CBO 1227-30 - Diretor de crédito (exceto crédito imobiliário) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira
O profissional no cargo de Diretor de crédito (exceto crédito imobiliário) CBO 1227-30 Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades voltadas à análise, concessão e monitoramento de operações de crédito em instituições financeiras públicas ou privadas, no mais alto nível da administração, com a ajuda de executivos e gerentes subordinados, para maximizar efetividade e/ou lucratividade nas operações Em corporações, formula políticas e estabelece estratégias, segundo as diretrizes estabelecidas por um conselho de administração.
Aprova operações financeiras mediante análise de crédito, arbitrando taxas de juros e tipos de garantia Monitora desempenho das carteiras de crédito Adapta produtos e serviços financeiros às mudanças de legislação e normas.
Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações
CBO 1227-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de crédito (exceto crédito imobiliário), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1227-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1227-30
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor de crédito (exceto crédito imobiliário)
O Diretor de crédito (exceto crédito imobiliário) CBO 1227-30 estabelece políticas e diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de operações de instituições financeiras públicas ou privadas, de acordo com o as orientações do Conselho de Administração e com as informações sistematizadas pelos diretores e gerentes executivos Analisa concessão de crédito por modalidade operacional, avaliando ramos de atividades e qualidade dos ativos dos clientes, promovendo, se necessário, adequação das operações.
Analisa relatórios de inspeção e capacidade de pagamento.
Avalia propostas de crédito, riscos das operações e estipula taxas de juros e garantias Submete propostas de crédito a instâncias superiores e disponibiliza canais de crédito.
Define políticas de alçadas e estabelece regras de segregação de funções Define modelos de análise e de concessão de crédito, segmentos de mercado e necessidades de novos produtos.
Determina características de garantias contratuais e parâmetros para classificação de clientes.
Estabelece regras para formalização e documentação das operações e da carteira de crédito Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição.
Define a política institucional e participa de comitês de decisão.
Manifesta-se em decisões macroeconômicas e sobre políticas de créditos e investimentos, apresentando propostas ao comitê Participa da análise de dossiê de clientes e homologa novos produtos e rotinas operacionais e comerciais Apresenta, periodicamente, como representante legal da instituição, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas.
Monitora operacionalização e desempenho de produtos e serviços e velocidade de resposta dos processos de crédito Controla créditos concedidos, portfólio em atraso e clientes de alto risco Acompanha a qualidade e evolução do portfólio de crédito, apontando deficiências e corrigindo desvios.
Monitora tramitação de dossiê de cliente Avalia rentabilidade das operações de crédito e garante consistência das notas de classificação de risco – “rating”.
Analisa relatórios de tendências, situação política interna e externa e mercado financeiro nacional e internacional Estabelece metas e estratégias de atuação em segmentos específicos, como atacado, varejo e alta renda, determinando público-alvo Programa preparação de equipes.
Define diretrizes de segurança e de controle de riscos e estabelece procedimentos para acompanhamento de crédito Identifica necessidades de inovações e melhoria de produtos e serviços, propondo alterações e adaptando-os às mudanças de legislação e normas Avalia riscos inerentes aos produtos e serviços.
Solicita desenvolvimento e adaptação de sistemas Treina e orienta equipes, avaliando seu desempenho Assessora gerentes e entrevista candidatos a postos de gerência.
Concede bonificações, promove e transfere pessoal e dispensa gerentes Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa Divulga metas, estratégias, políticas e procedimentos Anuncia decisões dos comitês e aprovação de operações financeiras Conduz reuniões, visita clientes e consulta meios de comunicação.
Participa de seminários e eventos, ministra palestras e representa a instituição em fóruns Identifica possíveis conflitos de interesse e situações adversas à instituição Classifica níveis de risco por intermédio de instrumentos e sistemas específicos e monitora implantação de mecanismos de controle Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica, administrando os ativos e recursos a ele confiados, com observância aos preceitos do sigilo de informações Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco .
