Operador de Suporte Técnico (telemarketing) - Estado de Santa Catarina

R$ 2.188,45/mês

Atualizado em

Um Operador de Suporte Técnico (telemarketing) trabalhando no estado de Santa Catarina ganha em média R$ 2.188,45 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

A faixa salarial do Operador de Suporte Técnico (telemarketing) fica entre R$ 2.000,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 3.471,33, sendo que R$ 2.128,68 é a média do piso salarial 2025 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o estado de SC.

A variação salarial depende principalmente das funções desempenhadas, segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos, salários e carreiras da empresa.

As informações são de acordo com pesquisa do Portal Salário junto a dados oficiais do CAGED, com um total de 423 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas nos últimos 12 meses em todo estado de Santa Catarina.

Salário Em Outros Estados

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Salário por Cidade de SC

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Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

O cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20 trabalhando no estado de Santa Catarina, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 22 anos, ensino médio completo, do sexo feminino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Cooperativas centrais de crédito.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Operador de Suporte Técnico (telemarketing) é Florianópolis.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) trabalhando no estado de Santa Catarina, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade, nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.


O que faz um Operador de Suporte Técnico (telemarketing) CBO 4223-20

O Operador de Suporte Técnico (telemarketing) recebe, via teleatendimento, e analisa relatos de clientes sobre falhas nos serviços prestados e problemas no funcionamento de produtos, propondo soluções, orientando para realização de procedimentos corretivos e abrindo ordem de serviço para resolução de problemas mais complexos. Prepara-se para o trabalho, verificando as especificações técnicas de produtos e serviços vendidos pela empresa. Registra os atendimentos em sistemas informatizados específicos. Atualiza dados cadastrais de clientes. Atua conforme protocolos de atendimento, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.


Algumas funções no exercício da profissão

  • Prestar serviços técnicos e especializados;
  • Cadastrar clientes;
  • Atender usuários de produtos e ou serviços;
  • Realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • Demonstrar competências pessoais;
  • Seguir roteiros e scripts;
  • Oferecer serviços e produtos;
  • Prestar suporte técnico a aplicativos - software;
  • Descrever o produto;
  • Identificar-se ao cliente;
  • Realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
  • Acionar serviços emergenciais e/ou órgãos emergenciais;
  • Demonstrar capacidade de comunicação;
  • Oferecer soluções;
  • ver mais...

Salário de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) - Série histórica no estado de Santa Catarina

Tabela salarial para Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

Tabela salarial com piso salarial, média salarial, mediana, primeiro e terceiro quartil
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 2.129 25.544 532 10,64
Média Salarial 2.188 26.261 547 10,94
1º Quartil 1.776 21.311 444 8,88
Salário Mediana 2.000 24.000 500 10,00
3º Quartil 2.866 34.392 716 14,33
Teto Salarial 3.471 41.656 868 17,36
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Operador de Suporte Técnico (telemarketing) é um cargo que está com demanda restrita no mercado de trabalho do estado de Santa Catarina nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de 09/2024 e 08/2025, tivemos uma queda de 45.83% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Salário por função ou especialização

Pesquisa: Áreas de atuação com os melhores salários da família ocupacional (nacional)
CBO Função/Especialização Salário
4223-35 Monitor de apoio ao teleatendimento 2.057,18
4223-30 Atendente de emergência 1.917,49
4223-15 Atendente central telemarketing 1.710,93
4223-05 Operador de teleatendimento ativo (telemarketing) 1.606,99
4223-10 Operador de teleatendimento híbrido (telemarketing) 1.560,21
Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO do MTE.

Empresas que mais contratam Operador de Suporte Técnico (telemarketing) no estado de Santa Catarina

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento Jornada Piso Média Teto Sal/Hora
6424-7/02 Cooperativas centrais de crédito 37h 2.167,65 2.228,51 3.055,24 12,05
6110-8/03 Serviços de comunicação multimídia - scm 38h 1.671,83 1.718,78 2.296,19 9,05
6190-6/02 Provedores de voz sobre protocolo internet - voip 37h 1.604,88 1.649,94 1.998,53 8,92
4221-9/04 Construção de estações e redes de telecomunicações 44h 1.841,36 1.893,06 2.632,55 8,60
4321-5/00 Instalação e manutenção elétrica 44h 1.682,75 1.730,00 2.095,43 7,86
6424-7/03 Cooperativas de crédito mútuo 33h 1.929,90 1.984,09 2.471,95 12,02
6209-1/00 Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 42h 2.133,28 2.193,18 2.932,91 10,44
4751-2/01 Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática 44h 1.961,63 2.016,71 2.768,87 9,17
6203-1/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 42h 2.716,60 2.792,88 4.169,30 13,30
6202-3/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 41h 2.338,73 2.404,40 3.765,23 11,73
6311-9/00 Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 40h 3.196,74 3.286,50 6.056,15 16,43
8220-2/00 Atividades de teleatendimento 38h 1.983,22 2.038,90 2.770,49 10,73
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Salários Nível I, Nível II e Nível III para Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

Um Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Nível I ganha em média R$ 1.976,11, o Nível II recebe cerca de R$ 2.636,90, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 3.407,18 mensais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho de todo o estado nos últimos 12 meses.

Metodologia: Salários de profissionais admitidos e desligados das empresas no estado de Santa Catarina nos últimos 12 meses.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 1.814,22 2.347,82 2.988,13
Pequenas 1.810,35 2.342,80 2.981,75
Médias 2.023,12 2.697,50 3.596,66
Grandes Empresas 2.256,76 3.159,47 4.062,17

Níveis profissionais:

  • *Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Nível I: até 4 anos;
  • *Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Operador de Suporte Técnico (telemarketing) Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Porte da empresa:

  • Micro Empresa: Até 19 funcionários;
  • Pesquena Empresa: De 20 a 99 funcionários;
  • Média Empresa: De 100 a 499 funcionários;
  • Grande Empresa: Acima de 500 funcionários;

Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio de Santa Catarina

O valor do piso salarial 2025 de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) no estado de Santa Catarina é de R$ 2.128,68 para uma jornada de trabalho de 40 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Operadores de telemarketing e afins pelo sindicato no estado de Santa Catarina.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado de Santa Catarina que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 4223-20.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Operadores de telemarketing e afins em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Gráficos de pesquisa

Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho de Santa Catarina de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Santa Catarina

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) trabalhando no estado de Santa Catarina durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Operador de Suporte Técnico (telemarketing). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado de Santa Catarina, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) trabalhando no estado de Santa Catarina. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) trabalhando no estado de Santa Catarina. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Operador de Suporte Técnico (telemarketing)

  • Salário Base: R$ 2.188,45
  • Salário-educação (3%): R$ 65,65
  • Sistema S (2%): R$ 43,77
  • INSS Patronal (20%): R$ 437,69
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 21,88
  • FGTS (8%): R$ 175,08
  • Férias 1/12: R$ 182,37
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 437,69
  • Periculosidade (30%): R$ 656,54
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 60,79
  • 13º Salário: R$ 182,37
  • FGTS sobre Férias: R$ 14,59
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 4,86
  • FGTS sobre 13º: R$ 14,59
  • Aviso Prévio: R$ 182,37
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 14,59
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 182,37

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Salário e mercado de trabalho para Operador de Suporte Técnico (telemarketing) – Salário – SC

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Se você ainda tem dúvidas sobre os dados salariais do cargo de Operador de Suporte Técnico (telemarketing) ou sobre a origem dos dados salariais do Portal Salario, leia a origem dos nossos dados e veja também onde nossos dados estão sendo utilizados.