CBO 2525-15 - Analista de cobrança (instituições financeiras) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de administração ecônomico-financeira
O profissional no cargo de Analista de cobrança (instituições financeiras) CBO 2525-15 Analisa operações de cobrança em instituições financeiras, por intermédio de relatórios gerenciais, verificando histórico do cliente e levantando informações sobre crédito e cadastro Analisa proposta de crédito, garantias das operações, balanços, demonstrações financeiras e conjuntura econômica e política do país.
Faz o gerenciamento da cobrança, analisando relatórios de operações vencidas, localizando pagamentos efetuados, negociando com clientes e propondo alternativas de renegociação Encaminha processos para cobrança terceirizada ou judicial e prepara relatórios das carteiras de cobrança Atua em conformidade com as legislações do Sistema Financeiro Nacional (SFN), especialmente do Banco Central do Brasil (Bacen), cumprindo normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente, com observância aos preceitos do sigilo de informações.
CBO 2525-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de administração ecônomico-financeira que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Analista de cobrança (instituições financeiras), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de administração ecônomico-financeira CBO 2525-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2525-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais de administração ecônomico-financeira.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Analista de cobrança (instituições financeiras)
O Analista de cobrança (instituições financeiras) CBO 2525-15 analisa operações de cobrança em instituições financeiras, verificando histórico de clientes pessoas física e jurídica Analisa proposta de crédito, garantias das operações, inadimplências e suas causas e relatórios da área comercial.
Visita clientes e os contata por intermédio de ferramentas automatizadas, como e-mail, SMS ou mensagens por aplicativos para esse fim, registrando o que foi acordado.
Analisa balanços, demonstrações financeiras, segmentos de atividade econômica e conjuntura política do país Propõe garantias adicionais a operações de empréstimos e financiamentos e recomenda limites ou facilidades de crédito.
Classifica os clientes de acordo com o risco de não cumprimento das obrigações contratuais firmadas com a instituição financeira Faz levantamento de informações sobre crédito de pessoas físicas e jurídicas, consultando instituições que prestam esses serviços, como Serasa e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), e órgãos públicos, como o Banco Central do Brasil (Bacen), Sistema de Registro de Operações de Crédito com o Setor Público (Cadip) e Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin).
Faz segmentação de carteiras, considerando o produto ou serviço financeiro, faixa de atraso, tipo de pessoa - física ou jurídica – e classificação de risco de não pagamento.
Monitora situações de operações vencidas, examinando relatórios e acompanhando carteira de devedores duvidosos Traça estratégias de cobrança, negocia com clientes, concede descontos para quitação à vista e propõe alternativas para renegociação das dívidas, de forma imparcial e sem conflito de interesses.
Encaminha operações vencidas para provisionamento de devedores duvidosos (PDD).
Acompanha o processo de liquidação de dívidas, localiza pagamentos efetuados, prepara relatórios das carteiras de cobrança, providencia baixa no sistema e identifica pendências Atualiza o histórico de clientes e confere movimento de extratos Faz o encaminhamento de processos para cobrança terceirizada ou judicial e acompanha sua execução.
Pode coordenar serviços de cobrança terceirizada Desenvolve raciocínios lógicos consistentes, interpreta textos econômico-financeiros e elabora pareceres, relatórios e textos Utiliza o instrumental econômico para analisar situações históricas concretas e realiza formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenômenos socioeconômicos.
Aborda problemas e oportunidades de forma sistêmica, considerando as dimensões humana, social, política, ambiental, legal, ética e econômico-financeira, modelando os processos de gestão de fundos e carteiras de investimento com base em diversos cenários Exerce suas atividades de acordo com as legislações do SFN, em especial do Bacen, cumprindo normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.
Administra, de forma responsável, os ativos e recursos a ele confiados, com observância aos preceitos do sigilo de informações.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2525-15 deve administrar fundos e carteiras de investimentos, comunicar-se, gerenciar cobrança, demonstrar competências pessoais, analisar operações de crédito e de cobrança.
Condições de trabalho dessas profissões
Profissionais de administração ecônomico-financeira o trabalho é exercido em instituições financeiras, seguros e previdência privada, administração pública, defesa e seguridade social e outras atividades empresariais. Os profissionais são assalariados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente. O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, no período diurno. As atividades são executadas sob pressão, levando a situação de estresse constante.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2525-15
O exercício dessas ocupações requer nível superior completo e curso de especialização na área com duração de até duzentas horas-aula. O exercício pleno das ocupações se dá após três ou quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Analista de cobrança (instituições financeiras) CBO 2525-15
Um Analista de cobrança (instituições financeiras) (ou sinônimo) deve segmentar carteiras - produto, faixa de atraso, pessoa física ou jurídica, negociar com clientes, demonstrar visão crítica, analisar garantias de crédito, analisar balanços e demonstrações financeiras, demonstrar capacidade de concentração, examinar relatórios de operações vencidas, analisar relatórios da gerência comercial, monitorar situações de operações vencidas, preparar relatório do fundo e carteira, propor garantias adicionais, encaminhar operações vencidas para pdd - provisão devedores duvidosos, demonstrar objetividade, recomendar limites ou facilidades de crédito para clientes, levantar informações sobre crédito e cadastro de clientes - serasa, bacen, cadin, spc, cadip, analisar conjuntura econômica e política, traçar estratégias de cobrança, acompanhar carteira de devedores duvidosos, analisar inadimplências, coordenar cobrança terceirizada, antever cenários futuros, demonstrar raciocínio lógico, acompanhar processos em execução de cobrança, visitar clientes/investidor, demonstrar capacidade de análise, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, encaminhar processos para cobrança terceirizada ou judicial, demonstrar agilidade, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, analisar histórico do cliente/investidor, atribuir rating para clientes, demonstrar visão estratégica, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, demonstrar capacidade de síntese, analisar proposta de crédito, demonstrar tempestividade, demonstrar capacidade de manter sigilo, propor alternativas de renegociação, analisar segmentos de atividade econômica.