CBO 2525-50 - Profissional de relações com investidores - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos profissionais de administração ecônomico-financeira

O profissional no cargo de Profissional de relações com investidores CBO 2525-50 Estabelece relacionamento entre instituições de capital aberto e público externo, como agentes do mercado financeiro, acionistas, investidores e clientes, divulgando e apresentando informações econômico-financeiras institucionais Prepara e disponibiliza informações gerenciais e elabora relatórios e apresentações institucionais.

Consolida informações, simulando resultados com base em cenários e controlando execução orçamentária Analisa conjuntura econômica e política, mercado, demonstrações financeiras e outros documentos, reavaliando estratégias Zela pela credibilidade da instituição e atua em conformidade com as legislações do Sistema Financeiro Nacional (SFN), especialmente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), cumprindo normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente, com observância aos preceitos do sigilo de informações.

CBO 2525-50 é o Código Brasileiro da Ocupação de profissionais de administração ecônomico-financeira que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Profissional de relações com investidores, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Profissionais de administração ecônomico-financeira CBO 2525-50 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2525-50

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais de administração ecônomico-financeira.
      • Profissionais das ciências sociais e humanas.

O que faz um Profissional de relações com investidores

O Profissional de relações com investidores CBO 2525-50 estabelece relacionamento entre instituições de capital aberto e público externo à companhia, como agentes do mercado financeiro, acionistas, investidores e clientes Coleta, analisa, sintetiza e apresenta dados econômico-financeiros e operacionais.

Divulga informações da instituição ao mercado financeiro e aos órgãos reguladores, em especial a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e autorreguladores, por intermédio de estratégias predefinidas.

Identifica perfil de investidores, oportunidades e demandas de mercado e as apresenta à instituição Gerencia base acionária e participa do processo de captação de recursos financeiros.

Apresenta mudanças de diretrizes e procedimentos, esclarece dúvidas ao mercado financeiro e apresenta riscos potenciais que envolvem a instituição Determina indicadores de desempenho financeiro e disponibiliza informações gerenciais interna e externamente.

Consulta mídia impressa e eletrônica, atende clientes internos e externos e públicos de interesse.

Participa de reuniões e da organização de assembleia de acionistas, conduzindo os encontros Elabora apresentação institucional e relatórios econômico-financeiros e coordena organização de reuniões públicas e visitas institucionais.

Participa do desenvolvimento dos canais de comunicação de relações com investidores (RI), fornecendo conteúdo.

Concilia informações contábeis e gerenciais, elabora orçamentos e relatório analítico do desempenho da instituição e calcula indicadores financeiros Elabora previsão de resultados e faz simulações com base em cenários econômicos e ou políticos em que a instituição está inserida Controla execução orçamentária e fornece subsídios às áreas estratégicas da instituição, como diretoria, controladoria e presidência, para tomada de decisão.

Reavalia estratégias e analisa conjuntura econômica e política, concorrência, mercado, balanços e demonstrações financeiras Visita investidores em função de seu histórico de relacionamento com a instituição Gerencia as expectativas do mercado em relação a resultados proporcionados pela instituição.

Cataloga informações do público externo em relação à instituição para o aperfeiçoamento das práticas internas e o melhor atendimento às demandas da sociedade Supervisiona, orienta e avalia a equipe que atua na área de RI das instituições de capital aberto.

Desenvolve raciocínios lógicos, interpreta textos econômico-financeiros e elabora pareceres, relatórios e textos Utiliza o instrumental econômico para analisar situações históricas concretas Realiza cálculos matemáticos e estatísticos para análise dos fenômenos socioeconômicos.

Pode desenvolver modelos de análise financeira, utilizando software de modelagem de dados Aborda problemas e oportunidades de forma sistêmica, considerando as dimensões humana, social, política, ambiental, legal, ética e econômico-financeira, executando os procedimentos de relações com investidores e de gestão de recursos financeiros com base em diversos cenários Exerce suas atividades de acordo com as legislações do SFN, em especial do Bacen, cumprindo normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.

Atua em conformidade com as diretrizes e política da instituição financeira, administrando, de forma responsável, os recursos a ele confiados, com observância aos preceitos do sigilo de informações.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2525-50 deve estabelecer relacionamento entre empresa e mercado financeiro, comunicar-se, administrar fundos e carteiras de investimentos, preparar informações gerenciais, administrar produtos e serviços, consolidar informações econômico-financeiras, analisar operações de crédito e de cobrança, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Profissionais de administração ecônomico-financeira o trabalho é exercido em instituições financeiras, seguros e previdência privada, administração pública, defesa e seguridade social e outras atividades empresariais. Os profissionais são assalariados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente. O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, no período diurno. As atividades são executadas sob pressão, levando a situação de estresse constante.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2525-50

O exercício dessas ocupações requer nível superior completo e curso de especialização na área com duração de até duzentas horas-aula. O exercício pleno das ocupações se dá após três ou quatro anos de experiência.

