;
  • definir estratégia de marketing;
  • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • convidar clientes para visitar empresa;
  • explicar formas de pagamento;
  • trabalhar sob pressão;
  • demonstrar senso ético;
  • apresentar tabelas de preços;
  • demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir;
  • classificar clientes por faturamento;
  • sugerir novos mercados consumidores;
  • fazer itinerário de visitas;
  • elaborar relatórios e estatísticas;
  • dar retorno das sugestões ao cliente;
  • receber indicação de futuros clientes;
  • contornar situações adversas;
  • explicar objetivos da visita;
  • tirar pedidos de produtos;
  • identificar necessidades do cliente;
  • encaminhar cliente para cadastro;
  • verificar clientes inadimplentes;
  • comunicar as transações realizadas;
  • participar de cursos de aperfeiçoamento;
  • consultar publicações técnicas;
  • integrar novos funcionários;
  • analisar potencial de clientes;
  • contatar clientes;
  • participar de lançamento de novos produtos;
  • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
  • enviar mala direta aos clientes;
  • convocar clientes para assembléia extraordinária;
  • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;

Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25

CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de assistente de vendas que pertence ao grupo dos especialistas em promoção de produtos e vendas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos e salários CBO 3541-25 - Especialistas em promoção de produtos e vendas

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 354125 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Especialistas em promoção de produtos e vendas em todos os estados e cidades do Brasil.

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CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
3541-25 Assistente Comercial Santana de Parnaíba, SP 44h 1.060
3541-25 Assistente Comercial Dourados, MS 44h 447
3541-25 Assistente Comercial Taubaté, SP 43h 426
3541-25 Assistente de Vendas Curitiba, PR 43h 8.969
3541-25 Assistente de Vendas Duque de Caxias, RJ 44h 811
3541-25 Assistente de Vendas Itaquaquecetuba, SP 44h 552
3541-25 Assistente Comercial Aracaju, SE 43h 941
3541-25 Assistente Comercial Salvador, BA 44h 2.550
3541-25 Assistente de Vendas Vitoria da Conquista, BA 44h 306
3541-25 Assistente de Vendas Pelotas, RS 43h 268
3541-25 Assistente Comercial Pará 44h 3.737
3541-25 Assistente de Vendas Florianópolis, SC 43h 3.471
3541-25 Assistente de Vendas Sorriso, MT 44h 343
3541-25 Assistente Comercial Teresina, PI 43h 770
3541-25 Assistente de Vendas Nova Iguaçu, RJ 43h 521
3541-25 Assistente de Vendas São Roque, SP 43h 361
3541-25 Assistente de Vendas Pernambuco 43h 6.555
3541-25 Assistente de Vendas Araras, SP 44h 117
3541-25 Assistente de Vendas Pinhais, PR 44h 522
3541-25 Assistente de Vendas Serra, ES 43h 1.068
3541-25 Assistente de Vendas Betim, MG 44h 810
3541-25 Assistente de Vendas Paraná 43h 22.562
3541-25 Assistente de Vendas Sorocaba, SP 44h 3.032
3541-25 Assistente de Vendas Goiás 44h 8.994
3541-25 Assistente Comercial Bauru, SP 44h 1.274
3541-25 Assistente Comercial Feira de Santana, BA 43h 676
3541-25 Assistente Comercial Ribeirão Preto, SP 44h 2.336
3541-25 Assistente Comercial Rondonópolis, MT 44h 315
3541-25 Assistente Comercial Taboão da Serra, SP 43h 447
3541-25 Assistente de Vendas Palhoça, SC 43h 572
3541-25 Assistente Comercial Brasília, DF 43h 4.191
3541-25 Assistente Comercial Bento Goncalves, RS 43h 435
3541-25 Assistente de Vendas Americana, SP 43h 1.207
3541-25 Assistente Comercial Vitoria, ES 43h 1.201
3541-25 Assistente de Vendas São José do Rio Preto, SP 44h 1.649
3541-25 Assistente de Vendas Lençóis Paulista, SP 44h 63
3541-25 Assistente Comercial São Carlos, SP 44h 468
3541-25 Assistente de Vendas Carapicuíba, SP 44h 281
3541-25 Assistente de Vendas Camaçari, BA 44h 287
3541-25 Assistente de Vendas Várzea Grande, MT 44h 391
3541-25 Assistente de Vendas Franca, SP 44h 1.384
3541-25 Assistente Comercial Goiás 44h 9.027
3541-25 Assistente de Vendas Parauapebas, PA 44h 254
3541-25 Assistente Comercial Piracicaba, SP 44h 1.065
3541-25 Assistente Comercial Ceará 44h 6.050
3541-25 Assistente de Vendas Rio Grande, RS 44h 134
3541-25 Assistente de Vendas Bragança Paulista, SP 44h 293
3541-25 Assistente Comercial Novo Hamburgo, RS 44h 875
3541-25 Assistente Comercial Maringá, PR 43h 1.633
3541-25 Assistente de Vendas Balneário Camboriú, SC 43h 708

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