CBO 2413-25 - Tabeliães e registradores - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2413-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de tabeliães e registradores que pertence ao grupo dos profissionais das ciências jurídicas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Oficial do registro de imóveis Realiza os registros e os atos necessários, para comprovar a situação jurídica de imóveis, incluindo titularidade e direitos reais gravados Aplica conhecimentos de teoria geral dos registros públicos, do direito registral, entre outros da área das ciências jurídicas.

Estrutura serviços de registro de imóveis, respondendo pelo gerenciamento administrativo e financeiro Seleciona, contrata e treina funcionários e organiza e administra o acervo dos serviços de registro Atua de acordo com legislação pertinente ao registro de imóveis.

Cumpre procedimentos de qualidade, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Tabeliães e registradores CBO 2413-25 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2413-25

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Tabeliães e registradores.
      • Profissionais das ciências jurídicas.

O que faz um Oficial do registro de imóveis

O Oficial do registro de imóveis (ou similar) estrutura serviços de registro de imóveis, assegurando organização técnica e administrativa, em repartições criadas por lei, a fim de garantir a publicidade, a autenticidade, a segurança e a eficácia dos atos jurídicos Aplica conhecimentos de teoria geral dos registros públicos, do direito registral, entre outros da área das ciências jurídicas.

Na prestação de serviços, leva em conta dias e horários estabelecidos pelo juízo competente, e considera requisitos de facilitação de acesso aos usuários e segurança para o arquivamento de livros e documentos.

Atua de acordo com legislação pertinente aos registros de imóveis, sujeito às normas que definirem as circunscrições geográficas Ouve o usuário, analisa a vontade do usuário, aponta soluções para problemas, esclarece usuário sobre as implicações de seus atos, e orienta sobre documentos obrigatórios.

Examina documentos, verifica capacidade e identificação dos usuários Fiscaliza pagamento de tributos, expede intimações, e recebe pagamentos de títulos.

Realiza os registros e os atos necessários, para comprovar a situação jurídica de imóveis, incluindo titularidade e direitos reais gravados.

Matricula imóveis Registra operações imobiliárias.

Averba alterações de contratos sociais e atas.

Averba modificações dos dados de imóveis, de pessoas e direitos Protocola e prenota títulos Emite notificações.

Cancela registros Verifica conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel Fornece informações sobre alienações de imóveis para prefeituras e receita federal.

Fornece certidões e informações verbais Elabora e fornece informações estatísticas, inclusive para órgãos públicos.

Responde à requisição de informações judiciais e administrativas Comunica cumprimento de determinação judicial Fornece, ao interessado, recibo dos emolumentos percebidos, em conformidade com a tabela vigente ao tempo da prática do ato.

Para o desempenho de suas funções, pode contratar escreventes e auxiliares como empregados, sob o regime de legislação do trabalho Indica, entre os escreventes, os seus substitutos Designa, dentre os substitutos, o que responderá pelo serviço nas ausências e impedimentos do titular.

Responde pelo gerenciamento administrativo e financeiro dos serviços de registro de imóveis, inclusive no que diz respeito às despesas de custeio, investimento e pessoal, estabelecendo normas, condições e obrigações relativas à atribuição de funções e de remuneração de seus prepostos de modo a obter a melhor qualidade na prestação dos serviços Adapta espaço físico e adquire equipamentos Seleciona e contrata funcionários.

Contrata serviços de terceiros Treina pessoal Coordena os serviços Promove atualização dos funcionários Escritura a contabilidade da repartição.

Paga tributos Pode utilizar sistemas de computação, microfilmagem, entre outros meios de reprodução Para arquivamento dos papéis referentes aos serviços de registro de imóveis, utiliza processos que facilitam as buscas Prepara condições ambientais para conservação do acervo, define espaço físico para sua acomodação, compõe o acervo segundo critérios práticos Administra o acervo Seleciona recursos materiais para conservação do acervo Arquiva certidões, guias de impostos e outros documentos de registros de imóveis Zela pela ordem, segurança e conservação de livros, fichas, documentos, papéis, microfilmes e sistema de computação Acompanha, quando necessário, exames periciais no acervo Promove a implantação e o funcionamento do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp).

Funções

O funcionário CBO 2413-25 deve prestar informações, conservar acervo, registrar atos e fatos jurídicos, aconselhar o usuário do serviço, formalizar juridicamente a vontade das partes, autenticar documentos e fatos, gerir a serventia - tabelionato e registro, demonstrar competências pessoais.

Atividades exercidas por um Oficial do registro de imóveis CBO 2413-25

Um Oficial do registro de imóveis (ou sinônimo) deve promover atualização dos funcionários, expressar-se com clareza, comunicar cumprimento de determinação judicial, fornecer informações sobre alienação de imóveis às prefeituras, pagar tributos, desenvolver relacionamentos sociais positivos, preparar condições ambientais para conservação do acervo, examinar documentos, elaborar informações estatísticas, escrever corretamente, fornecer informações sobre alienações de bens para receita federal, administrar acervo, agir com urbanidade, agir com equilíbrio emocional, matricular imóveis, fornecer certidões, emitir notificações, empregar criatividade, raciocinar logicamente, averbar modificações dos dados de imóveis, de pessoas e direitos, analisar a vontade do usuário, fornecer informações verbais, cancelar registros, agir com imparcialidade, compor acervo segundo critérios práticos, registrar operações imobiliárias, protocolar títulos, arquivar documentos de pessoas físicas e jurídicas, fazer uso da paciência, arquivar certidões e guias de impostos, fiscalizar o pagamento de tributos, selecionar recursos materiais para conservação de acervo, adquirir equipamentos, treinar pessoal, ouvir o usuário, atuar com eficiência, agir eticamente, contratar funcionários e serviços de terceiros, prenotar títulos, selecionar funcionários, adequar espaço físico, coordenar os serviços, apontar soluções para problemas, escriturar a contabilidade da serventia, receber pagamentos de títulos, guardar sigilo, responder a requisição de informações, judiciais e administrativas, sensibilizar-se com aspectos sociais, empreender inovações, orientar sobre documentos obrigatórios, fornecer informações estatísticas para órgãos públicos, expedir intimações, contratar serviços de terceiros, suportar pressões externas, decidir rapidamente, definir espaço físico de acomodação do acervo, verificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel, manter-se atualizado, verificar capacidade e identificação dos usuários.

Cargos e salários CBO 2413-25 - Tabeliães e registradores

Salário Oficial do Registro de Imóveis

Oficial do Registro de Imóveis: Brasil

  • 98
  • Brasil
  • 4.091 - 10.223
  • 42h
O profissional no cargo de Oficial do Registro de Imóveis CBO 2413-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.091 e 10.223 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 98 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2413-25.
Salário Registrador Imobiliário

Registrador Imobiliário: Brasil

  • 98
  • Brasil
  • 4.091 - 10.223
  • 42h
O profissional no cargo de Registrador Imobiliário CBO 2413-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.091 e 10.223 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 98 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2413-25.