CBO 1227-30 - Diretor de crédito (exceto crédito imobiliário) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira
O profissional no cargo de Diretor de crédito (exceto crédito imobiliário) CBO 1227-30 Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades voltadas à análise, concessão e monitoramento de operações de crédito em instituições financeiras públicas ou privadas, no mais alto nível da administração, com a ajuda de executivos e gerentes subordinados, para maximizar efetividade e/ou lucratividade nas operações Em corporações, formula políticas e estabelece estratégias, segundo as diretrizes estabelecidas por um conselho de administração.
Aprova operações financeiras mediante análise de crédito, arbitrando taxas de juros e tipos de garantia Monitora desempenho das carteiras de crédito Adapta produtos e serviços financeiros às mudanças de legislação e normas.
Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações
CBO 1227-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que pertence ao grupo dos dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Diretor de crédito (exceto crédito imobiliário), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira CBO 1227-30 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1227-30
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira.
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público).
O que faz um Diretor de crédito (exceto crédito imobiliário)
O Diretor de crédito (exceto crédito imobiliário) CBO 1227-30 estabelece políticas e diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de operações de instituições financeiras públicas ou privadas, de acordo com o as orientações do Conselho de Administração e com as informações sistematizadas pelos diretores e gerentes executivos Analisa concessão de crédito por modalidade operacional, avaliando ramos de atividades e qualidade dos ativos dos clientes, promovendo, se necessário, adequação das operações.
Analisa relatórios de inspeção e capacidade de pagamento.
Avalia propostas de crédito, riscos das operações e estipula taxas de juros e garantias Submete propostas de crédito a instâncias superiores e disponibiliza canais de crédito.
Define políticas de alçadas e estabelece regras de segregação de funções Define modelos de análise e de concessão de crédito, segmentos de mercado e necessidades de novos produtos.
Determina características de garantias contratuais e parâmetros para classificação de clientes.
Estabelece regras para formalização e documentação das operações e da carteira de crédito Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição.
Define a política institucional e participa de comitês de decisão.
Manifesta-se em decisões macroeconômicas e sobre políticas de créditos e investimentos, apresentando propostas ao comitê Participa da análise de dossiê de clientes e homologa novos produtos e rotinas operacionais e comerciais Apresenta, periodicamente, como representante legal da instituição, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas.
Monitora operacionalização e desempenho de produtos e serviços e velocidade de resposta dos processos de crédito Controla créditos concedidos, portfólio em atraso e clientes de alto risco Acompanha a qualidade e evolução do portfólio de crédito, apontando deficiências e corrigindo desvios.
Monitora tramitação de dossiê de cliente Avalia rentabilidade das operações de crédito e garante consistência das notas de classificação de risco – “rating”.
Analisa relatórios de tendências, situação política interna e externa e mercado financeiro nacional e internacional Estabelece metas e estratégias de atuação em segmentos específicos, como atacado, varejo e alta renda, determinando público-alvo Programa preparação de equipes.
Define diretrizes de segurança e de controle de riscos e estabelece procedimentos para acompanhamento de crédito Identifica necessidades de inovações e melhoria de produtos e serviços, propondo alterações e adaptando-os às mudanças de legislação e normas Avalia riscos inerentes aos produtos e serviços.
Solicita desenvolvimento e adaptação de sistemas Treina e orienta equipes, avaliando seu desempenho Assessora gerentes e entrevista candidatos a postos de gerência.
Concede bonificações, promove e transfere pessoal e dispensa gerentes Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa Divulga metas, estratégias, políticas e procedimentos Anuncia decisões dos comitês e aprovação de operações financeiras Conduz reuniões, visita clientes e consulta meios de comunicação.
Participa de seminários e eventos, ministra palestras e representa a instituição em fóruns Identifica possíveis conflitos de interesse e situações adversas à instituição Classifica níveis de risco por intermédio de instrumentos e sistemas específicos e monitora implantação de mecanismos de controle Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica, administrando os ativos e recursos a ele confiados, com observância aos preceitos do sigilo de informações Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco .
