CBO 2346-84 - Professor de teoria da literatura - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de teoria da literatura CBO 2346-84 Ministra aulas para ensino de teorias da literatura, na formação de profissionais de nível superior, tendo como referência as principais linhas da teoria literária Promove o estudo da literatura, considerando-se teorias que abrangem conceitos e princípios básicos de discurso, linguagem, espaço, estrutura, literalidade, narrador, obra literária, polissemia, tempo, verossimilhança.

Realiza pesquisas, coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos na área e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica.

Pode prestar assessoria e consultoria Atua de acordo com a legislação educacional, normas de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

CBO 2346-84 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de teoria da literatura, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-84 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-84

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de teoria da literatura

O Professor de teoria da literatura CBO 2346-84 planeja e ministra aulas de teoria da literatura para análise de obras, recepção e produção textual, na formação de profissionais de nível superior, promovendo estudos referentes a formas, gêneros, períodos e movimentos literários, gêneros textuais, estrutura da obra literária, correntes críticas e as relações temáticas entre literatura, sociedade, história, filosofia, política e cultura Define conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.

Propõe estudo literário linguístico-discursivo, análise da produção literária em seus diversos gêneros e movimentos, considerando as relações e inter-relações entre obras e autores, suas particularidades linguísticas, temáticas, sociais, históricas e políticas, tendo em vista análise e visão crítica da produção literária em seus diversos contextos, e a compreensão do mundo, da cultura, das linguagens e da escrita.

Analisa a produção literária, as variedades regionais, autores e obras de expressão da literatura, considerando os objetos de estudo da teoria literária, como estrutura da obra e da narrativa, discurso, intertextualidade, literalidade, evolução, períodos e gêneros literários, influências externas Propõe estudos sobre composição dos gêneros literários, considerando as principais linhas da teoria literária: formalismo, estruturalismo, pós-estruturalismo e desconstrutivismo, estética da recepção, crítica de gênero e estudos pós-coloniais e culturais.

Seleciona textos para estudos interdisciplinares, organiza antologias, elabora notas e resenhas de obras e de textos literários Analisa e escreve prefácios, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas.

Pode desenvolver projetos e trabalhos de tradutor, e algumas especialidades em editoração e produção de textos.

Aplica metodologias de ensino e aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação nas atividades educacionais Seleciona material didático e paradidático, textos, bibliografia de apoio.

Pode ministrar cursos na modalidade de ensino a distância.

Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, orientando essa prática educativa e a elaboração de projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, acompanhando a elaboração de relatórios Orienta e avalia os alunos em trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos.

Promove estudos interdisciplinares, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da linguagem frente às demandas sociais e políticas Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, às ações didático-pedagógicas, ao material didático, aplicando instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas nas áreas de linguística e de teoria da literatura, elaborando projetos, analisando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios.

Analisa a aplicação de metodologias e de tecnologias de apoio para a área Divulga a produção de conhecimentos científicos e a produção discente.

Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas, promove cursos de extensão e publica trabalhos educacionais e científicos Presta assessoria e consultoria, realizando análise de literaturas, preparação e revisão de textos, segundo fundamentos da linguística e das teorias da literatura Elabora provas para processos de seleção e para avaliação de cursos.

Comunica-se com objetividade, elabora textos e documentos, como relatórios, glossários, pareceres, teses, artigos científicos, avaliação de obras literárias, planos de ensino e de aulas, material didático e paradidático Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade .

Funções do cargo

O funcionário CBO 2346-84 deve participar de atividades de qualificação profissional, orientar alunos, divulgar conhecimentos científicos, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, prestar assessoria e consultoria, realizar atividades de avaliação, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, realizar atividades pedagógico-administrativas, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-84

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.

Atividades exercidas por um Professor de teoria da literatura CBO 2346-84

Um Professor de teoria da literatura (ou sinônimo) deve dar atendimento individual aos alunos, programar atividades de pesquisa, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, realizar discussões teórico-metodológicas, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, participar da elaboração de propostas curriculares, planejar grades curriculares, orientar teses de doutorado, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, representar os pares em comissões externas a instituição, participar de júri de premiação acadêmica e científica, realizar revisão de textos, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, preparar aulas, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, desenvolver atividades de pós-doutorado, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, desenvolver metodologias científicas de trabalho, demonstrar capacidade de interagir com outros, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, demonstrar capacidade de observação, participar de júri de premiação cultural, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, elaborar material didático e paradidático, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, trabalhar em equipe, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, analisar princípios metodológicos da área, realizar palestras, conferências, etc, programar atividades de laboratório de língua e informática, participar de discussões sobre a área, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, participar da organização de bancas examinadoras, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, realizar levantamento bibliográfico, coletar dados e materiais para pesquisa, realizar atividades de editoração, orientar alunos na apresentação de trabalhos, elaborar glossários, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, supervisionar estágios, escrever textos relacionados a pesquisa, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., elaborar críticas literárias, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, organizar antologias, demonstrar capacidade de reflexão, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, ministrar cursos de ensino a distância, realizar estudos interdisciplinares, articular conhecimento de diferentes áreas, participar de colegiados, indicar bibliografia, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, analisar dados e materiais de pesquisa, participar da correção de exames, planejar orçamento, avaliar as necessidades dos alunos, selecionar textos para estudo, discutir propostas curriculares, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, elaborar relatórios e monografias, demonstrar capacidade de análise e síntese, promover intercâmbios científicos e culturais, organizar horários, cronogramas, etc, implementar grades curriculares, organizar concursos acadêmicos e literários, atualizar conteúdos programáticos, distribuir disciplinas, promover estudos inter e transdisciplinares, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, estabelecer critérios de avaliação, elaborar dissertação de mestrado, prever recursos financeiros para pesquisa, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, montar equipe de pesquisa, organizar publicações científicas, realizar atualização bibliográfica, estimular senso crítico dos alunos, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, discutir questões sociais e culturais, em classe, promover o estudo de textos, elaborar exames para concursos, avaliar grade curricular, programar o uso de equipamentos de apoio, avaliar exame nacional de cursos, relacionar teoria e prática, elaborar tese de doutorado, preparar instrumentos de avaliação, editar publicações científicas, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, escrever verbetes, participar de intercâmbios científicos e culturais, estruturar projetos pedagógicos na área, preparar programas de cursos, elaborar dicionários e/ou sinalários, discutir resultados da produção discente, orientar dissertações de mestrado, organizar edições didáticas de obras literárias, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, traduzir textos, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, elaborar projetos, definir conteúdos programáticos, discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, demonstrar capacidade de liderança.

Cargos e salários CBO 2346-84 - Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Salário Professor de Teoria da Literatura

Professor de Teoria da Literatura: Brasil

  • 3
  • Brasil
  • 1.823 - 0
  • 5h
O profissional no cargo de Professor de Teoria da Literatura CBO 2346-84 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.823 e 0 para uma jornada de trabalho média de 5h semanais de acordo com dados salariais de 3 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2346-84.