CBO 2413-05 - Tabeliães e registradores - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2413-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de tabeliães e registradores que pertence ao grupo dos profissionais das ciências jurídicas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Tabeliães e registradores CBO 2413-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2413-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Tabeliães e registradores.
- Profissionais das ciências jurídicas.
Funções
autenticar documentos e fatos, formalizar juridicamente a vontade das partes, aconselhar o usuário do serviço, gerir a serventia (tabelionato e registro), conservar acervo, prestar informações, registrar atos e fatos jurídicos, demonstrar competências pessoais.
Atividades
preparar condições ambientais para conservação do acervo, cancelar registros, ouvir o usuário, compor acervo segundo critérios práticos, selecionar recursos materiais para conservação de acervo, verificar capacidade e identificação dos usuários, suportar pressões externas, responder a requisição de informações, judiciais e administrativas, agir com imparcialidade, pagar tributos, promover atualização dos funcionários, comunicar cumprimento de determinação judicial, elaborar informações estatísticas, lavrar instrumentos públicos: procurações, testamentos, escrituras de compra e venda e outros, agir com urbanidade, empregar criatividade, contratar serviços de terceiros, administrar acervo, treinar pessoal, apontar soluções para problemas, selecionar funcionários, fornecer certidões, manter-se atualizado, fornecer informações estatísticas para órgãos públicos, empreender inovações, atuar com eficiência, decidir rapidamente, agir com equilíbrio emocional, arquivar certidões e guias de impostos, escriturar a contabilidade da serventia, adquirir equipamentos, registrar embarcações marítimas, registrar contratos marítimos, agir eticamente, definir espaço físico de acomodação do acervo, expressar-se com clareza, guardar sigilo, fazer uso da paciência, contratar funcionários e serviços de terceiros, prenotar títulos, protocolar títulos, orientar sobre documentos obrigatórios, raciocinar logicamente, coordenar os serviços, examinar documentos, escrever corretamente, fornecer informações verbais, reconhecer firmas, letras e chancelas, sensibilizar-se com aspectos sociais, arquivar documentos de pessoas físicas e jurídicas, fiscalizar o pagamento de tributos, desenvolver relacionamentos sociais positivos, analisar a vontade do usuário, adequar espaço físico.