Mecânico de Manutenção de Aviões - Manaus, AM

R$ 3.099,61/mês

Atualizado em

Um Mecânico de Manutenção de Aviões trabalhando na cidade Manaus ganha em média R$ 3.099,61 para uma jornada de trabalho de 39 horas semanais.

A faixa salarial do Mecânico de Manutenção de Aviões na cidade fica entre R$ 2.547,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 6.649,40, sendo que R$ 3.014,96 é a média do piso salarial 2025 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de toda a cidade Manaus e/ou regiões próximas do estado do AM.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 57 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas na cidade nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Perfil Profissional

A profissão de Mecânico de Manutenção de Aviões CBO 9141-05 trabalhando na cidade Manaus, AM, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 24 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Transporte aéreo de passageiros regular.

Você pode encontrar mais informações sobre a carreira, formação e mercado de trabalho nos tópicos logo acima e nos gráficos dessa pesquisa salarial.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Mecânico de Manutenção de Aviões trabalhando na cidade Manaus, AM, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Mecânico de Manutenção de Aviões CBO 9141-05

O Mecânico de Manutenção de Aviões realiza manutenção mecânica – preventiva e corretiva – de componentes, equipamentos e sistemas de aeronaves (aviões e helicópteros) Repara motores, estruturas e sistema de combustível.

Faz manutenção do sistema de trem de pouso, de sistemas elétricos, eletrônicos e hidráulicos, do sistema de comandos de voo, e do sistema interior de aeronaves Executa manutenção de sistemas diversificados, tais como sistemas de oxigênio, ar-condicionado, pressurização, água potável, detecção e extinção de fogo, e de sistemas antichuva e antigelo Repara sistemas de hélices e rotores de helicópteros.

Testa funcionamento de componentes Preenche relatórios e fichas de inspeção Atua de acordo com diretrizes de segurança aeronáutica.

Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

Algumas funções no exercício da profissão

  • reparar estruturas de aeronaves;
  • reparar sistema de combustível;
  • reparar motores convencionais e a reação;
  • realizar manutenção em diversos sistemas;
  • realizar manutenção do sistema interior de aeronaves;
  • realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico;
  • trabalhar com segurança;
  • realizar manutenção do sistema de trem de pouso;
  • provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave;
  • reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros;
  • realizar manutenção do sistema de comandos de vôo;
  • realizar manutenção de sistemas hidráulicos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • testar o funcionamento dos motores;
  • substituir peças do sistema de água potável e detritos;
  • remover trens de pouso fixos e móveis;
  • responsabilizar-se pelo serviço realizado;
  • instalar componentes elétricos e eletrônicos;
  • testar sistema hidráulico;
  • testar o funcionamento dos rotores;
  • sugerir melhorias nos projetos;
  • operar equipamentos de extinção de incêndio;
  • pesar helicópteros e aviões;
  • realizar inspenção visual;
  • ver mais...

Salário de Mecânico de Manutenção de Aviões - Série histórica em Manaus

O que faz um Mecânico de Manutenção de Aviões

  1. testar o funcionamento dos motores;
  2. substituir peças do sistema de água potável e detritos;
  3. remover trens de pouso fixos e móveis;
  4. responsabilizar-se pelo serviço realizado;
  5. instalar componentes elétricos e eletrônicos;
  6. testar sistema hidráulico;
  7. testar o funcionamento dos rotores;
  8. sugerir melhorias nos projetos;
  9. operar equipamentos de extinção de incêndio;
  10. pesar helicópteros e aviões;
  11. realizar inspenção visual;
  12. inspecionar sistemas de oxigênio, ar condicionado, água potável, equipamentos de emergência e antigelo;
  13. entelar estruturas e superfícies de manobra;
  14. interpretar diagramas elétricos;
  15. substituir rolamentos;
  16. interpretar ordens de serviço;
  17. remover motores;
  18. aterrar aeronave em manutenção;
  19. demonstrar precisão e controle;
  20. demonstrar perseverança;
  21. substituir peças do sistema de ar condicionado e pressurização;
  22. realizar revisão geral dos motores;
  23. substituir componentes do sistema;
  24. lubrificar componentes mecânicos;
  25. calibrar equipamentos eletrônicos;
  26. ver mais...

Tabela salarial Mecânico de Manutenção de Aviões em Manaus, AM

Tabela salarial com piso, média, mediana, 1º e 3º quartis
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 3.015 36.180 754 15,33
Média Salarial 3.100 37.195 775 15,76
1º Quartil 1.554 18.642 388 7,90
Salário Mediana 2.547 30.564 637 12,95
3º Quartil 5.490 65.877 1.372 27,91
Teto Salarial 6.649 79.793 1.662 33,81
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Mecânico de Manutenção de Aviões negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Mecânico de Manutenção de Aviões da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Mecânico de Manutenção de Aviões segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Empresas que mais contratam Mecânico de Manutenção de Aviões em Manaus, AM

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
5111-1/00 Transporte aéreo de passageiros regular 3.962,00
4541-2/03 Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas 1.419,25
5120-0/00 Transporte aéreo de carga 4.670,50
5112-9/01 Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação 1.646,63
3316-3/01 Manutenção e reparação de aeronaves 3.264,71
5099-8/99 Outros transportes aquaviários 1.638,00
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Funções do cargo de Mecânico de Manutenção de Aviões

Profissionais no cargo de Mecânico de Manutenção de Aviões fazem manutenção preventiva e corretiva em aeronaves. Reparam motores convencionais e a reação, sistemas de hélice e rotores de helicópteros, recuperam estruturas de aeronaves. Realizam manutenção de sistemas elétrico e eletrônico, de trem de pouso, hidráulicos, de combustível, de comandos de vôo, do interior de aeronaves e outros sistemas como os de ar condicionado, oxigênio e pressurização. As atividades são realizadas em hangares e pistas de pouso, conforme manuais de procedimentos estabelecidos pelos fabricantes, bem como normas e procedimentos de segurança estabelecidos pelos regulamentos das autoridades da aviação.

