CBO 2346-80 - Professor de semiótica - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

O profissional no cargo de Professor de semiótica CBO 2346-80 Ministra aulas para ensino de semiótica, na formação de profissionais de nível superior, para o estudo dos signos linguísticos e não linguísticos, como processos comunicativos, determinado em um contexto sociocultural, considerando-se as linguagens verbais e não verbais Promove o estudo dos fenômenos comunicativos, por meio do conceito de signo, em seus aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos.

Realiza pesquisas, coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão Orienta alunos na elaboração de trabalhos acadêmicos e de qualificação profissional, realiza atividades pedagógico-administrativas, organiza a produção de conhecimentos científicos e avalia o desempenho dos alunos Elabora material de trabalho e documentação técnica.

Pode prestar assessoria e consultoria Atua de acordo com a legislação educacional, normas de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

CBO 2346-80 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de semiótica, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior CBO 2346-80 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2346-80

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor de semiótica

O Professor de semiótica CBO 2346-80 planeja e ministra aulas de semiótica, na formação de profissionais de nível superior, promovendo estudos das teorias referentes aos signos linguísticos e não linguísticos, nos processos comunicativos, presentes em diferentes contextos socioculturais Define conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, recursos para o trabalho, conjugando teoria e prática.

Propõe o estudo de teorias e aplicações dos signos linguísticos e não linguísticos e suas significações – significante e significado, nos processos comunicativos em toda sua amplitude, considerando-se o conceito de texto, as linguagens verbal e não verbal, os ícones, índices e símbolos.

Identifica as relações da semiótica com outras áreas, como linguística, artes, literatura, publicidade, filosofia, educação, computação, direito, arquitetura, e com outros subcampos surgidos com base nas teorias da semiótica Analisa os signos linguísticos de textos verbais e não verbais em seus aspetos sintáticos, semânticos e pragmáticos, nos mais variados contextos de comunicação, tendo em vista a compreensão do mundo e das linguagens, considerando-se o processo de significação e de sentido de um determinado signo, e as relações existentes com seus objetos e interpretantes.

Promove o estudo dos fenômenos comunicativos, a partir de teorias da semiótica e do conceito de signo, e das características sintáticas, semânticas e pragmáticas, analisando textos verbais e não verbais em toda sua amplitude Seleciona textos e imagens para estudos sobre teoria geral das representações, elabora notas e resenhas de obras e de textos.

Pode desenvolver projetos e trabalhos de editoração, produção de textos, elaboração e avaliação de livros didáticos, gramáticas e dicionários.

Supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, orientando essa prática educativa e a elaboração de projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, e acompanha a elaboração de relatórios.

Orienta e avalia os alunos em trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, cursos de especialização, indicando fontes de consulta e procedimentos teórico-metodológicos.

Promove estudos interdisciplinares, envolvendo a história e a relação da linguagem dos signos com os povos e a sociedade, abordando temas sociais e culturais, produção literária e uso da linguagem frente às demandas sociais e políticas, ressaltando a relação da semiótica com as mais diversas áreas profissionais e de estudos Avalia atividades acadêmicas, quanto ao desempenho dos alunos, às ações didático-pedagógicas, ao material e aos recursos didático-pedagógicos, aplicando instrumentos de avaliação, analisando resultados avaliativos Realiza pesquisas na área da semiótica, elaborando projetos, analisando dados, revisando literatura, desenvolvendo metodologias científicas de trabalho, elaborando relatórios.

Analisa a aplicação de metodologias e de tecnologias de apoio para a área e a aplicação dos conceitos da semiótica e da linguística em diversos sistemas da ciência da computação, como por exemplo, realidade virtual e inteligência artificial Divulga a produção de conhecimentos científicos e a produção discente Disponibiliza teorias e práticas didático-pedagógicas, promove cursos de extensão e publica trabalhos educacionais e científicos.

Presta assessoria e consultoria, realizando análise da linguagem dos signos em textos Prepara e revisa textos, segundo fundamentos da semiótica.

Elabora provas para processos de seleção e para avaliação de cursos Elabora textos e documentos, como relatórios, glossários, pareceres, teses, artigos científicos, produção didático-pedagógica, planos de ensino e de aulas, materiais de apoio didático e paradidáticos Atua conforme a legislação e diretrizes da unidade, normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2346-80 deve divulgar conhecimentos científicos, realizar atividades pedagógico-administrativas, elaborar produção bibliográfia e técnica do conhecimento na Área, orientar alunos, participar de atividades de qualificação profissional, prestar assessoria e consultoria, ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística, literatura e/ou educação de surdos, demonstrar competências pessoais, realizar atividades de avaliação.

Condições de trabalho dessas profissões

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2346-80

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.