Funções do cargo
O funcionário CBO 1227-30 deve assegurar conformidade da instituição frente a normas, estabelecer estratégias operacionais, definir políticas e diretrizes, controlar operações financeiras, aprovar operações financeiras, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, dirigir equipes, participar de comitês de decisão, desenvolver produtos e serviços.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira exercem suas funções em empresas e instituições de atividades financeiras e auxiliares da intermediação financeira. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1227-30
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, sendo desejável cursos de especialização em finanças. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Diretor de crédito (exceto crédito imobiliário) CBO 1227-30
Um Diretor de crédito (exceto crédito imobiliário) (ou sinônimo) deve transferir pessoal, determinar público alvo, avaliar ramos de atividades de clientes, disponibilizar canais de crédito, demonstrar transparência nas ações, divulgar estratégias, políticas e procedimentos, demonstrar comprometimento, submeter propostas de crédito a instâncias superiores, cumprir normas e legislação, programar preparação da equipe, monitorar portfólio em atraso, definir características de garantias contratuais, apontar deficiências, divulgar aprovação de operações financeiras, estabelecer estratégias de atuação - atacado e varejo, monitorar operacionalização de produtos e serviços, demonstrar segurança, estabelecer regras para formalização e documentação de crédito, exercer liderança, corrigir desvios, classificar níveis de riscos, avaliar desempenho, avaliar cliente para concessão de crédito, por modalidade operacional, demonstrar agilidade, decidir taxas, divulgar decisões dos comitês, entrevistar candidatos a gerência, adaptar-se a situações adversas, solicitar desenvolvimento e adaptação de sistemas, definir políticas de alçadas para agências, avaliar riscos das operações, fixar metas, conceder bonificações, decidir tipos de garantias, apresentar propostas ao comitê de crédito, definir necessidades de novos produtos, avaliar rentabilidade das operações de crédito, identificar conflitos de interesses, demonstrar sensibilidade a riscos, definir segmentos de mercado, visitar clientes, antecipar-se às tendências de mercado, monitorar desempenho de produtos e serviços, demonstrar poder de persuasão, treinar equipes, estabelecer procedimentos para acompanhamento de crédito, dispensar gerentes, demonstrar fluência verbal, monitorar velocidade de resposta dos processos de crédito, monitorar implantação de mecanismos de controle, representar a instituição em fóruns, opinar sobre políticas de créditos e investimentos, participar da análise de dossiê de clientes, preparar relatórios, controlar tramitação de dossiê de cliente, demonstrar habilidade de negociação, demonstrar habilidade interpessoal, identificar situações adversas a instituição, garantir consistência dos ratings, participar de seminários e eventos, monitorar clientes de alto risco, definir modelos de análise e de concessão de crédito, analisar mercado financeiro nacional e internacional, adequar operações às necessidades dos clientes, demonstrar disciplina, monitorar créditos concedidos, avaliar capacidade de pagamento de clientes, homologar novos produtos, estabelecer estratégias de segurança e controle de riscos, avaliar qualidade dos ativos de clientes, promover pessoal, orientar mitigação de riscos, divulgar metas, tomar decisões, opinar em decisões macroeconômicas - taxas, tendências, homologar rotinas operacionais, avaliar propostas de crédito, monitorar qualidade e evolução do portfólio de crédito, ministrar palestras, estabelecer regras de segregação de funções, identificar principais áreas de risco, avaliar riscos inerentes aos produtos e serviços, analisar situação política, interna e externa, determinar parâmetros para classificação de clientes, consultar meios de comunicação, identificar necessidades de inovações e melhoria de produtos e serviços, conduzir reuniões, analisar relatórios de tendências, demonstrar criatividade, avaliar relatórios de inspeção de clientes, propor inovações e melhorias de produtos e serviços, adaptar produtos e serviços às mudanças de legislação e normas, criar intrumentos de avaliação de riscos.