Gerente de Departamento de Marketing - Estado de São Paulo

R$ 14.180,24/mês

Atualizado em

Um Gerente de Departamento de Marketing trabalhando no estado de São Paulo ganha em média R$ 14.180,24 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

A faixa salarial do Gerente de Departamento de Marketing fica entre R$ 12.142,00 salário mediana da pesquisa e o teto salarial de R$ 31.316,33, sendo que R$ 13.792,96 é a média do piso salarial 2025 de acordos coletivos levando em conta profissionais em regime CLT de todo o estado de SP.

As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 10.661 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas nos últimos 12 meses.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Salário por cidade

Perfil Profissional

O cargo de Gerente de Departamento de Marketing CBO 1423-15 trabalhando no estado de São Paulo, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 34 anos, ensino superior completo, do sexo feminino que trabalha 44h por semana em empresas do segmento de Serviços combinados de escritório e apoio administrativo.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Gerente de Departamento de Marketing é São Paulo.

Metodologia

O levantamento leva em consideração somente o salário base de Gerente de Departamento de Marketing trabalhando no estado de São Paulo, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Gerente de Departamento de Marketing CBO 1423-15

O Gerente de Departamento de Marketing Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de marketing de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de marketing.

Estabelece metas e indicadores de desempenho Define e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de ações de marketing, considerando tipos, objetivos, estratégias e os meios de comunicação, pesquisas, custos, produto ou serviço, clientes e mercado.

Aplica estratégias de marketing e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfil do consumidor Assessora diretoria e setores da organização.

Assegura a conformidade legal do processo Atua de acordo com normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental

Algumas funções no exercício da profissão

  • demonstrar competências pessoais;
  • analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas;
  • assessorar diretoria e setores da organização;
  • implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
  • coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos;
  • administrar recursos materiais e financeiros;
  • elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos;
  • gerenciar recursos humanos;
  • analisar tendências do mercado;
  • demonstrar capacidade de escuta;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • demonstrar capacidade de abstração;
  • gerenciar remanejamentos;
  • elaborar relatórios;
  • demonstrar capacidade de empatia;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • ver mais...

Salário de Gerente de Departamento de Marketing - Série histórica no estado de São Paulo

O que faz um Gerente de Departamento de Marketing

  1. analisar tendências do mercado;
  2. demonstrar capacidade de escuta;
  3. demonstrar capacidade de liderança;
  4. demonstrar capacidade de abstração;
  5. gerenciar remanejamentos;
  6. elaborar relatórios;
  7. demonstrar capacidade de empatia;
  8. planejar racionalização do uso de recursos;
  9. redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos;
  10. demonstrar capacidade de tomar decisões;
  11. demonstrar capacidade de organização;
  12. estabelecer política comercial;
  13. recomendar doações e/ou patrocínios;
  14. monitorar metas e indicadores de desempenho;
  15. realizar campanhas de vendas;
  16. demonstrar visão sistêmica;
  17. demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
  18. implementar serviços de atendimento a clientes;
  19. ver mais...

Tabela salarial para Gerente de Departamento de Marketing

Tabela salarial com piso salarial, média salarial, mediana, primeiro e terceiro quartil
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 13.793 165.516 3.448 64,78
Média Salarial 14.180 170.163 3.545 66,60
1º Quartil 6.261 75.128 1.565 29,40
Salário Mediana 12.142 145.704 3.036 57,03
3º Quartil 25.855 310.260 6.464 121,43
Teto Salarial 31.316 375.796 7.829 147,08
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Gerente de Departamento de Marketing negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Gerente de Departamento de Marketing da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Gerente de Departamento de Marketing é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho do estado de São Paulo nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Novembro de 2023 e Outubro de 2024, tivemos um aumento de 33.92% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Gerente de Departamento de Marketing segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.

