CBO 2515-15 - Psicólogo do esporte - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos psicólogos e psicanalistas
O profissional no cargo de Psicólogo do esporte CBO 2515-15 Presta atendimento psicológico a indivíduos, grupos e instituições, avaliando as características psicológicas individuais, as interações grupais e outros fenômenos psicológicos que afetam atividades esportivas, o impacto destas na saúde mental do indivíduo e na sociedade Emprega métodos psicológicos para diagnosticar perfis individuais e coletivos, a capacidade psicomotora e cognitiva dos praticantes, intervindo em padrões comportamentais que interferem em práticas de atividade física regular ou competitiva.
Realiza atendimentos psicológicos individuais ou grupais, voltados à preparação psicológica para atividades físicas e esportes de alto rendimento Participa de pesquisas científicas sobre atividades esportivas competitivas e não competitivas Oferece tratamentos psicológicos voltados à reabilitação esportiva.
Assessora comissões técnicas, clubes e secretarias de esporte
CBO 2515-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de psicólogos e psicanalistas que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
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Divisões de categorias profissionais do CBO 2515-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Psicólogos e psicanalistas.
- Profissionais das ciências sociais e humanas.
O que faz um Psicólogo do esporte
O Psicólogo do esporte CBO 2515-15 faz anamnese detalhada dos indivíduos e grupos praticantes de atividades esportivas, avaliando o impacto das variáveis psicológicas no desempenho esportivo e nas atividades esportivas, bem como a respectiva correlação com a saúde mental e convívio social Seleciona e emprega instrumentos e métodos de avaliação, mensurando, analisando e registrando resultados.
Elabora diagnósticos psicológicos individuais e coletivos, avaliando a capacidade psicomotora e cognitiva relacionadas às práticas esportivas, dando devolutiva dos casos, mantendo sigilo profissional.
Propõe estratégias psicoterápicas e de intervenção em padrões comportamentais que interferem em práticas de atividade física regular ou competitiva Acompanha a evolução dos casos e os resultados obtidos.
Realiza atendimentos psicológicos individuais ou grupais, voltados à preparação psicológica para o bom desempenho em atividades físicas, empregando técnicas psicológicas para melhorar os fatores de desempenho, integração, sociabilização, clima motivacional e reabilitação de esportistas Participa do desenvolvimento de programas voltados à saúde mental em esportes recreativos, esporte escolar, iniciação esportiva e em políticas públicas voltadas às práticas esportivas.
Orienta projetos sociais de esporte não competitivo de caráter profilático e recreacional, a fim de promover a qualidade de vida dos indivíduos.
Propõe atividades de educação esportiva inclusiva, adaptação esportiva e condições de igualdade de pessoas com deficiência e da comunidade, colaborando com a adesão e participação da população em geral a essas atividades Atua com indivíduos e grupos ligados aos esportes de alto rendimento, aplicando técnicas psicológicas de otimização da saúde mental e de alto rendimento de atletas e equipes, intervindo sobre as capacidades psíquicas individuais e grupais que possam favorecer o alto rendimento esportivo.
Elabora estratégias voltadas ao aperfeiçoamento, ajustamento e consecução de metas esportivas, de modo multidisciplinar e de acordo com as características psicológicas dos atletas.
Acompanha atletas e equipes esportivas, a fim de analisar variáveis psicológicas e sociodinâmicas que interferem no desempenho esportivo Assessora comissões técnicas, clubes, dirigentes e secretarias voltadas ao esporte a respeito de aspectos psicológicos e da integração entre saúde mental e física Forma indivíduos e grupos com foco na psicologia esportiva, ministrando aulas, cursos e palestras.
Supervisiona estagiários da área da psicologia esportiva e áreas afins Coordena grupos de estudo visando a formação de especialistas da área Desenvolve pesquisas científicas teóricas e experimentais na área da psicologia esportiva, elaborando projeto de pesquisa, definindo os objetivos, pesquisando bibliografia, definindo metodologias, estabelecendo parâmetros de pesquisa, definindo instrumentos de pesquisa, padronizando testes, coletando, organizando e analisando dados, elaborando conclusões e documentando a pesquisa.
Coordena equipes e atividades, planejando e programando atividades, distribuindo tarefas, coordenando reuniões, organizando eventos, providenciando recursos, avaliando propostas e projetos, avaliando a execução das ações Participa de atividades de divulgação, palestras, debates, entrevistas, congressos, seminários e simpósios.
Publica artigos, ensaios, livros científicos e notas técnicas Pode participar de comissões técnicas, conselhos municipais, estaduais e federais, entidades de classe, fornecendo subsídios a estratégias e políticas organizacionais e subsídios à elaboração de legislação pertinente Realiza tarefas administrativas, preenchendo formulários, organizando prontuários, sistematizando informações, fazendo levantamentos estatísticos, elaborando pareceres, laudos e perícias.
Pode fazer uso de plataformas de chamada de vídeo e de reuniões virtuais empregadas no atendimento de clinica psicológica esportiva a distância.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2515-15 deve coordenar equipes e atividades, acompanhar indivíduos, grupos e instituições, demonstrar competências pessoais, realizar tarefas administrativas, desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas, participar de atividades para divulgação profissional, educar indivíduos, grupos e instituições, orientar indivíduos, grupos e instituições, avaliar comportamentos psíquicos, analisar - tratar indivíduos, grupos e instituições.
