CBO 3146-05 -

Entenda o que fazem os técnicos em metalurgia (estruturas metálicas) no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Técnico em fabricação mecânica

Planeja, executa e controla processos de fabricação mecânica. Desenvolve, monta, instala e faz manutenção de máquinas, equipamentos e sistemas mecânicos. Elabora projetos, especificando componentes e materiais. Realiza ensaios, testes e ajustes em máquinas e equipamentos. Cumpre normas técnicas e de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (4/8)
Habilidade (4/8)
Atitude (4/8)
Perfil Ocupacional (4/8)
Planeja processos de fabricação mecânica, definindo sequência de operações, métodos, tempos e recursos necessários, com base em desenhos técnicos e especificações do projeto. Desenvolve projetos de máquinas, equipamentos e sistemas mecânicos, elaborando desenhos técnicos, especificando componentes, materiais e tolerâncias, utilizando ferramentas computacionais, inclusive com aplicação de tecnologias BIM, quando couber. Monta e instala máquinas, equipamentos e sistemas mecânicos, realizando ajustes, testes e verificações de funcionamento, de acordo com manuais e desenhos técnicos. Realiza manutenção preventiva, corretiva e preditiva em máquinas e equipamentos mecânicos, identificando falhas, substituindo componentes e ajustando sistemas. Executa ensaios, testes e ajustes, verificando a conformidade com especificações técnicas e padrões de qualidade, utilizando instrumentos de medição e controle. Elabora relatórios técnicos, registrando resultados de testes, ajustes e manutenções, propondo melhorias nos processos de fabricação. Pode utilizar tecnologias avançadas de fabricação, como manufatura aditiva (impressão 3D), usinagem CNC (Comando Numérico Computadorizado) e automação industrial. Supervisiona e treina equipes de trabalho, avaliando desempenho e propondo programas de capacitação. Cumpre normas técnicas, de qualidade, de segurança e de preservação ambiental, garantindo a conformidade dos processos e produtos.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.

Condições de Trabalho

Atuam principalmente nas indústrias de produtos metálicos e construção civil, nas áreas da indústria naval, petroquímica, aeronáutica e automobilística. Exercem suas atividades tanto na produção industrial quanto nas de manutenção, ferramentaria, fabricantes de insumos e equipamentos. Podem trabalhar por conta própria, como autônomos ou como assalariados, com registro em carteira. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional ou permanente e supervisionam tarefas realizadas por profissionais especializados do setor. Algumas das atividades exercidas estão sujeitas a altas temperaturas, radiação, ruído intenso e material tóxico, em outras atividades trabalham com sobrecarga horária de trabalho, principalmente em finalização de produtos sobre encomenda e obras.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício dessas ocupações é requerida formação técnica de nível médio em metalurgia ou uma das especializações para os técnicos e formação superior em tecnologia em mecânica modalidade em soldagem ou tecnologia em soldagem para os Tecnólogos, oferecidos por escolas técnicas e instituições formadoras em cursos superiores de Tecnologia. O exercício pleno das atividades demanda, em média, de um a dois anos de experiência na área.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

    Divisões de categorias profissionais do CBO 3146-05

    CBO 3146-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de que pertence ao grupo dos técnicos em metalurgia (estruturas metálicas), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

    • Técnicos de nível médio
      • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia
        • Técnicos em metalmecânica
          • Técnicos em metalurgia (estruturas metálicas)