Condições de trabalho

Mecânicos de manutenção aeronáutica atuam em empresas de transporte aéreo e atividades afins, geralmente como assalariados, com registro em carteira. Atuam em equipe, sob supervisão de um engenheiro. Podem trabalhar em locais fechados ou abertos, em horários irregulares, por rodízio de turnos ou em locais fora da base aérea, em atendimento de emergência. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estão sujeitos ao trabalho sob pressão e expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídos intensos.

O que é preciso para trabalhar de Mecânico de Manutenção de Aviões

O exercício dessas ocupações requer curso técnico em mecânica (nível médio), com especialização em aeronaves. A habilitação é obtida no Departamento de Aviação Civil (DAC) por meio de exames. Há três especialidades(GMP) grupo motopropulsor, para trabalhar com motores de aviação geral, convencional ou a reação, os sistemas de hélices e rotores, e com os sistemas dos grupos moto-propulsores (CEL) célula, para trabalhar com os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos e na estrutura de aviões e helicópteros em geral (fuselagem) (AVI) aviônicos, para trabalhar com componentes elétricos e eletrônicos de aeronaves, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio- comunicação, sistemas elétricos e de radar. Após a obtenção do certificado de conhecimentos teóricos (CCT), requer-se três anos de experiência em manutenção, em empresa homologada pelo DAC, para a obtenção do Certificado de Habilitação Técnica (CHT).

Principais atividades no cargo

Trabalhadores no cargo de Mecânico de Manutenção de Aviões devem reparar estruturas de aeronaves, reparar sistema de combustível, reparar motores convencionais e a reação, realizar manutenção em diversos sistemas, realizar manutenção do sistema interior de aeronaves, realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico, trabalhar com segurança, realizar manutenção do sistema de trem de pouso, provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave, reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, realizar manutenção do sistema de comandos de vôo, realizar manutenção de sistemas hidráulicos, demonstrar competências pessoais.

Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Aviões por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 57 profissionais admitidos e desligados na cidade de Manaus, AM. A relação abrange somente Mecânico de Manutenção de Aviões em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
32 44 220 2.786,97 12,67
22 36 180 3.761,55 20,90
2 1 5 1.658,00 331,60
1 40 200 1.425,00 7,13

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários na carreira por nível profissional e porte da empresa

Um Mecânico de Manutenção de Aviões Nível I ganha em média R$ 2.671,60, o Nível II recebe cerca de R$ 3.061,44, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 4.034,60 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 28 profissionais demitidos das empresas de Manaus, AM.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 3.346,64 3.736,48 4.709,64
Pequenas 2.313,43 2.703,27 3.676,43
Médias 3.474,61 3.864,45 4.837,61
Grandes Empresas 1.551,71 1.941,55 2.914,71
  • *Mecânico de Manutenção de Aviões Nível I: até 4 anos;
  • *Mecânico de Manutenção de Aviões Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Mecânico de Manutenção de Aviões Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2025

O valor do piso salarial 2025 de Mecânico de Manutenção de Aviões em Manaus, AM é de R$ 3.014,96 para uma jornada de trabalho de 39 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Mecânicos de manutenção aeronáutica pelo sindicato de Manaus.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em Manaus, AM que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 9141-05.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Mecânicos de manutenção aeronáutica em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Evolução salarial do Mecânico de Manutenção de Aviões ao longo do tempo

Salário de Mecânico de Manutenção de Aviões mês a mês na cidade de Manaus de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Manaus

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Mecânico de Manutenção de Aviões trabalhando na cidade de Manaus durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Mecânico de Manutenção de Aviões. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de Manaus, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Mecânico de Manutenção de Aviões. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Mecânico de Manutenção de Aviões trabalhando em Manaus. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Mecânico de Manutenção de Aviões

  • Salário Base: R$ 3.099,61
  • Salário-educação (3%): R$ 92,99
  • Sistema S (2%): R$ 61,99
  • INSS Patronal (20%): R$ 619,92
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 31,00
  • FGTS (8%): R$ 247,97
  • Férias 1/12: R$ 258,30
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 619,92
  • Periculosidade (30%): R$ 929,88
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 86,10
  • 13º Salário: R$ 258,30
  • FGTS sobre Férias: R$ 20,66
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 6,89
  • FGTS sobre 13º: R$ 20,66
  • Aviso Prévio: R$ 258,30
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 20,66
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 258,30

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

Fique por dentro dos seus direitos trabalhistas

Salário e mercado de trabalho para Mecânico de Manutenção de Aviões – Salário – Manaus, AM

Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.