CBO 2251-40 - Médico do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos médicos clínicos
O profissional no cargo de Médico do trabalho CBO 2251-40 realiza prevenção de doenças ocupacionais e promove a recuperação da saúde integral de trabalhadores Executa levantamentos para identificar fatores de risco à saúde dos trabalhadores, no ambiente de trabalho.
Utiliza abordagem de epidemiologia social para levantar fatores sociais que podem causar problemas de saúde Avalia a saúde de trabalhadores, estabelecendo o nexo causal entre os transtornos de saúde e as atividades de trabalho Atua no Sistema Único de Saúde (SUS).
Supervisiona equipes Pode participar em perícias judiciais ou previdenciárias Elabora documentos técnicos.
Mantém-se atualizado na sua área de atuação Desenvolve atividades educacionais Atua com base em princípios de ética profissional.
Cumpre legislação, normas técnicas, normas higiênico-sanitárias e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental
CBO 2251-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de médicos clínicos que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Médico do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Médicos clínicos CBO 2251-40 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2251-40
- Profissionais das ciências e das artes.
- Médicos clínicos.
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
O que faz um Médico do trabalho
O Médico do trabalho CBO 2251-40 planeja ações de proteção da saúde de trabalhadores em relação aos riscos ocupacionais, coordenando levantamentos periódicos das condições de trabalho Examina as características do ambiente de trabalho e os detalhes das atividades realizadas pelos trabalhadores, a fim de identificar fatores que podem causar o aparecimento de doenças ocupacionais.
Avalia impactos das mudanças em tecnologia e organização do trabalho.
Analisa - junto com engenheiro de segurança do trabalho, especialistas em gestão dos processos, entre outros profissionais - alterações em leiautes, em processos e organização do trabalho, e em outros fatores, para eliminar (ou, se não for possível, minimizar) os riscos existentes Participa na elaboração de relatório com propostas de adequação do ambiente e do trabalho, para aprovação de gestores.
Utiliza abordagem de epidemiologia social para estabelecer prováveis determinantes sociais de problemas de saúde de trabalhadores Estuda interações sociais em diferentes setores de trabalho, para identificar conflitos, rivalidade e outros tipos de relação que podem afetar o bem-estar.
Com base nos resultados, analisa com supervisores formas de diminuir os problemas constatados nas equipes de trabalho.
Avalia a saúde de trabalhadores, que desempenham atividades em diferentes fases do processo de produção ou de prestação de serviço Faz anamnese ocupacional e executa exame físico e mental do trabalhador.
Formula hipótese diagnóstica de que a causa dos problemas detectados de saúde esteja relacionada ao trabalho.
Requisita exames complementares, como os laboratoriais e de imagem Interpreta os resultados dos exames Estabelece o nexo causal entre os transtornos de saúde e as atividades do trabalhador, considerando os dados levantados na avaliação da saúde, a história clínica e ocupacional atual e pregressa, a identificação de riscos no estudo do local de trabalho, e outras informações técnicas levantadas na literatura científica e nas pesquisas feitas sobre atividade laboral similar.
Presta apoio ao trabalhador para recuperar e preservar a sua saúde Pode fornecer atestados e pareceres para o trabalhador sempre que necessário, considerando que o repouso, o acesso a terapias e o afastamento da exposição nociva fazem parte do tratamento Pode propor a alocação do trabalhador em atividades compatíveis com seu atual estado de saúde, orientando-o, bem como ao empregador ou à chefia imediata, em relação ao processo de adaptação ao trabalho.
Pode prestar apoio às ações de reabilitação profissional Presta orientações aos trabalhadores com deficiência e com doenças crônico-degenerativas, promovendo sua inclusão no trabalho e participando do seu processo de adaptação.
Elabora o prontuário médico do trabalhador, seguindo normas preestabelecidas Realiza estudos, avaliando periodicamente a eficácia das medidas de prevenção adotadas em relação às doenças ocupacionais e aos acidentes de trabalho Atua no Sistema Único de Saúde (SUS), executando ações de assistência em saúde do trabalhador no âmbito da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, em especial no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.
Pode atuar em perícias judiciais ou previdenciárias Supervisiona equipes, avaliando seu desempenho e realizando programas de qualificação para aperfeiçoamento contínuo das ações Elabora documentos técnicos, como laudos e pareceres.
Colabora na emissão de notificações de agravos relacionados ao trabalho, de acordo com as normas pertinentes Desenvolve atividades educacionais, planejando e implantando programas relacionados à prevenção de acidentes de trabalho, à proteção contra doenças ocupacionais, e à promoção de saúde Mantém-se atualizado na sua área de atuação, analisando novas estratégias adotadas em medicina do trabalho.