Condições de trabalho dessas profissões
Psicólogos e psicanalistas os cargos dessa família CBO atuam, principalmente, em atividades ligadas a saúde, serviços sociais e pessoais e educação. Podem trabalhar como autônomos e/ou com carteira assinada, individualmente ou em equipes. É comum os psicólogos clínico, hospitalar, social e neuropsicólogos trabalharem com supervisão. Têm como local de trabalho ambientes fechados ou, no caso dos neuropsicólogos e psicólogos jurídicos, pode ser a céu aberto. Os psicólogos clínicos, sociais e os psicanalistas, eventualmente, trabalham em horários irregulares. Alguns deles trabalham sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos, confinados (psicólogos clínicos e sociais) e expostos a radiação (neuropsicólogo) e ruídos intensos. A ocupação psicanalista não é uma especialização, é uma formação, que segue princípios, processos e procedimentos definidos pelas instituições reconhecidas internacionalmente, podendo o psicanalista ter diferentes formações como: psicólogo, psiquiatra, médico, filósofo etc.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2515-15
Para os trabalhadores dessa família é exigido o nível superior completo e experiência profissional que varia segundo a formação. Para os psicólogos, de um modo geral, pede-se de um a quatro anos, como é o caso do psicólogo clínico. Para o psicanalista é necessário, no mínimo, cinco anos de experiência. Os cursos de qualificação também variam de cursos básicos de duzentas a quatrocentas horas- aula, como no caso do psicólogo hospitalar, mais de quatrocentas horas-aula para os psicólogos jurídicos, psicanalistas e neuropsicólogos, até cursos de especialização para os psicólogos clínicos e sociais. A formação desses profissionais é um conjunto de atividades desenvolvidas por eles, mas os procedimentos são diferentes quanto a aspectos formais relacionados às instituições que os formam.
Atividades exercidas por um Psicólogo do esporte CBO 2515-15
Um Psicólogo do esporte (ou sinônimo) deve preencher formulários e cadastro, respeitar valores e crenças dos clientes, triar casos, demonstrar capacidade de observação, propiciar criação de vínculo paciente-terapeuta, manter sigilo profissional, facilitar grupos, capacitar profissionais, trabalhar em equipe, planejar as atividades da equipe, acompanhar impactos de intervenções, ministrar aulas, cursos e palestras, visitar instituições e equipamentos sociais, orientar mudança de comportamento, coordenar grupos de estudo, demonstrar interesse pela pessoa/ser humano, acompanhar a evolução da intervenção, demonstrar capacidade de manter imparcialidade, prover suporte emocional, pesquisar bibliografia, elaborar manuais, fornecer subsídios a elaboração de legislação, demonstrar habilidade de questionar, formar especialistas da área, auxiliar na formulação de políticas públicas, construir instrumentos de pesquisa, reabilitar aspectos corporais, investigar pessoas, situações e problemas, providenciar aquisição de material técnico, mensurar resultados de instrumentos de avaliação, elaborar diagnósticos, fazer levantamentos estatísticos, definir metodologias de ação, avaliar a execução das ações, aplicar instrumentos e métodos de avaliação, programar atividades, estudar casos, interpretar conflitos e questões, informar sobre desenvolvimento do psiquismo humano, realizar encaminhamento, agendar atendimentos, analisar dados, acompanhar resultados de projetos, sistematizar informações, elaborar pareceres, laudos e perícias, desenvolver cursos para grupos específicos, participar de reuniões científicas - congressos, seminários e simpósios, convocar pessoas, propor intervenções, estabelecer parâmetros de pesquisa, observar pessoas e situações, organizar prontuários, avaliar propostas e projetos, demonstrar capacidade de contornar situações adversas, escolher o instrumento de avaliação, analisar resultados de instrumentos de avaliação, promover desenvolvimento da percepção interna - insight, elucidar conflitos e questões, supervisionar profissionais da área e áreas afins, aconselhar pessoas, grupos e famílias, levantar dados pertinentes, respeitar os limites de atuação, demonstrar capacidade de raciocínio abstrato, padronizar testes, coletar dados, definir problema e objetivos, identificar recursos da comunidade, avaliar resultados, organizar dados, participar de entidades de classe, investigar o comportamento individual, grupal e institucional, acompanhar o desenvolvimento de profissionais em formação e especialização, mediar conflitos, ouvir ativamente - saber ouvir, promover desenvolvimento das relações interpessoais, publicar artigos, ensaios, livros cientifícos e notas técnicas, supervisionar estagiários da área e áreas afins, propiciar recursos para o desenvolvimento de aspectos cognitivos, organizar eventos, apresentar estudos de caso, propiciar espaço para acolhimento de vivências emocionais - setting terapêutico, dar devolutiva, realizar acompanhamento terapêutico, reabilitar aspectos psicomotores, entrevistar pessoas, distribuir tarefas a equipe, participar de conselhos municipais, estaduais e federais, acompanhar a evolução do caso, fornecer subsídios a estratégias e políticas organizacionais, trabalhar a dinâmica da equipe, prestar consultoria/assessoria, participar de comissões técnicas, coordenar reuniões, participar de palestras, debates e entrevistas, elaborar projetos, investigar o psiquismo humano, elaborar processo de alta.