CBO 7831-10 - Manobrador - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos
O profissional no cargo de Manobrador CBO 7831-10 orienta e controla a execução de manobras de trens, guiando os maquinistas via rádio ou por sinais manuais ou luminosos, realizando o acoplamento e o desacoplamento de vagões de carga e carros de passageiros, operando aparelho de mudança de via (AMV), e efetuando o estacionamento dos trens Planeja a execução das manobras, examinando a programação.
Inspeciona os veículos ferroviários, executando pequenos reparos Atua conforme procedimentos, normas regulamentadoras de transporte de pessoas e de cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 7831-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos que pertence ao grupo dos trabalhadores de funções transversais, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Manobrador, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos CBO 7831-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 7831-10
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
- Trabalhadores de funções transversais.
- Trabalhadores de manobras sobre trilhos e movimentação e cargas.
- Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos.
O que faz um Manobrador
O Manobrador CBO 7831-10 planeja a execução de manobras de trens, examinando a programação, verificando os tipos de vagões e seus destinos, e identificando bitolas e linhas Confere freios manuais e calços.
Engata mangueiras e abre torneira angular de ar.
Orienta os maquinistas via rádio ou por sinais manuais ou luminosos Prepara o acoplamento de vagões de carga e carros de passageiros, examinando a bitola das linhas e aproximando a máquina.
Verifica a posição, alinha e conecta engate no trem Confirma engate e conecta plugues ou jumpers entre vagões e locomotivas.
Verifica calço do trem.
Opera aparelho de mudança de via (AMV), conferindo e destravando a posição da chave Aciona chave manual e verifica ponta da agulha.
Trava a chave na posição desejada.
Abre o aparelho de mudança de via, limpando e lubrificando a chave Efetua o estacionamento do trem dentro do marco, acionando freio de emergência ou de serviço Aciona freio manual dos vagões.
Calça o trem Recarrega freio, se necessário Comunica ao Centro de Controle Operacional (CCO) o recolhimento de trens e a situação do pátio.
Inspeciona os veículos ferroviários, vistoriando o estado físico dos vagões e verificando o fechamento de suas portas ou seus lacres Executa pequenos reparos nos vagões.
Limpa as locomotivas, abastecendo-as com areia Comunica anormalidades à área de manutenção Prepara o desacoplamento de vagões e carros, aplicando freio de serviço de emergência no veículo.
Fecha a torneira de ar e desengata as mangueiras, prendendo-as no suporte Desacopla plugues ou jumpers e aciona a alavanca de corte do engate Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual, fazendo sinais manuais ou luminosos de alerta, verificando os sistemas de freios e a timoneira, e retirando obstáculos dos trilhos.
Orienta as pessoas sobre as áreas de risco, utilizando rádio transceptor.
Funções do cargo
O funcionário CBO 7831-10 deve acoplar vagões e carros, operar amv - aparelho de mudança de via, desacoplar vagões e carros, controlar pátio de manobras, estacionar trem, revisar veículos ferroviários, observar normas de segurança, manobrar veículos ferroviários, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de manobras de transportes sobre trilhos atuam em empresas ferroviárias de transporte de carga e de passageiros como assalariados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno) e a céu aberto. O agente de pátio atua também em ambiente fechado e o manobrador, em veículos. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse. Em algumas atividades podem estar sujeitos à exposição de materiais tóxicos, a ruído intenso e aos perigos inerentes a trabalhos realizados em rede aérea elétrica.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7831-10
Para o exercício da ocupação de manobrador requer-se ensino fundamental para o de agente de pátio, ensino médio. A formação profissional ocorre mediante curso básico de qualificação, com carga horária entre duzentas e quatrocentas horas-aula, realizado na própria empresa ou em instituições de formação profissional. O pleno desempenho das atividades é alcançado com a prática profissional no posto de trabalho.
Atividades exercidas por um Manobrador CBO 7831-10
Um Manobrador (ou sinônimo) deve recarregar freio se necessário, identificar bitolas e linhas, abrir mandíbulas, utilizar rádio transceptor, verificar fechamento das portas ou lacres dos vagões, alinhar engates, conectar engate no trem, atentar para anormalidades, exprimir polidez, identificar tipo de vagão e destino, demonstrar autocontrole, deixar trem dentro do marco, engatar mangueiras de ar, atualizar-se, demonstrar visão logística, aproximar máquina do vagão, acionar freio de emergência ou de serviço, verificar sistemas de freios, calçar o trem, desacoplar plugues ou jumpers, utilizar sinais luminosos, engatar máquina nos vagões, averiguar local onde o trem está estacionado, demonstrar humildade, demonstrar presteza, utilizar epi, desengatar mangueiras, comunicar anormalidades a área de manutenção, combinar manobra com o manobrista, retirar obstáculos dos trilhos, executar engate, comunicar-se com cco sobre recolhimento de trens, confirmar engate, acionar freio manual dos vagões, assumir responsabilidades, acionar chave manual, abrir amv, demonstrar paciência, inspecionar estado físico dos vagões, verificar ponta da agulha, acompanhar descarregamento quando houver anormalidade, conectar plugues ou jumpers entre vagões locomotivas, separar locomotiva dos vagões, lubrificar chave, verificar calço do trem, destravar a chave, orientar maquinista via rádio ou por sinais manuais, demonstrar agilidade, prender mangueira no suporte, acompanhar cauda do trem, cumprir ordens, mostrar-se atento, certificar-se das manobras nos pátios, verificar posição dos engates, abrir torneira angular de ar, inspecionar timoneira, aplicar procedimentos de primeiros socorros, comunicar descarrilamento de trens, acompanhar maquinistas em viagem, limpar chave, demonstrar iniciativa, aplicar freio de serviço de emergência no veículo, limpar locomotivas, acionar alavanca de corte do engate, verificar bitola das linhas, conferir posição da chave, manter confidencialidade acerca de acidentes, manifestar prudência, travar chave na posição desejada, conferir freios manuais e calços, sinalizar manualmente, executar pequenos reparos nos vagões, fechar a torneira de ar, demonstrar força física, conectar adaptador de engate no trem, informar situação do pátio, abastecer locomotiva com areia, executar programação de manobras.