Catador de Material Reciclável - Salário 2024 - Belo Horizonte, MG

O que faz um Catador de Material Reciclável

Profissionais no cargo de Catador de Material Reciclável os trabalhadores da coleta e seleção de material reciclável são responsáveis por coletar material reciclável e reaproveitável, vender material coletado,selecionar material coletado,preparar o material para expedição, realizar manutenção do ambiente e equipmentos de trabalho, divulgar o trabalho de reciclagem, administrar o trabalho e trabalhar com segurança.

Condições de trabalho

Trabalhadores da coleta e seleção de material reciclável o trabalho é exercido por profissionais que se organizam de forma autônoma ou em cooperativas. Trabalham para venda de materiais a empresas ou cooperativas de reciclagem. O trabalho pode ser exercido a céu aberto ou ambientes fechados, em horários variados. O trabalhador é exposto a variações climáticas, a riscos de acidente na manipulação do material, a acidentes de trânsito e, muitas vezes, à violência urbana. Nas cooperativas surgem especializações do trabalho que tendem a aumentar o número de postos, como os de selecionador, triador, enfardador de sucatas e operador de prensa.

Exigências do mercado de trabalho para Catador de Material Reciclável

O acesso ao trabalho é livre, sem exigência de escolaridade ou formação profissional. As cooperativas de trabalhadores ministram vários tipos de treinamento a seus cooperados, tais como cursos de segurança no trabalho, meio ambiente, dentre outros.

Funções do cargo de Catador de Material Reciclável

  1. comprar suprimentos;
  2. pesar caminhão;
  3. entregar folhetos;
  4. organizar cursos de capacitação para cooperados e familiares;
  5. coletar material nos pontos de coleta;
  6. estabelecer parcerias com empresas, orgãos governamentais e ong;
  7. trabalhar em equipe;
  8. prestar informações sobre coleta seletiva e materiais recicláveis;
  9. prestar contas;
  10. demonstrar solidariedade;
  11. triar material reciclável e não reciclável;
  12. colocar material não reciclável em contêineres, latões, sacos etc;
  13. coordenar o trabalho dos cooperados;
  14. demonstrar capacidade de atenção constante;
  15. ver mais...

Quanto ganha um Catador de Material Reciclável em Belo Horizonte, MG

De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Catador de Material Reciclável CBO 519205 em Belo Horizonte, MG no período de Abril de 2023 a Março de 2024.

Acesse essa página regularmente pois assim que houver dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho atualizaremos essa página com as informações salariais do cargo de Catador de Material Reciclável.

Enquanto isso confira a tabela salarial completa com todos os cargos e salários. Ou vá para a página inicial.