Algumas funcionalidades da busca estão disponíveis apenas com plano de acesso ativo. Veja os planos

CBO 1423-15 - Gerente de marketing - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de comercialização, marketing e comunicação

O profissional no cargo de Gerente de marketing CBO 1423-15 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.

Estabelece metas e indicadores de desempenho Define e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de ações de marketing, considerando tipos, objetivos, estratégias e os meios de comunicação, pesquisas, custos, produto ou serviço, clientes e mercado.

Aplica estratégias de marketing e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfil do consumidor Assessora diretoria e setores da organização.

Assegura a conformidade legal do processo Atua de acordo com normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental

CBO 1423-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de comercialização, marketing e comunicação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Gerente de marketing, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de comercialização, marketing e comunicação CBO 1423-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 1423-15

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
    • Gerentes de comercialização, marketing e comunicação.
      • Gerentes.

O que faz um Gerente de marketing

O Gerente de marketing CBO 1423-15 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.

Atua em conjunto com equipes de comercialização, vendas e pós-venda, considerando as metas e os procedimentos estabelecidos.

Participa da elaboração de plano estratégico marketing, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de marketing, promovendo a realização de pesquisas de demandas e de mercado Implementa, coordena e avalia o plano estratégico, aplicando métricas de marketing, definindo ações para promoção e divulgação da imagem institucional para ampliar ou reforçar seu posicionamento no mercado, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.

Gerencia o desenvolvimento de ações e atividades de marketing, no que se refere aos tipos e objetivos, estratégias e meios de comunicação aplicados no processo, às pesquisas, aos custos, ao produto ou ao serviço, aos clientes e ao mercado, à captação e análise de dados Coordena e avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e websites.

Gerencia o desenvolvimento do plano de marketing, considerando ações de divulgação da imagem institucional, implementação de campanhas institucionais e publicitárias, visando à ampliação de participação no mercado.

Organiza a realização de eventos da área, programas e ações de fidelização, serviços de atendimento ao cliente, contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de marketing, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, contratos, participação da empresa e de produtos no mercado, relacionamento com clientes internos e externos, nível de competitividade, produtividade e qualidade dos processos.

Analisa os resultados e metas das equipes de comercialização e de vendas para obter subsídios na elaboração de planos de marketing e comunicação.

Pode propor o desenvolvimento de novos produtos e faixas de preço para comercialização Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, captando recursos, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.

Administra e dimensiona equipe de marketing, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.

Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação.

Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas.

Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de marketing e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.

Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 1423-15 deve coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, administrar recursos materiais e financeiros, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, assessorar diretoria e setores da organização, demonstrar competências pessoais, gerenciar recursos humanos, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos.

Condições de trabalho dessas profissões

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1423-15

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Gerente de marketing CBO 1423-15

Um Gerente de marketing (ou sinônimo) deve listar atividades de cargos / funções, assessorar nos contatos com a imprensa, gerenciar remanejamentos, delegar atribuições, atender a auditoria interna e externa, demonstrar habilidades comunicativas, demonstrar capacidade de pensar estrategicamente, avaliar nível de satisfação da equipe, examinar currículos, demonstrar capacidade de organização, implementar serviços de atendimento a clientes, autorizar pagamentos, demonstrar capacidade de negociação, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, estabelecer política comercial, otimizar custos e recursos, representar empresa e/ou organização publicamente, criar programas e ações de fidelização de clientes, gerenciar equipes, dimensionar equipe, realizar campanhas de vendas, acompanhar questões públicas - leis, decretos, opinião pública, demonstrar criatividade, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, elaborar relatórios, monitorar metas e indicadores de desempenho, demonstrar capacidade de síntese, negociar condições e prioridades de projetos, formular plano de incentivos, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, planejar campanhas de vendas, entrevistar candidatos, identificar necessidade de recursos, pesquisar mercado, estabelecer metas e indicadores de desempenho, planejar racionalização do uso de recursos, analisar fatores econômico-financeiros, implementar ações de divulgação da imagem institucional - público interno e externo, monitorar participação da empresa e de produtos no mercado, monitorar relacionamento com clientes internos e externos e/ou partes interessadas, coordenar serviços de atendimento a clientes, administrar orçamentos, demonstrar visão sistêmica, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, avaliar desempenho, revisar planos, planejar campanhas publicitárias, cobrar resultados da equipe, demonstrar capacidade de empatia, elaborar orçamentos, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, identificar necessidade de contratação de pessoal, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, gerir nível de satisfação do cliente, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, planejar ações para promoção da imagem institucional, realizar ações para ampliação de participação no mercado, demonstrar capacidade de tomar decisões, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, gerir lucratividade, acompanhar atuação da concorrência, definir perfis profissionais, determinar faixas de preços para comercialização, demonstrar capacidade de liderança, monitorar a execução de serviços de terceiros, captar recursos, analisar tendências do mercado, planejar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional,reputação corporativa, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, detectar necessidades de capacitação profissional, recomendar doações e/ou patrocínios, implementar campanhas institucionais e publicitárias, realizar eventos - feiras, convenções, congressos, seminários, monitorar contratos, demonstrar capacidade de flexibilidade, demonstrar capacidade de escuta, contratar serviços de terceiros, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, demonstrar capacidade de abstração.

Cargos e salários CBO 1423-15 - Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Salário Gerente de Marketing Recife

Gerente de Marketing: Recife, PE

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 5.160 e 12.216 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 254 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing Guarulhos

Gerente de Marketing: Guarulhos, SP

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Guarulhos - SP, ganha entre 10.311 e 26.225 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 139 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing

Gerente de Marketing: Rio Grande do Sul

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 6.568 e 16.237 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 786 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing Campinas

Gerente de Marketing: Campinas, SP

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 11.941 e 28.762 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 311 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing Manaus

Gerente de Marketing: Manaus, AM

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 4.349 e 9.984 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 81 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing Brasília

Gerente de Marketing: Brasília, DF

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 6.251 e 15.476 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 262 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing Belém

Gerente de Marketing: Belém, PA

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 3.037 e 5.932 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 70 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing Salvador

Gerente de Marketing: Salvador, BA

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 8.170 e 22.532 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 160 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing

Gerente de Marketing: São Paulo

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em São Paulo, ganha entre 13.900 e 31.579 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 10.605 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing Porto Alegre

Gerente de Marketing: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 8.153 e 18.785 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 239 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing Vitoria

Gerente de Marketing: Vitoria, ES

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 6.811 e 14.787 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 58 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing Brusque

Gerente de Marketing: Brusque, SC

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Brusque - SC, ganha entre 4.673 e 9.363 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 23 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing Barueri

Gerente de Marketing: Barueri, SP

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Barueri - SP, ganha entre 15.185 e 33.493 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 530 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing João Pessoa

Gerente de Marketing: João Pessoa, PB

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em João Pessoa - PB, ganha entre 3.053 e 6.215 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 120 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing Santo André

Gerente de Marketing: Santo André, SP

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Santo André - SP, ganha entre 9.010 e 23.299 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 71 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing Franca

Gerente de Marketing: Franca, SP

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Franca - SP, ganha entre 3.445 e 6.978 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 52 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing São Carlos

Gerente de Marketing: São Carlos, SP

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em São Carlos - SP, ganha entre 8.698 e 22.038 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 66 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.
Salário Gerente de Marketing Cuiabá

Gerente de Marketing: Cuiabá, MT

O profissional no cargo de Gerente de Marketing CBO 1423-15 trabalhando em Cuiabá - MT, ganha entre 6.798 e 17.245 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 89 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 1423-15.