O que faz um Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) CBO 9111-20
O Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) realiza manutenção de motores diesel industriais – exceto de veículos automotores, diagnosticando problemas, reparando peças, executando ajustes e lubrificação, substituindo componentes e testando o restabelecimento do pleno funcionamento Prepara as atividades, interpretando diagramas e desenhos técnicos de conjuntos e partes.
Instala motores diesel industriais Propõe melhorias em processos de manutenção e atualizações em equipamentos Elabora documentação técnica relacionada aos serviços de manutenção.
Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Algumas funções no exercício da profissão
- elaborar documentação técnica;
- realizar manutenção em equipamentos industriais;
- instalar equipamentos industriais;
- realizar atividades de acordo com normas de qualidade, segurança e preservação ambiental;
- ajustar equipamentos industriais;
- lubrificar equipamentos industriais;
- reparar peças de equipamentos industriais;
- testar equipamentos industriais;
- demonstrar competências pessoais;
- selecionar óleos e lubrificantes especificados;
- registrar ocorrências de manutenção;
- restabelecer funcionamento de equipamentos;
- conferir medidas, de acordo com especificações técnicas;
- verificar a existência de equipamentos de proteção coletiva em máquinas e ambientes;
- realizar reparos de emergência;
- propor melhorias de processos de manutenção;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
- Mecânico de Turbinas Exclusive de Avião
- Mecânico de Manutenção de Bombas Centrífugas
- Mecânico de Manutenção de Turbocompressores
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Salário de Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) - Série histórica no estado de São Paulo
O que faz um Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores)
- selecionar óleos e lubrificantes especificados;
- registrar ocorrências de manutenção;
- restabelecer funcionamento de equipamentos;
- conferir medidas, de acordo com especificações técnicas;
- verificar a existência de equipamentos de proteção coletiva em máquinas e ambientes;
- realizar reparos de emergência;
- propor melhorias de processos de manutenção;
- preencher ordem de serviço;
- interpretar mapa de riscos;
- desmontar bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão;
- regular motores, bombas, compressores e equipamentos de transmissão;
- testar estanqueidade e vedação de equipamentos;
- substituir equipamentos e componentes;
- analisar periodicidade de manutenção;
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Tabela salarial para Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores)
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 2.345 | 28.138 | 586 | 10,72 | |
Média Salarial | 2.411 | 28.928 | 603 | 11,02 | |
1º Quartil | 1.799 | 21.583 | 450 | 8,22 | |
Salário Mediana | 2.112 | 25.344 | 528 | 9,65 | |
3º Quartil | 3.380 | 40.560 | 845 | 15,45 | |
Teto Salarial | 4.094 | 49.128 | 1.023 | 18,71 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho do estado de São Paulo nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos um aumento de 10.2% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) no estado de São Paulo
Descrição da ocupação de Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores)
Profissionais no cargo de Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) realizam manutenção em bombas, redutores, compressores, turbocompressores, motores a diesel (exceto de veículos automotores), bombas injetoras e turbinas industriais. Reparam peças, ajustam, lubrificam, testam e instalam equipamentos industriais. Elaboram documentação técnica, inclusive registros de ocorrências. Trabalham em conformidade a normas e procedimentos técnicos, de segurança, qualidade e de preservação ambiental.
Condições de trabalho
Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão trabalham em serviços de manutenção de indústrias de extração de petróleo, química e petroquímica, celulose e papel, metalurgia básica e de fabricação de máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados assalariados, com carteira assinada, organizados em equipe sob supervisão. Trabalham em locais fechados, em rodízio de turnos e em regime de sobre-aviso. Podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos, estão sujeitos à exposição de material tóxico, ruídos e altas temperaturas e trabalho sob pressão, podendo levá-los ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho para Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores)
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental mais curso profissionalizante de mais de quatrocentas horas-aula, oferecidos por instituições de formação profissional e pelas próprias empresas. O pleno desempenho das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência na área.
Principais funções dos mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão
Trabalhadores no cargo de Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) devem elaborar documentação técnica, realizar manutenção em equipamentos industriais, instalar equipamentos industriais, realizar atividades de acordo com normas de qualidade, segurança e preservação ambiental, ajustar equipamentos industriais, lubrificar equipamentos industriais, reparar peças de equipamentos industriais, testar equipamentos industriais, demonstrar competências pessoais.
Quanto ganha um Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 2130 profissionais admitidos e desligados no estado de São Paulo. A relação abrange somente Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
2.028 | 44 | 220 | 2.410,60 | 10,96 |
46 | 40 | 200 | 2.629,15 | 13,15 |
27 | 42 | 210 | 2.301,70 | 10,96 |
10 | 43 | 215 | 2.659,30 | 12,37 |
5 | 36 | 180 | 1.478,60 | 8,21 |
4 | 10 | 50 | 2.340,00 | 46,80 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente. |
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores)
Um Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) Nível I ganha em média R$ 2.428,76, o Nível II recebe cerca de R$ 2.731,95, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 3.488,80 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.
Porte da Empresa | Nível I | Nível II | Nível III |
---|---|---|---|
Micro | 2.339,32 | 2.642,51 | 3.399,36 |
Pequenas | 2.516,37 | 2.819,56 | 3.576,40 |
Médias | 2.574,14 | 2.877,32 | 3.634,17 |
Grandes Empresas | 2.285,22 | 2.588,41 | 3.345,25 |
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Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio de São Paulo
O valor do piso salarial 2025 de Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) no estado de São Paulo é de R$ 2.344,80 para uma jornada de trabalho de 44 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão pelo sindicato no estado de São Paulo.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado de São Paulo que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 9111-20.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Evolução salarial do Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) ao longo do tempo
Salário de Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) mês a mês no estado de São Paulo de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de São Paulo
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) trabalhando no estado de São Paulo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado de São Paulo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) trabalhando no estado de São Paulo. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) trabalhando no estado de São Paulo. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Mecânico de Regulagem de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores)
- Salário Base: R$ 2.410,63
- Salário-educação (3%): R$ 72,32
- Sistema S (2%): R$ 48,21
- INSS Patronal (20%): R$ 482,13
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 24,11
- FGTS (8%): R$ 192,85
- Férias 1/12: R$ 200,89
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 482,13
- Periculosidade (30%): R$ 723,19
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 66,96
- 13º Salário: R$ 200,89
- FGTS sobre Férias: R$ 16,07
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 5,36
- FGTS sobre 13º: R$ 16,07
- Aviso Prévio: R$ 200,89
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 16,07
- Multa Rescisória FGTS: R$ 200,89
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
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