Funções do cargo
O funcionário CBO 1227-30 deve estabelecer estratégias operacionais, aprovar operações financeiras, comunicar-se, participar de comitês de decisão, desenvolver produtos e serviços, definir políticas e diretrizes, demonstrar competências pessoais, assegurar conformidade da instituição frente a normas, dirigir equipes, controlar operações financeiras.
Condições de trabalho dessas profissões
Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira exercem suas funções em empresas e instituições de atividades financeiras e auxiliares da intermediação financeira. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1227-30
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, sendo desejável cursos de especialização em finanças. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Diretor de crédito (exceto crédito imobiliário) CBO 1227-30
Um Diretor de crédito (exceto crédito imobiliário) (ou sinônimo) deve estabelecer estratégias de atuação - atacado e varejo, definir características de garantias contratuais, identificar necessidades de inovações e melhoria de produtos e serviços, corrigir desvios, monitorar velocidade de resposta dos processos de crédito, solicitar desenvolvimento e adaptação de sistemas, avaliar ramos de atividades de clientes, analisar mercado financeiro nacional e internacional, monitorar portfólio em atraso, adequar operações às necessidades dos clientes, representar a instituição em fóruns, participar da análise de dossiê de clientes, dispensar gerentes, estabelecer procedimentos para acompanhamento de crédito, divulgar metas, opinar em decisões macroeconômicas - taxas, tendências, definir políticas de alçadas para agências, adaptar produtos e serviços às mudanças de legislação e normas, submeter propostas de crédito a instâncias superiores, avaliar capacidade de pagamento de clientes, treinar equipes, participar de seminários e eventos, monitorar implantação de mecanismos de controle, demonstrar habilidade de negociação, avaliar cliente para concessão de crédito, por modalidade operacional, demonstrar segurança, promover pessoal, avaliar rentabilidade das operações de crédito, fixar metas, divulgar aprovação de operações financeiras, monitorar qualidade e evolução do portfólio de crédito, avaliar propostas de crédito, monitorar desempenho de produtos e serviços, demonstrar sensibilidade a riscos, estabelecer regras para formalização e documentação de crédito, entrevistar candidatos a gerência, classificar níveis de riscos, conceder bonificações, demonstrar transparência nas ações, identificar principais áreas de risco, cumprir normas e legislação, avaliar riscos das operações, determinar público alvo, apresentar propostas ao comitê de crédito, monitorar operacionalização de produtos e serviços, programar preparação da equipe, demonstrar fluência verbal, definir modelos de análise e de concessão de crédito, controlar tramitação de dossiê de cliente, decidir tipos de garantias, monitorar clientes de alto risco, definir segmentos de mercado, propor inovações e melhorias de produtos e serviços, identificar conflitos de interesses, ministrar palestras, adaptar-se a situações adversas, avaliar desempenho, garantir consistência dos ratings, monitorar créditos concedidos, identificar situações adversas a instituição, transferir pessoal, estabelecer estratégias de segurança e controle de riscos, demonstrar habilidade interpessoal, analisar relatórios de tendências, consultar meios de comunicação, estabelecer regras de segregação de funções, criar intrumentos de avaliação de riscos, demonstrar comprometimento, decidir taxas, divulgar decisões dos comitês, definir necessidades de novos produtos, conduzir reuniões, disponibilizar canais de crédito, avaliar qualidade dos ativos de clientes, apontar deficiências, determinar parâmetros para classificação de clientes, demonstrar poder de persuasão, orientar mitigação de riscos, homologar novos produtos, divulgar estratégias, políticas e procedimentos, analisar situação política, interna e externa, exercer liderança, avaliar relatórios de inspeção de clientes, avaliar riscos inerentes aos produtos e serviços, demonstrar disciplina, opinar sobre políticas de créditos e investimentos, homologar rotinas operacionais, antecipar-se às tendências de mercado, demonstrar agilidade, demonstrar criatividade, tomar decisões, visitar clientes, preparar relatórios.