CBO 2346-84 - Professor de teoria da literatura - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de teoria da literatura CBO 2346-84 Ministra aulas para ensino de teorias da literatura, na formação de profissionais de nível superior, tendo como referência as principais linhas da teoria literária Promove o estudo da literatura, considerando-se teorias que abrangem conceitos e princípios básicos de discurso, linguagem, espaço, estrutura, literalidade, narrador, obra literária, polissemia, tempo, verossimilhança.

Realiza pesquisas, coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica.

Pode prestar assessoria e consultoria Atua de acordo com a legislação educacional, normas de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

CBO 2346-84 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de teoria da literatura, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-84 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-84

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de teoria da literatura

O Professor de teoria da literatura CBO 2346-84 planeja e ministra aulas de teoria da literatura para análise de obras, recepção e produção textual, na formação de profissionais de nível superior, promovendo estudos referentes a formas, gêneros, períodos e movimentos literários, gêneros textuais, estrutura da obra literária, correntes críticas e as relações temáticas entre literatura, sociedade, história, filosofia, política e cultura Define conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.

Propõe estudo literário linguístico-discursivo, análise da produção literária em seus diversos gêneros e movimentos, considerando as relações e inter-relações entre obras e autores, suas particularidades linguísticas, temáticas, sociais, históricas e políticas, tendo em vista análise e visão crítica da produção literária em seus diversos contextos, e a compreensão do mundo, da cultura, das linguagens e da escrita.

Analisa a produção literária, as variedades regionais, autores e obras de expressão da literatura, considerando os objetos de estudo da teoria literária, como estrutura da obra e da narrativa, discurso, intertextualidade, literalidade, evolução, períodos e gêneros literários, influências externas Propõe estudos sobre composição dos gêneros literários, considerando as principais linhas da teoria literária: formalismo, estruturalismo, pós-estruturalismo e desconstrutivismo, estética da recepção, crítica de gênero e estudos pós-coloniais e culturais.

Seleciona textos para estudos interdisciplinares, organiza antologias, elabora notas e resenhas de obras e de textos literários Analisa e escreve prefácios, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas.

Pode desenvolver projetos e trabalhos de tradutor, e algumas especialidades em editoração e produção de textos.

Aplica metodologias de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação nas atividades educacionais Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio.

Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.

Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, orientando essa prática educativa e a elaboração de projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta e avalia os alunos em trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos.

Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da linguagem frente às demandas sociais e políticas Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, às ações didático-pedagógicas, ao material didático, aplicando instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas nas áreas de linguística e de teoria da literatura, elaborando projetos, analisando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios.

Analisa a aplicação de metodologias e de tecnologias de apoio para a área Divulga a produção de conhecimentos científicos e a produção discente.

Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas, promove cursos de extensão e publica trabalhos educacionais e científicos Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo fundamentos da linguística e das teorias da literatura Elabora provas para processos de seleção e para avaliação de cursos.

Comunica-se com objetividade, elabora textos e documentos, como relatórios, glossários, pareceres, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade .

Funções do cargo

O funcionário CBO 2346-84 deve orientar alunos, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, divulgar conhecimentos científicos, prestar assessoria e consultoria, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, demonstrar competências pessoais, realizar atividades pedagógico-administrativas, realizar atividades de avaliação, participar de atividades de qualificação profissional.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-84

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.

Atividades exercidas por um Professor de teoria da literatura CBO 2346-84

Um Professor de teoria da literatura (ou sinônimo) deve organizar concursos acadêmicos e literários, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, discutir propostas curriculares, editar publicações científicas, participar da organização de bancas examinadoras, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, implementar grades curriculares, orientar alunos na apresentação de trabalhos, desenvolver metodologias científicas de trabalho, demonstrar capacidade de observação, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, orientar teses de doutorado, participar de júri de premiação acadêmica e científica, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, articular conhecimento de diferentes áreas, organizar publicações científicas, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, elaborar material didático e paradidático, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, realizar discussões teórico-metodológicas, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, avaliar grade curricular, escrever verbetes, promover intercâmbios científicos e culturais, selecionar textos para estudo, realizar estudos interdisciplinares, avaliar exame nacional de cursos, demonstrar capacidade de análise e síntese, promover o estudo de textos, trabalhar em equipe, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., planejar orçamento, elaborar exames para concursos, dar atendimento individual aos alunos, orientar dissertações de mestrado, avaliar as necessidades dos alunos, realizar atualização bibliográfica, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, participar de discussões sobre a área, indicar bibliografia, realizar revisão de textos, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, programar atividades de laboratório de língua e informática, elaborar projetos, organizar edições didáticas de obras literárias, programar o uso de equipamentos de apoio, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, estruturar projetos pedagógicos na área, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, ministrar cursos de ensino a distância, montar equipe de pesquisa, participar da correção de exames, participar de júri de premiação cultural, elaborar dicionários e/ou sinalários, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, realizar levantamento bibliográfico, elaborar tese de doutorado, estabelecer critérios de avaliação, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, realizar atividades de editoração, traduzir textos, distribuir disciplinas, analisar princípios metodológicos da área, elaborar críticas literárias, supervisionar estágios, definir conteúdos programáticos, coletar dados e materiais para pesquisa, elaborar dissertação de mestrado, preparar aulas, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, escrever textos relacionados a pesquisa, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, organizar antologias, organizar horários, cronogramas, etc, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, preparar instrumentos de avaliação, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, analisar dados e materiais de pesquisa, preparar programas de cursos, relacionar teoria e prática, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, desenvolver atividades de pós-doutorado, participar da elaboração de propostas curriculares, elaborar relatórios e monografias, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., representar os pares em comissões externas a instituição, participar de intercâmbios científicos e culturais, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, prever recursos financeiros para pesquisa, planejar grades curriculares, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, demonstrar capacidade de reflexão, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, discutir questões sociais e culturais, em classe, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, estimular senso crítico dos alunos, participar de colegiados, discutir resultados da produção discente, programar atividades de pesquisa, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, realizar palestras, conferências, etc, elaborar glossários, demonstrar capacidade de interagir com outros, atualizar conteúdos programáticos, promover estudos inter e transdisciplinares, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas.

Cargos e salários CBO 2346-84 - Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Salário Professor de Teoria da Literatura

Professor de Teoria da Literatura: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Teoria da Literatura CBO 2346-84 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.930 e 0 para uma jornada de trabalho média de 13h semanais de acordo com dados salariais de 2 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2346-84.