Atividades exercidas por um Profissional de relações com investidores CBO 2525-50

Um Profissional de relações com investidores (ou sinônimo) deve identificar perfil de investidores, coletar dados econômico-financeiros e operacionais, analisar concorrência e mercado, analisar conjuntura econômica e política, analisar balanços e demonstrações financeiras, gerenciar base acionária, atender clientes internos e externos e públicos de interesse, antever cenários futuros, participar do processo de captação de recursos financeiros, demonstrar visão estratégica, participar de reuniões internas e externas, apresentar oportunidades e demandas de mercado a empresa, elaborar relatório analítico do desempenho do banco/empresa, demonstrar capacidade de manter sigilo, determinar indicadores financeiros - performance, consultar mídia impressa e eletrônica, demonstrar visão crítica, calcular indicadores financeiros, analisar histórico do cliente/investidor, demonstrar raciocínio lógico, participar do desenvolvimento dos canais de comunicação de ri, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, participar da organização de assembléia de acionistas, conduzir reuniões internas e externas, demonstrar capacidade de síntese, definir estratégias de divulgação da empresa ao mercado financeiro, elaborar orçamentos, apresentar ao mercado riscos potenciais que envolvem a empresa, apresentar mudanças de diretrizes e procedimentos da empresa, subsidiar áreas estratégicas do banco/empresa - diretoria, presidência, analisar dados econômico-financeiros e operacionais, divulgar dados da empresa, reavaliar estratégias, controlar execução orçamentária, demonstrar capacidade de concentração, demonstrar capacidade de análise, divulgar informações aos órgãos reguladores e autorreguladores, elaborar previsão de resultados, simular resultados com base em cenários econômicos e ou políticos/empresa, elaborar apresentação institucional da empresa, demonstrar agilidade, fornecer conteudo aos canais de comunicação de ri, coordenar organização de reuniões públicas e visitas institucionais, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, elaborar relatórios econômico-financeiros, identificar oportunidades e demandas de mercado, conciliar informações contábeis e gerenciais, visitar clientes/investidor, reportar dados a empresa, esclarecer dúvidas ao mercado financeiro, analisar documentos, apresentar dados econômico-financeiros e operacionais, demonstrar tempestividade, sintetizar dados econômico-financeiros e operacionais, demonstrar objetividade, disponibilizar informações gerenciais, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita.

Cargos e salários CBO 2525-50 - Profissionais de administração ecônomico-financeira

Salário Profissional de Relações Com Investidores

Profissional de Relações Com Investidores: Brasil

  • 1.192
  • Brasil
  • 10.018 - 23.349
  • 41h
O profissional no cargo de Profissional de Relações Com Investidores CBO 2525-50 trabalhando no Brasil, ganha entre 10.018 e 23.349 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.192 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2525-50.
Salário Profissional de Relações Com o Mercado

Profissional de Relações Com o Mercado: Brasil

  • 1.192
  • Brasil
  • 10.018 - 23.349
  • 41h
O profissional no cargo de Profissional de Relações Com o Mercado CBO 2525-50 trabalhando no Brasil, ganha entre 10.018 e 23.349 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.192 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2525-50.
Salário Profissional de Ri (relações Com Investidores)

Profissional de Ri (relações Com Investidores): Brasil

  • 1.192
  • Brasil
  • 10.018 - 23.349
  • 41h
O profissional no cargo de Profissional de Ri (relações Com Investidores) CBO 2525-50 trabalhando no Brasil, ganha entre 10.018 e 23.349 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.192 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2525-50.
Salário Profissional de Relações Com Investidores São Paulo

Profissional de Relações Com Investidores: São Paulo, SP

  • 660
  • São Paulo, SP
  • 10.673 - 23.998
  • 41h
O profissional no cargo de Profissional de Relações Com Investidores CBO 2525-50 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 10.673 e 23.998 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 660 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2525-50.
Salário Profissional de Relações Com Investidores

Profissional de Relações Com Investidores: São Paulo

  • 741
  • São Paulo
  • 10.771 - 24.266
  • 41h
O profissional no cargo de Profissional de Relações Com Investidores CBO 2525-50 trabalhando em São Paulo, ganha entre 10.771 e 24.266 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 741 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2525-50.
Salário Profissional de Relações Com o Mercado

Profissional de Relações Com o Mercado: São Paulo

  • 737
  • São Paulo
  • 10.936 - 25.084
  • 41h
O profissional no cargo de Profissional de Relações Com o Mercado CBO 2525-50 trabalhando em São Paulo, ganha entre 10.936 e 25.084 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 737 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2525-50.
Salário Profissional de Relações Com o Mercado São Paulo

Profissional de Relações Com o Mercado: São Paulo, SP

  • 660
  • São Paulo, SP
  • 10.673 - 23.998
  • 41h
O profissional no cargo de Profissional de Relações Com o Mercado CBO 2525-50 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 10.673 e 23.998 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 660 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2525-50.
Salário Profissional de Ri (relações Com Investidores) São Paulo

Profissional de Ri (relações Com Investidores): São Paulo, SP

  • 660
  • São Paulo, SP
  • 10.673 - 23.998
  • 41h
O profissional no cargo de Profissional de Ri (relações Com Investidores) CBO 2525-50 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 10.673 e 23.998 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 660 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2525-50.
Salário Profissional de Ri (relações Com Investidores)

Profissional de Ri (relações Com Investidores): São Paulo

  • 741
  • São Paulo
  • 10.771 - 24.266
  • 41h
O profissional no cargo de Profissional de Ri (relações Com Investidores) CBO 2525-50 trabalhando em São Paulo, ganha entre 10.771 e 24.266 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 741 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2525-50.