Comissário de Bordo - Salário 2024 - Fortaleza, CE

O que faz um Comissário de Bordo

Profissionais no cargo de Comissário de Bordo checam equipamentos e instalações das aeronaves, trens e embarcações, prestam serviços aos usuários de transportes aéreos, ferroviários e fluviais, demonstram aos passageiros os procedimentos de segurança e emergência, servem refeições preparadas e bebidas, orientam usuários sobre procedimentos de segurança e promovem o entretenimento e o bem-estar dos usuários. Controlam a entrada e a saída de alimentos e materiais de limpeza, zelam pela manutenção da limpeza. Agem em situações de emergência. Cumprem rigorosamente normas e procedimentos técnicos e de segurança a bordo.

Condições de trabalho

Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.

Exigências do mercado de trabalho para Comissário de Bordo

Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros.

Funções do cargo de Comissário de Bordo

  1. monitorar atitudes dos passageiros;
  2. informar os passageiros sobre particularidades do vôo ou percurso;
  3. adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
  4. emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
  5. retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
  6. checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
  7. retirar pedidos de refeições e bebidas;
  8. evidenciar equilíbrio emocional;
  9. auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
  10. relatar as condições de limpeza;
  11. informar os passageiros sobre situações de emergência;
  12. inspecionar cabine de passageiros e galley - cozinha;
  13. checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto;
  14. verificar a apresentação das refeições e bebidas;
  15. dar provas de desprendimento;
  16. ver mais...

Quanto ganha um Comissário de Bordo em Fortaleza, CE

De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Comissário de Bordo CBO 511105 em Fortaleza, CE no período de Abril de 2023 a Março de 2024.

Acesse essa página regularmente pois assim que houver dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho atualizaremos essa página com as informações salariais do cargo de Comissário de Bordo.

Enquanto isso confira a tabela salarial completa com todos os cargos e salários. Ou vá para a página inicial.