CBO 2413-15 - Tabeliães e registradores - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2413-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de tabeliães e registradores que pertence ao grupo dos advogados, procuradores, tabeliães, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Tabeliães e registradores CBO 2413-15 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2413-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais das ciências jurídicas.
- Advogados, procuradores, tabeliães.
- Tabeliães e registradores.
Descrição dos cargos da categoria Tabeliães e registradores
Os Tabeliães e registradores CBO 2413-15 formalizam juridicamente a vontade das partes, no exercício da fé pública delegada pelo estado e de acordo com as determinações previstas em lei. Registram atos e fatos jurídicos, tais como nascimentos, casamentos, óbitos e outros e também as sociedades civis, associações e fundações, os títulos e documentos públicos e particulares, as operações imobiliárias, os contratos marítimos e as embarcações marítimas, a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos, averbam alterações em todos estes atos e fatos. Reconhecem a veracidade de documentos e fatos, conferindo aos documentos forma e autenticidade legal e pública, aconselham e prestam informações ao usuário do serviço. Conservam o acervo e gerenciam a serventia. Prestam informações.
Condições de trabalho
Tabeliães e registradores trabalham em cartórios, como empregadores. Atuam em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno e horários irregulares (oficial de registro de pessoas naturais).
Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer bacharelado em Direito ou dez anos de experiência cartorária. A fé pública para o exercício notorial e de registro é delegada por concurso.
Funções dos Tabeliães e registradores CBO 2413-15
Tabeliães e registradores devem:
Atividades dos cargos CBO 2413-15
Entre as principais atribuições dos Tabeliães e registradores CBO 2413-15 estão as de:
- analisar a vontade do usuário;
- promover atualização dos funcionários;
- raciocinar logicamente;
- decidir rapidamente;
- fornecer informações estatísticas para órgãos públicos;
- adequar espaço físico;
- desenvolver relacionamentos sociais positivos;
- comunicar cumprimento de determinação judicial;
- selecionar funcionários;
- preparar condições ambientais para conservação do acervo;
- empregar criatividade;
- registrar casamentos;
- suportar pressões externas;
- agir eticamente;
- agir com equilíbrio emocional;
- sensibilizar-se com aspectos sociais;
- cancelar registros;
- orientar sobre documentos obrigatórios;
- agir com urbanidade;
- definir espaço físico de acomodação do acervo;
- escriturar a contabilidade da serventia;
- contratar serviços de terceiros;
- arquivar certidões e guias de impostos;
- examinar documentos;
- registrar óbitos;
- atuar com eficiência;
- administrar acervo;
- registrar nascimentos;
- agir com imparcialidade;
- colher assinaturas dos usuários;
- verificar capacidade e identificação dos usuários;
- participar às serventias de origem as alterações dos fatos da vida civil;
- escrever corretamente;
- adquirir equipamentos;
- ler o ato ao usuário;
- empreender inovações;
- fornecer informações verbais;
- arquivar documentos de pessoas físicas e jurídicas;
- registrar capacidade civil e ausência;
- fornecer certidões;
- expressar-se com clareza;
- guardar sigilo;
- elaborar informações estatísticas;
- responder a requisição de informações, judiciais e administrativas;
- fazer uso da paciência;
- verificar conformidade do ato à vontade do usuário;
- treinar pessoal;
- compor acervo segundo critérios práticos;
- averbar alterações de estado civil;
- esclarecer usuário sobre as implicações de seus atos;
- autenticar livros;
- coordenar os serviços;
- protocolar títulos;
- contratar funcionários e serviços de terceiros;
- ouvir o usuário;
- selecionar recursos materiais para conservação de acervo;
- manter-se atualizado;
- apontar soluções para problemas;
- pagar tributos;