Atua em equipe interdisciplinar de saúde do trabalho no assessoramento técnico a gestores em matérias de saúde, de segurança, de ergonomia e de higiene no trabalho.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2251-40 deve coordenar programas e serviços em saúde, tratar pacientes e clientes, efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas, elaborar documentos médicos, realizar consulta e atendimento médico, implementar ações de promoção da saúde, difundir conhecimentos médicos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Médicos clínicos os cargos dessa família CBO exercem suas funções em setores cujas atividades referem-se a saúde e serviços sociais, ensino, pesquisa e desenvolvimento. De modo geral atuam por conta própria, na condição de autônomos, sem supervisão permanente. Organizam- se individualmente e em equipe de trabalho, desenvolvendo as atividades em ambientes fechados, em horários de trabalho irregulares. Exceção feita profissionais que atuam no Programa de Estratégia de Saúde da Família, onde exercem suas funções como empregados, com supervisão ocasional e cumprem carga horária semanal prevista em Portaria específica. Podem trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos e, devido à natureza e nível de responsabilidade próprio da função, podem estar sujeitos a estresse constante. Em algumas ocupações os profissionais podem estar sujeitos a ação de materiais tóxicos, químicos, radioativos e biológicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2251-40
Essas ocupações são exercidas por profissionais com formação superior em Medicina, credenciados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM). O exercício pleno das funções se dá após o período de um a dois anos de experiência profissional e de três a quatro anos para o médico antroposófico. Para o exercício da função no Programa de Estratégia de Saúde da Família não é necessário experiência anterior.
Atividades exercidas por um Médico do trabalho CBO 2251-40
Um Médico do trabalho (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar capacidade de liderança, desenvolver pesquisas em medicina, promover atividades educativas, redigir trabalhos científicos, demonstrar capacidade de preservar sigilo médico, monitorar estado de saúde de pacientes hospitalizados, prestar depoimentos, estabelecer prognóstico, executar tratamento com agentes químicos, assistir parto, demonstrar ações médicas, preparar material didático, praticar intervenções clínicas, avaliar conhecimento de especialistas, implementar medidas de saúde ambiental, executar tratamento com agentes biológicos, indicar necessidade de internação, prescrever tratamento, montar escala de serviços, avaliar atos médicos, gerenciar recursos financeiros, demonstrar capacidade de adequar linguagem, demonstrar imparcialidade de julgamento, descrever ações médicas, elaborar material informativo e normativo, emitir pareceres, responder quesitos periciais, prestar consultorias e assessorias, demonstrar rapidez de percepção, selecionar pacientes em situações específicas, realizar anamnese, discutir diagnóstico, prognóstico e tratamento com pacientes, clientes, responsáveis e familiares, encaminhar usuários a outros profissionais, participar de diretorias de associações, entidades de classe e conselhos de saúde, demonstrar capacidade de saber ouvir, realizar exames complementares, reabilitar pacientes e clientes - condições biopsicossociais, fiscalizar treinamento médico, auxiliar normatização de atividades médicas, prescrever medidas higiênico-dietéticas, ministrar aulas, planejar tratamento de clientes e pacientes, realizar visitas domiciliares, preparar projetos de pesquisa, supervisionar propedêutica instrumental, solicitar exames complementares, emitir laudos, despachar expediente, demonstrar capacidade de acolhimento, implementar medidas de segurança e proteção do trabalhador, executar terapêutica genética, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, guardar órgaõs e tecidos, colher depoimentos, retirar órgãos e tecidos, formular quesitos periciais, elaborar procedimentos operacionais padrão, constituir comissões médico-hospitalares, preencher formulários de notificação compulsória, elaborar documentos de imagem, demonstrar capacidade de interpretar linguagem verbal e não-verbal, praticar psicoterapia, elaborar protocolos de condutas médicas, interpretar dados de exame clínico e exames complementares, desenvolver equipamentos, distribuir tarefas, organizar cursos de educação continuada, ministrar tratamentos preventivos, elaborar prontuários, especificar insumos, demonstrar tolerância, promover campanhas de saúde, promover ações de controle de vetores e zoonoses, prescrever imunização, realizar propedêutica instrumental, acompanhar plano terapêutico do usuário, administrar situações de urgência e emergência, realizar visitas hospitalares, diagnosticar estado de saúde de pacientes e clientes, solicitar interconsultas, executar transplantes de órgãos e tecidos, vistoriar ambientes de trabalho, implantar órteses e próteses, rastrear doenças prevalentes, desenvolver procedimentos, emitir atestados, demonstrar capacidade de atenção seletiva, cultivar órgãos e tecidos, demonstrar capacidade de lidar com situações adversas, indicar tratamento, executar tratamento com agentes físicos, supervisionar equipe de saúde, realizar diagnóstico de saúde da comunidade, supervisionar atos médicos, implementar medidas de biossegurança, participar de encontros, congressos e demais eventos científicos, arquivar documentos, vistoriar equipamentos e instalações, levantar hipóteses diagnósticas, praticar procedimentos intervencionais, selecionar equipe de trabalho, emitir receitas, receitar drogas, medicamentos , fitoterápicos e antroposóficos, elaborar relatórios, efetuar necropsias, divulgar informações em mídia, estabelecer plano de ações em saúde, demonstrar empatia, organizar encontros científicos, realizar exame físico, emitir declarações, realizar atendimentos de urgência e emergência, demonstrar altruísmo, demonstrar capacidade de efetuar atendimento humanizado, realizar atendimento em consultório, examinar documentos médicos.