O que faz um Administrador de Arquivos CBO 2613-05
O Administrador de Arquivos Organiza e avalia documentação de arquivos institucionais e pessoais, bem como elabora plano de classificação, codificação, conservação e preservação do acervo, entre outras atividades, visando à recuperação de documentos e de informações Estabelece critérios para a guarda de documentos e gerencia o armazenamento e a sua conservação.
Promove o acesso à informação, gerenciando as atividades de consulta Atende e orienta usuários, realizando e fiscalizando o empréstimo de documentos Planeja e realiza atividades técnicas e administrativas, orienta a implantação de unidade arquivística.
Prepara material de divulgação, sensibilizando gestores e funcionários sobre a importância do arquivo, entre outras ações Cumpre procedimentos, normas técnicas, de qualidade, regulamentadoras, de biossegurança, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Algumas funções no exercício da profissão
- orientar a implantação de atividades técnicas;
- dar acesso a informação;
- planejar atividades técnico-administrativas;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- conservar acervos;
- organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais;
- realizar atividades técnico-administrativas;
- participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas;
- administrar atividades patrocinadas;
- preparar ações educativas e/ou culturais;
- fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
- elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
- definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
- orientar estagiários;
- considerar aspectos jurídicos relativos a constituição dos arquivos;
- desenvolver percepção aguçada;
- divulgar o acervo;
- identificar fundos de arquivos;
- representar oficialmente a instituição;
- planejar sistema de recuperação de informação;
- registrar documentos de arquivo;
- trabalhar interdisciplinarmente;
- preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
- Especialista em Documentação Museológica
- Museólogo
- Especialista em Conservação de Acervos
- Especialista em Organização de Arquivos
- Especialista em Educação em Museus
- Conservador de Museu
- Gestor de Documentos
- Auxiliar de Museus
- Encarregado de Serviço de Arquivo Médico e Estatística
- Especialista em Documentação Arquivística
- Especialista em Museografia de Exposição
Salário de Administrador de Arquivos - Série histórica em Vitoria
Funções típicas do cargo de Administrador de Arquivos
- fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens;
- elaborar relatório técnico das atividades do projeto financiado;
- definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem;
- orientar estagiários;
- considerar aspectos jurídicos relativos a constituição dos arquivos;
- desenvolver percepção aguçada;
- divulgar o acervo;
- identificar fundos de arquivos;
- representar oficialmente a instituição;
- planejar sistema de recuperação de informação;
- registrar documentos de arquivo;
- trabalhar interdisciplinarmente;
- preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias;
- orientar critérios para o recolhimento e custódia de acervos;
- negociar parcerias e produtos;
- supervisionar a implantação do programa de gestão de documentos;
- fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
- realizar pesquisa histórica e administrativa;
- assessorar a implantação de novas instituições;
- preparar visitas técnicas;
- descartar documentos de arquivo;
- estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
- identificar a produção e o fluxo documental;
- solicitar compras de materiais e equipamentos;
- administrar prazos;
- planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
- gerenciar atividades de consulta;
- capacitar pessoal técnico-administrativo;
- ver mais...
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial para o cargo de Administrador de Arquivos segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
CBO | Função/Especialização | Salário |
---|---|---|
2613-10 | Especialista em conservação de acervos | 5.926,26 |
Note que a nomenclatura das profissões pode ser diferente. São sinônimos presentes na Tabela CBO do MTE. |
Empresas que mais contratam Administrador de Arquivos em Vitoria, ES
Funções do cargo de Administrador de Arquivos
Profissionais no cargo de Administrador de Arquivos organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.
Condições de trabalho
Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.
O que é preciso para trabalhar de Administrador de Arquivos
As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.
Principais atividades no cargo
Trabalhadores no cargo de Administrador de Arquivos devem orientar a implantação de atividades técnicas, dar acesso a informação, planejar atividades técnico-administrativas, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, conservar acervos, organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, realizar atividades técnico-administrativas, participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas, administrar atividades patrocinadas, preparar ações educativas e/ou culturais.
Salários Nível I, Nível II e Nível III para Administrador de Arquivos
Piso Salarial 2025
O valor do piso salarial 2025 de Administrador de Arquivos em Vitoria, ES é de R$ 3.990,87 para uma jornada de trabalho de 43 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2025 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Arquivistas e museólogos pelo sindicato de Vitoria.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em Vitoria, ES que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 2613-05.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Arquivistas e museólogos em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Gráficos de pesquisa
Levantamentos salariais exclusivos do Portal Salário com gráficos ilustrativos e dados reais do mercado de trabalho na cidade de Vitoria de acordo com informações do CAGED. É necessário ter um cadastro e plano ativo para acessar esses gráficos. Veja os planos disponíveis.
Evolução salarial do Administrador de Arquivos ao longo do tempo
Salário de Administrador de Arquivos mês a mês na cidade de Vitoria de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Vitoria
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Administrador de Arquivos trabalhando na cidade de Vitoria durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Administrador de Arquivos. O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de Vitoria, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Administrador de Arquivos. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Administrador de Arquivos trabalhando em Vitoria. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Administrador de Arquivos
- Salário Base: R$ 4.102,93
- Salário-educação (3%): R$ 123,09
- Sistema S (2%): R$ 82,06
- INSS Patronal (20%): R$ 820,59
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 41,03
- FGTS (8%): R$ 328,23
- Férias 1/12: R$ 341,91
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 820,59
- Periculosidade (30%): R$ 1.230,88
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 113,97
- 13º Salário: R$ 341,91
- FGTS sobre Férias: R$ 27,35
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 9,12
- FGTS sobre 13º: R$ 27,35
- Aviso Prévio: R$ 341,91
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 27,35
- Multa Rescisória FGTS: R$ 341,91
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
CBOs Relacionados
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