Empresas que mais contratam Gerente de Departamento de Marketing no estado de São Paulo

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
8211-3/00 Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 17.418,02
7490-1/04 Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral 19.198,11
7020-4/00 Atividades de consultoria em gestão empresarial 16.045,17
6319-4/00 Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 19.484,01
7820-5/00 Locação de mão-de-obra temporária 10.876,19
7311-4/00 Agências de publicidade 8.139,95
2121-1/01 Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano 22.766,81
4781-4/00 Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 8.074,46
4646-0/01 Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria 15.165,48
6201-5/01 Desenvolvimento de programas de computador e software em geral 14.541,68
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Descrição da ocupação de Gerente de Departamento de Marketing

Profissionais no cargo de Gerente de Departamento de Marketing elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral, implementam atividades e coordenam sua execução, assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão politica, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados.

Condições de trabalho

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para Gerente de Departamento de Marketing

Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.

Principais funções dos gerentes de comercialização, marketing e comunicação

Trabalhadores no cargo de Gerente de Departamento de Marketing devem demonstrar competências pessoais, analisar conjuntura das Áreas de negócios e/ou relacionamentos e/ou decisões políticas, assessorar diretoria e setores da organização, implementar atividades de negócios e/ou relacionamentos, coordenar atividades de negócios e/ou relacionamentos, administrar recursos materiais e financeiros, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, gerenciar recursos humanos.

Quanto ganha um Gerente de Departamento de Marketing por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 10661 profissionais admitidos e desligados no estado de São Paulo. A relação abrange somente Gerente de Departamento de Marketing em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
7.045 44 220 12.837,15 58,35
3.129 40 200 17.406,81 87,03
189 42 210 13.518,56 64,37
77 41 205 15.787,03 77,01
44 43 215 9.753,27 45,36
32 35 175 18.886,28 107,92

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir diariamente.

Salários Júnior, Pleno e Sênior para Gerente de Departamento de Marketing

Um Gerente de Departamento de Marketing Júnior ganha em média R$ 14.060,45, o nível pleno recebe cerca de R$ 15.843,89, já o Sênior tem uma média salarial de R$ 20.295,95 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Metodologia: Salários de 5861 profissionais demitidos das empresas no estado de São Paulo.
Porte da Empresa Júnior Pleno Sênior
Micro 11.123,68 12.907,12 17.359,18
Pequenas 12.739,28 14.522,72 18.974,79
Médias 15.400,43 17.183,87 21.635,93
Grandes Empresas 16.978,40 18.761,84 23.213,91
  • *Gerente de Departamento de Marketing Júnior: até 4 anos;
  • *Gerente de Departamento de Marketing Pleno: de 4 a 6 anos;
  • *Gerente de Departamento de Marketing Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Piso Salarial 2025 - Acordo, convenção coletiva ou dissídio de São Paulo

O valor do piso salarial 2025 de Gerente de Departamento de Marketing no estado de São Paulo é de R$ 13.792,96 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação pelo sindicato no estado de São Paulo.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos no estado de São Paulo que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 1423-15.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Evolução salarial do Gerente de Departamento de Marketing ao longo do tempo

Salário de Gerente de Departamento de Marketing mês a mês no estado de São Paulo de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de São Paulo

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Gerente de Departamento de Marketing trabalhando no estado de São Paulo durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo no estado. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Gerente de Departamento de Marketing. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos do cargo no estado de São Paulo, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Gerente de Departamento de Marketing trabalhando no estado de São Paulo. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Gerente de Departamento de Marketing trabalhando no estado de São Paulo. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Gerente de Departamento de Marketing

  • Salário Base: R$ 14.180,24
  • Salário-educação (3%): R$ 425,41
  • Sistema S (2%): R$ 283,60
  • INSS Patronal (20%): R$ 2.836,05
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 141,80
  • FGTS (8%): R$ 1.134,42
  • Férias 1/12: R$ 1.181,69
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 2.836,05
  • Periculosidade (30%): R$ 4.254,07
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 393,90
  • 13º Salário: R$ 1.181,69
  • FGTS sobre Férias: R$ 94,53
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 31,51
  • FGTS sobre 13º: R$ 94,53
  • Aviso Prévio: R$ 1.181,69
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 94,53
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 1.181,69

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

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Salário e mercado de trabalho para Gerente de Departamento de Marketing – Salário – SP

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