Atividades exercidas por um Professor de semiótica CBO 2346-80

Um Professor de semiótica (ou sinônimo) deve preparar instrumentos de avaliação, elaborar dicionários e/ou sinalários, organizar edições didáticas de obras literárias, elaborar projetos, analisar processos de comunicação em instituições, organizar concursos acadêmicos e literários, analisar princípios metodológicos da área, implementar grades curriculares, realizar atividades de editoração, estimular senso crítico dos alunos, sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc, traduzir textos, avaliar leitura e compreensão de textos orais, em sinais e/ou escritos, escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas, participar da elaboração de propostas curriculares, participar de intercâmbios científicos e culturais, orientar teses de doutorado, orientar trabalhos de conclusão de curso -tcc, monitoria, iniciação científica e especialização, elaborar dissertação de mestrado, participar de colegiados, promover estudos sobre inter-relacões de diferentes linguagens, participar da organização de bancas examinadoras, representar os pares em comissões externas a instituição, elaborar notas e resenhas sobre livros, artigos e periódicos, participar da avaliação de atividades de ensino, pesquisa e extensão, planejar grades curriculares, apresentar resultado de pesquisa e extensão em eventos acadêmicos, cientìficos e culturais, desenvolver atividades de pós-doutorado, elaborar relatórios e monografias, organizar edições críticas, discutir resultados da produção discente, discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas, realizar levantamento bibliográfico, elaborar projetos de ensino, pesquisa e extensão, atualizar acervo bibliográfico da área na instituição, demonstrar capacidade de interagir com outros, discutir propostas curriculares, realizar revisão de textos, elaborar pareceres para órgãos de fomento a pesquisa, editoras e publicações científicas, elaborar exames para concursos, participar de auto-avaliação dos programas de graduação e pós-graduação, elaborar livros didáticos de língua, literatura e/ou educação de surdos, participar de discussões sobre a área, atualizar conteúdos programáticos, trabalhar em equipe, organizar eventos acadêmicos, científicos e culturais, selecionar textos para estudo, articular conhecimento de diferentes áreas, avaliar desenvolvimento de alunos no curso, selecionar material didático e paradidático - livros, fitas, vídeos etc, coletar dados e materiais para pesquisa, prever recursos financeiros para pesquisa, promover intercâmbios científicos e culturais, participar de júri de premiação acadêmica e científica, participar da avaliação do projeto pedagógico do curso, demonstrar capacidade de liderança, avaliar produção escrita e/ou de libras de alunos, editar publicações científicas, demonstrar capacidade de medir conhecimentos científicos, com clareza, programar o uso de equipamentos de apoio, participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos, elaborar glossários, demonstrar capacidade de análise e síntese, orientar dissertações de mestrado, organizar horários, cronogramas, etc, programar atividades de laboratório de língua e informática, realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos, pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área, avaliar exame nacional de cursos, preparar aulas, orientar alunos na apresentação de trabalhos, avaliar grade curricular, programar atividades de pesquisa, organizar publicações científicas, frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc, definir conteúdos programáticos, promover estudos inter e transdisciplinares, realizar atualização bibliográfica, estabelecer critérios de avaliação, participar de bancas examinadoras - tcc, me, do etc., discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional, sugerir traduções, publicações, etc, para editoras, analisar dados e materiais de pesquisa, escrever verbetes, promover o estudo de textos, participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira, dar atendimento individual aos alunos, avaliar as necessidades dos alunos, promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc., ministrar cursos de ensino a distância, relacionar teoria e prática, elaborar tese de doutorado, disponibilizar a produção científica, extensionista e artística via meios impressos, eletrônicos e digitais, elaborar material didático e paradidático, supervisionar estágios, realizar discussões teórico-metodológicas, implementar projetos de ensino, pesquisa e extensão, planejar orçamento, discutir questões sociais e culturais, em classe, elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc., disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais, distribuir disciplinas, montar equipe de pesquisa, preparar programas de cursos, realizar palestras, conferências, etc, demonstrar capacidade de analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem, organizar antologias, prestar assessoria às instituições de ensino, aos órgãos públicos e/ou de fomento a pesquisa, participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa, demonstrar capacidade de observação, escrever textos relacionados a pesquisa, participar da correção de exames, desenvolver metodologias científicas de trabalho, realizar estudos interdisciplinares, participar de júri de premiação cultural, relacionar conhecimentos específicos da área a questões sócio-culturais, demonstrar capacidade de reflexão, elaborar críticas literárias, indicar bibliografia, estruturar projetos pedagógicos na área, demonstrar capacidade de comunicação não verbal.

Cargos e salários CBO 2346-80 - Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Salário Professor de Semiótica

Professor de Semiótica: Brasil

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