CBO 8417-25 - Malteiro (germinação) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores na fabricação de cachaça, cerveja, vinhos e outras bebidas

O profissional no cargo de Malteiro (germinação) CBO 8417-25 realiza, sob condições controladas, as etapas de maceração e germinação de cereais – tais como cevada, trigo, aveia, centeio, entre outros -, no processo de produção do malte a ser usado como ingrediente na fabricação de cerveja ou de outra bebida Coleta amostras, durante as etapas de maceração e germinação, para realização de análises em laboratórios.

Prepara-se para o trabalho, interpretando ordem de fabricação Executa manutenção básica de equipamentos Segue boas práticas de fabricação.

Cumpre normas técnicas, normas de qualidade, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

CBO 8417-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores na fabricação de cachaça, cerveja, vinhos e outras bebidas que pertence ao grupo dos trabalhadores da fabricação de alimentos, bebidas e fumo, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Malteiro (germinação), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores na fabricação de cachaça, cerveja, vinhos e outras bebidas CBO 8417-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 8417-25

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores na fabricação de cachaça, cerveja, vinhos e outras bebidas.
      • Trabalhadores da fabricação de alimentos, bebidas e fumo.

O que faz um Malteiro (germinação)

O Malteiro (germinação) CBO 8417-25 prepara-se para a execução dos processos de maceração e germinação de cereais, interpretando ordem de fabricação Faz a limpeza interna e externa e a assepsia de equipamentos e instrumentos.

Testa o funcionamento dos equipamentos.

Recebe as sementes de cereais – principalmente de cevada -, de variedades selecionadas, para iniciar processo que, embora pudesse acontecer normalmente na natureza, ocorre com garantia de homogeneidade e sob condições controladas na maltaria Realiza, na primeira etapa do processo de maltação, a maceração, que tem por finalidade fornecer às sementes o grau de umidade necessário para a germinação.

Utiliza tanques de maceração, geralmente cilíndricos e com fundo plano, podendo ter dispositivos para agitação ou aeração forçada, para escoamento da água e para remoção de impurezas Renova a água em períodos predefinidos ou continuamente, mantendo a temperatura constante.

Finaliza a maceração quando a semente estiver macia e com sinal da saída da radícula.

Executa, então, a retirada da água Lava as sementes com água limpa.

Faz a drenagem das sementes, por tempo previamente estabelecido.

Para a etapa de germinação, coloca as sementes em tanque de base retangular ou circular, provido de um falso fundo perfurado Sobre o falso fundo, deposita o leito de sementes Providencia a passagem, através do leito, de corrente de ar saturado, assegurando a disponibilidade de oxigênio para os embriões, a eliminação de dióxido de carbono, e a manutenção da temperatura constante.

Para evitar o enraizamento, utiliza um dispositivo giratório helicoidal mecânico, que separa os grãos em germinação, o que ajuda também a aerar e manter a temperatura constante Verifica a produção de enzimas e as modificações no endosperma, para finalizar a etapa de germinação Coleta amostras de grãos, nas etapas de maceração e germinação do cereal, para realização de análises em laboratórios.

Pode operar sistemas automatizados em processos de maceração e germinação para produção de malte Preenche documentos e formulários com registros dos processos de maceração e germinação e com resultados de testes e análises laboratoriais.

Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém instrumentos limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso Executa a manutenção básica (ou de primeiro nível) de equipamentos, fazendo sua limpeza, efetuando lubrificação e realizando pequenos reparos.

Monitora o funcionamento dos equipamentos, para requisitar serviços de manutenção corretiva quando detectar falhas e defeitos Contribui na redução dos impactos ambientais do processo produtivo, realizando o tratamento e a destinação adequada de resíduos e efluentes Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 8417-25 deve realizar manutenção autônoma de máquinas e equipamentos, demonstrar competências pessoais, preparar máquinas equipamentos e materiais para a produção de bebidas, germinar cereais maltáveis, preparar malte e bebidas para expedição, preencher documentos, registros e formulários.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores na fabricação de cachaça, cerveja, vinhos e outras bebidas atuam na fabricação de produtos alimentares e bebidas como empregados com carteira assinada. Organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional e em ambiente fechado. Trabalham predominantemente no sistema de rodízio de turnos (diurno ou noturno), porém, nas ocupações trabalhador de fabricação de vinhos, vinagreiro e xaropeiro as atividades são desenvolvidas durante o dia. No desenvolvimento de algumas atividades podem permanecer expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 8417-25

Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade correspondente ao ensino médio e prática profissional no posto de trabalho.

Atividades exercidas por um Malteiro (germinação) CBO 8417-25

Um Malteiro (germinação) (ou sinônimo) deve controlar tempo de germinação, registrar dados da avaliação de materiais, pesar matéria-prima, requisitar testes laboratoriais, registrar dados dos processos de produção, na ordem de fabricação, umidificar cereais, armazenar malte seco, descarregar matéria-prima de tanques e cubas, auxiliar pessoal de manutenção, na troca de peças e componentes de máquinas e equipamentos, raciocinar com rapidez, evidenciar objetividade, discriminar odores, limpar máquinas e equipamentos., realizar inspeções sensoriais, em cereais germinados, elaborar misturas de maltes de diferentes variedades, manter atenção simultânea em tarefas diversificadas - atenção difusa, lubrificar máquinas e equipamentos, controlar grau de umidade de cereais, evidenciar auto-organização, avaliar as condições de conservação e limpeza de veículos de transporte, requisitar manutenção de máquinas e equipamentos, discriminar sabores, separar matéria-prima, demonstrar senso de orientação por detalhes, demonstrar capacidade de discriminação de cores, controlar temperatura de cereais, abastecer tanques e cubas com matéria-prima, realizar o carregamento de veículos de transporte, realizar aeração de cereais, inspecionar as partes mecânicas e elétricas de máquinas e equipamentos, avaliar misturas de malte, realizar assepsia de equipamentos, interpretar ordens de fabricação, ajustar peças e componentes de máquinas e equipamentos, testar o funcionamento de máquinas e equipamentos e a qualidade de materiais, controlar estoques de malte, substituir componentes eletromecânicos.

Cargos e salários CBO 8417-25 - Trabalhadores na fabricação de cachaça, cerveja, vinhos e outras bebidas

Salário Malteiro (Germinação)

Malteiro (Germinação): Brasil

  • 4
  • Brasil
  • 2.464 - 3.728
  • 44h
O profissional no cargo de Malteiro (Germinação) CBO 8417-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.464 e 3.728 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 4 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8417-25.
Salário Operador de Germinação

Operador de Germinação: Brasil

  • 4
  • Brasil
  • 2.464 - 3.728
  • 44h
O profissional no cargo de Operador de Germinação CBO 8417-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.464 e 3.728 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 4 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8417-25.